Número de mortos no Espírito Santo já passa de 100




Soldaos patrulham praia em Vila Velha | Joel Silva/Folhapress
Soldados patrulham praia em Vila Velha | Joel Silva/Folhapress









Mais de 100 pessoas foram mortas durante a greve de policiais no Espírito Santo que entrou no sexto dia nesta quinta-feira, disse um sindicato da categoria, enquanto o transporte público foi interrompido e escolas e lojas permaneceram fechadas em decorrência da paralisação.
Cenas de violência e anarquia se espalharam pelo Estado desde o início da greve, apesar do envio de 1.200 homens das Forças Armadas e da Força Nacional e de uma promessa do Ministério da Defesa de disponibilizar mais soldados para enfrentar a crise.
A maior parte da violência está concentrada na capital Vitória. Autoridades do Estado disseram que precisam de mais tropas federais par ajudar a restaurar a ordem e substituir os 1.800 homens da Polícia Militar que normalmente patrulham a região metropolitana da cidade.
O governo estadual não divulgou números oficiais de mortes desde o início da greve da PM no sábado, deflagrada por uma demanda de aumento salarial, mas um porta-voz do sindicado que representa os policiais disse à Reuters nesta quinta-feira que foram registrados 101 homicídios desde sábado.
Caso confirmado, o número representaria seis vezes a média diária de homicídios em comparação com dados do ano passado.
De acordo com a rede Globo, citando fontes oficiais de segurança, cerca de 200 carros foram roubados em Vitória em um único dia, enquanto a média no Estado é de 20.
A associação comercial do Estado disse que os negócios registraram prejuízo de 90 milhões de reais desde o início da paralisação.
A greve, que tem participação de familiares e amigos de policiais que bloquearam acessos a batalhões, acontece à medida que o Espírito Santo, assim como outros Estados, enfrenta dificuldades financeiras para garantir serviços como saúde, educação e segurança.
Representantes dos policiais em greve, incluindo algumas esposas de PMs, se reuniram com autoridades do governo estadual na quarta-feira à noite para cobrar aumento de salário. Segundo o sindicato, eles não recebem aumento há quatro anos.
O salário médio mensal de um policial militar do Estado é 2.643 reais, de acordo com um representantes dos policiais em greve.
Os dois lados têm uma reunião marcada para mais tarde nesta quinta-feira.
Metro

Comentários

  1. Amiga Aparecida, o ser humano, pouco a pouco, está perdendo o Norte.
    Um abraço daqui do sul do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas