Ataques em Paris: o que se sabe até agora

Atentados nesta sexta-feira (13) deixaram mais de 120 mortos.
Estado Islâmico reivindicou atentados.


Nesta sexta-feira (13), Paris foi alvo de uma série de ataques terroristas que deixaram mais de cem mortos. Foi o pior ataque à França na história recente. Veja abaixo o que já se sabe sobre o caso:
Onde foram os ataques? Quantas pessoas morreram?
Até esta segunda (16), havia 129 mortos.Na casa de show Bataclan, no 11º distrito,  atiradores fizeram reféns e abriram fogo contra o público que assistia ao show da banda Eagles of Death Metal. Ao menos 80 pessoas foram mortas.

No Bar Le Carillon e no restaurante Le Petit Cambodge, no 10º distrito, clientes foram mortos por atiradores. No Bar La Belle Equipe, no 11º distrito, atiradores abriram fogo contra os clientes. Perto do Stade de France, em Saint Dennis, ao norte de Paris, onde França e Alemanha jogavam um amistoso, ocorreu um ataque de um suicida.
Veja no vídeo abaixo uma animação que mostra a sequência das ações terroristas:

Quem são os responsáveis pelos ataques?
O grupo radical Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelos ataques. Em comunicado, o grupo radical Estado Islâmico disse que os ataques foram cuidadosamente planejados. "Oito irmãos com explosivos na cintura e fuzis fizeram vítimas em lugares escolhidos previamente e que foram escolhidos minunciosamente no coração de Paris, no estádio da França, na hora do jogo dos dois países França e Alemanha, que eram assistidos pelo imbecil François Hollande, o Bataclan onde se estavam reunidos centenas de idolatras em uma festa de perversidade assim como outros alvos no 10º arrondissement e isso tudo simultaneamente. Paris tremou sob seus pés e as ruas se tornaram estreitas para eles. O resultado é de no mínimo 200 mortos e muitos mais feridos. A gloria e mérito pertencem a Alá”, diz o comunicado.

Quem são os suspeitos de cometer os ataques?

Pelo menos sete terroristas morreram duranteos atentados em Paris nesta sexta-feira (13).

Alguns deles já foram identificados oficialmente pelas autoridades - incluindo dois, um francês e um sírio, apontados pela Promotoria de Paris nesta segunda (16). Além disso, o belga Abdelhamid Abaaoud foi apontado por fontes próximas à investigação como mentor intelectual dos ataques.
De acordo com a imprensa internacional, quase todos os suspeitos identificados são de nacionalidade francesa e alguns deles moravam na Bélgica. Há um sírio entre os investigados. Um grupo de três irmãos, os Abdeslam, é investigado.
  •  
Foto sem data mostra Abdelhamid Abaaoud, apontado como mentor dos ataques de Paris (Foto: Social Media Website via Reuters)Foto sem data mostra Abdelhamid Abaaoud, apontado como mentor dos ataques de Paris (Foto: Social Media Website via Reuters)
Há brasileiros entre os feridos? Há quatro brasileiros feridos. Gabriel Sepe levou três tiros nas costas e teve de passar por cirurgia. Já Camila Issa foi atingida nos braços, uma mão e as pernas por tiros e estilhaços de vidro. Assim como Gabriel, ela tem quadro de saúde estável e não corre risco de morrer. O terceiro brasileiro identificado entre os feridos é o arquiteto Diego Mauro, de 28 anos. Em postagem no Facebook, Mauro afirmou que está bem e disse ter sofrido apenas "alguns arranhões". Além deles, há Nicolás Lapari, de 22 anos, que tem dupla nacionalidade, é filho de mãe brasileira e pai francês, e estava no Bataclan, conforme informações do Jornal Hoje.
Qual é o telefone de informações para brasileiros na França? O Consulado-Geral do Brasil em Paris, na França, divulgou um número de emergência para brasileiros que precisem de apoio ou de informações no país. O telefone é +33 6 80 12 32 34.
Os integrantes da banda Eagles of Death Metal estão bem? Sim, a banda está a salvo. No início do ataque à casa de shows Bataclan, o grupo escapou do palco pelos bastidores, segundo afirmou o irmão de um dos membros, Michael Dorio. O irmão dele, Julian Dorio, é o baterista do grupo. Em entrevista à CNN, Michael disse que os músicos chegaram a ver os atiradores, mas encerraram o show quando notaram o ataque e fugiram. "Quando eles ouviram os tiros, eles apenas correram para o backstage. Ele me disse que viu os atiradores, mas não ficou por ali", explicou Dorio. O Eagles of Death Metal é atração do festival Lollapalooza São Paulo, em 2016.
Como está a França agora? Em estado de emergência. O exército francês patrulhará as ruas de Paris nos próximos dias para evitar novos atentados, anunciou François Hollande. Seis mil agentes vistoriam fronteiras e aeroportos. Lugares públicos devem reforçar a segurança nas entradas e acolher aqueles que estiverem em necessidade. A polícia também ordenou que se interrompam as manifestações e eventos em áreas externas. Em Paris, os hospitais entraram em "Plano Branco", um estado de emergência e crise, segundo o "Le Monde". Cinco linhas de metrô tiveram seus serviços interrompidos.
O que o presidente da França declarou? François Hollande disse neste sábado, em uma declaração à nação, que os atentados da noite de sexta em Paris "são um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França". Além disso, Hollande afirmou que os ataques foram organizados "no exterior da França" e que contaram com "cúmplices no interior" do país.
O que líderes mundiais falaram? Barack Obama, presidente dos EUA, disse em entrevista na Casa Branca: "Esse é uma ataque não apenas contra Paris e o povo da França. É um ataque contra a humanidade e os valores que compartilhamos (...) Aqueles que acham que podem aterrorizar o povo da França e os valores que eles representam estão errados". No Twitter, a presidente Dilma Rousseff que está "consternada pela barbárie terrorista". "Expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês". Leia mais declarações aqui.
tópicos:

Comentários

Postagens mais visitadas