sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Proposta de nova CPMF enfrenta resistência na Câmara e no Senado


Ministro confirmou que governo quer lançar novo imposto para saúde.
Ideia é alvo de críticas dentro do próprio PT; oposição tentará ‘barrar’ texto.


A ideia do governo de criar um novo imposto para financiar a saúde nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) enfrenta resistência na Câmara e no Senado.
Deputados da base aliada e da oposição divergem sobre a proposta e falta consenso até mesmo dentro do PT.

Além da impopularidade da criação de um novo tributo, a fragilidade da base aliada do governoDilma Rousseff deve dificultar a tramitação da proposta, se, de fato, for enviada ao Congresso Nacional. 
Líder do governo no Senado, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), avalia que as chances de a recriação da CPMF ser aprovada no Congresso são pequenas.
Apesar de não ter se declarado contrário, o senador petista alertou para a necessidade de se encontrar outras formas de reforçar a arrecadação e reequilibrar as contas públicas.
"Acho que as perspectivas de aprovação são pequenas. Neste momento, acho complicado", avaliou. "Não podemos deixar de olhar outras reformas. Não vale fazer uma reavaliação dos programas de governo que estão aí, muitos deles performando muito pouco, e priorizar investimentos?", questionou.
Pela proposta em discussão no governo, o novo imposto seria cobrado sobre as transações bancárias, exatamente como a antiga CPMF. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, defende uma alíquota de pelo menos 0,38%, o último percentual da CPMF, que vigorou por dez anos e acabou em 2007, quando foi derrubada pelo Senado.
O senador Paulo Paim (PT-RS) argumenta que melhorar a gestão dos atuais recursos seria mais eficiente que criar um novo imposto.
"Essa é uma proposta que o Congresso já recusou. Se nós já recusamos, eu vejo muita dificuldade que essa proposta venha a ser aprovada na Câmara e também no Senado."
Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a volta da CPMF é “justa”, mas desde que sejam feitos ajustes na tributação, como a definição de um teto de isenção e a aplicação de gradações nas alíquotas.
“Eu sou a favor. Eu acho que, num momento emergencial, o governo precisa de fontes adicionais de receita. Está claro que o fim da CPMF agravou a situação da saúde. Os estados e municípios sofreram muito com isso”, disse.
Ele sustentou que seja discutido um valor mínimo de movimentação financeira para se começar a ser taxado.

Aliado da presidente Dilma Rousseff, o deputado Silvio Costa (PSC-PE), vice-líder do governo na Câmara, não vê a retomada do tributo como positiva. O ideal, segundo ele, é o governo se concentrar no corte de gastos para sanear as contas públicas.“Temos que proteger os pequenos salários. Talvez até aplicar uma alíquota maior para grandes movimentações financeiras. É preciso debater, mas acho o conceito da CPMF necessário”, afirmou.
“Neste momento, estou reunido com três assessores para discutir critérios do Brasil para melhorar a sua receita sem a necessidade de criar a CPMF”, contou.

Uma saída sugerida por ele é a venda de ativos pela União, inclusive com a privatização de setores que hoje estão sob monopólio governamental, como os Correios.
“A minha tese é sempre a de cortar gastos, de melhorar a qualidade do gasto público. Eu defendo que, urgentemente, a gente realize a venda de alguns ativos. Uma empresa privada, quando está com dificuldade, começa a se desfazer de ativos. Eu sou a favor da privatização dos correios, dos aeroportos, das rodovias”, afirmou.

Base aliada

Também há divergência sobre a matéria entre os partidos que integram a base aliada.
Apesar de protagonizar críticas ao governo em diversas matérias, o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), disse ser favorável à recriação de um imposto sobre movimentação financeira para a área da saúde.

O líder do PSD na Câmara, deputado Rogério Rosso (DF), argumentou que um novo imposto só terá chance de ser aprovado se o dinheiro também for destinado a estados e municípios e não se limitar a investimento na área da saúde.“Acho que é um imposto justo, porque atinge aqueles que têm uma renda maior. E é aplicado à saúde, favorecendo quem tem renda menor. Acho que, num momento de aperto fiscal, pode ser uma solução para resolver essa grave crise na saúde. Ainda mais se for uma proposta compartilhada com estados e municípios. Acho que tem chance, sim, de se fazer um bom debate no Congresso”, afirmou o peemedebista.

“Uma pura reedição da CPMF terá baixíssimas adesões. Tende a nascer e morrer. Mas se for uma ideia nova, que insira outros setores, como segurança pública, se houver isenção para micro e pequenas empresas e se esses recursos forem distribuídos para estados e municípios, tenho impressão de que ganha adeptos.”

Para a senadora Ana Amélia (PP-RS), uma nova CPMF seria como "enxugar gelo". "Os sinais da economia brasileira são dramáticos, e o governo encontrou o caminho fácil de propor a criação, a volta da CPMF, com outro nome. Estamos enxugando gelo. E não é por esse caminho que os problemas serão resolvidos."

Oposição

Partidos de oposição ouvidos pelo G1 dizem que vão fazer o possível para “barrar” a tramitação da proposta.
Para o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), a ideia de relançar a CPMF é “inaceitável”.

O deputado Antonio Imbassay (PSDB-BA) também criticou a possibilidade de aumento da carga tributária.“Isso é um desastre. Vamos empreender todos os esforços possíveis e regimentais para bloquear essa proposta. Vamos obstruir e vocalizar a indignação do cidadão brasileiro, que não aceita mais pagar a conta do desajuste do governo na área econômica”, afirmou.
"A solução para a economia não é a entrada de mais um imposto. O governo emite a fatura para o contribuinte honrar e pagar, mas a população brasileira não tem mais de onde tirar, passou do limite”, atacou.

Presidentes

Nesta quinta (27), os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também criticaram uma possível alta de impostos.

Cunha afirmou que a recriação da CPMF não é uma "solução". "Eu acho pouco provável a gente querer resolver o problema de caixa achando que nós temos que cobrar mais impostos da sociedade. A solução é a retomada da confiança para a retomada da economia, não aumentar a carga tributária do contribuinte. Eu, pessoalmente, sou contrario à recriação da CPMF nesse momento", ressaltou o presidente da Câmara.

Para Renan, o país não deve elevar a carga tributária em momento de crise econômica. Para ele, depois que a economia brasileira voltar a crescer, até é possível o Congresso avaliar a criação de um novo imposto. "Criar imposto durante retração da economia, eu não acho uma boa prática. Acho muito ruim para o Brasil porque, certamente, vai agravar a crise", opinou.
tópicos:

'Se têm pressa, esperem até 2018', diz Lula sobre afastamento de Dilma

<p>Ex-presidente fez discurso em MG e comentou a eleição de 2018.</p>
Em uma espécie de comício, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou, nesta quinta-feira (27), sobre a existência do que chamou de "golpe" para tirar a presidente Dilma Rousseff do cargo. As informações são da Folha de S. Paulo.
"Eu gostaria que todos aqueles que todo santo dia inventam um golpe político para tirar a Dilma aprendessem a respeitar a democracia", discursou Lula para uma plateia composta por membros de movimentos sociais e sindicalistas em Montes Claros, Minas Gerais.
"Se eles estão com pressa, esperem a eleição de 2018", reforçou, acrescentando que "ainda assim vão perder".
"Eles que se preparem, não tentem dar golpe nesse país, que nós sabemos o significado do golpe, o significado daqueles que querem apressar o processo político".
Esse evento foi o primeiro de uma série de viagens que Lula fará pelo país.
O objetivo é, segundo o jornal, tentar recuperar a popularidade do PT e da presidente.
msn

EUA condenam adolescente por apoio virtual ao EI





© Fornecido por Deutsche Welle 
Um adolescente do estado americano de Virgínia foi condenado a 11 anos de prisão nesta sexta-feira (28/08) por seu ativismo em redes sociais em apoio ao grupo extremista "Estado Islâmico" (EI). Esse é o primeiro caso de processo de um menor de idade por esse tipo de crime nos Estados Unidos.

Ali Amin, de 17 anos, foi acusado de usar o Twitter e um blog para ensinar seus seguidores como enviar fundos para os jihadistas através da moeda virtual bitcoin. Os promotores acusaram também o adolescente de ajudar um jovem de 19 anos a viajar para a Síria para se juntar ao "Estado Islâmico".
"A sentença de hoje demonstra que aqueles que usam redes sociais como ferramenta para apoiar e fornecer recursos para o EI serão identificados e processados, com a mesma vigilância daqueles que viajam para juntar ao EI", disse o promotor americano Dana Boente.

De acordo com o serviço de monitoramento Site, Amin possuía cerca de 4 mil seguidores no Twitter e mantinha contato com extremistas conhecidos do grupo terrorista e recrutadores.
O grupo jihadista deseja estabelecer um califado islâmico e ocupa, atualmente, grande parte da Síria e do Iraque. Recrutadores virtuais conseguem atrair centenas de jovens vulneráveis em diversos países ocidentais e convencê-los a se juntar aos terroristas.
CN/rtr/ap
msn


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

SEGREDOS DA LONGEVIDADE: COMO VIVER MAIS DE 100 ANOS?


blue-zones-velha
A partir da pesquisa, o termo blue zone (“zona azul”) começou a ser utilizado para designar essas regiões do mundo onde as pessoas consistentemente têm uma saúde e qualidade de vida acima da média mundial. Nesses locais, a quantidade de pessoas que atinge os 100 anos é destacadamente maior que a média. Então, onde ficam esses lugares?
  • Sardenha, Itália. Maior concentração de centenários do mundo. Em uma montanha específica, mais de 50% dos homens chega aos 100 anos de idade.
  •  
  • Ilhas de Okinawa, Japão. Lar de mulheres de extraordinária saúde, com a maior expectativa de vida do mundo. Os habitantes morrem 5x menos de câncer do pulmão e do colo, e 6x menos de doenças cardiovasculares (em relação aos Estados Unidos).
  •  
  • Loma Linda, Califórnia. Grupo mais longevo dos Estados Unidos, constituído de religiosos. Pessoas desse grupo vivem em média 11 anos a mais que outras pessoas da região.
  •  
  • Península de Nicoya, Costa Rica. Ali os habitantes comem muitas frutas, e cereais ricos em antioxidantes. É considerada a maior zona azul do mundo, ou seja, o local onde vivem mais pessoas acima dos 100 anos.
  •  
  • Icária, Grécia. Maior taxa de pessoas que alcançam os 90 anos no planeta — aproximadamente 1 em cada 3. Constatou-se também que os icarianos têm uma taxa 20% menor de incidência de câncer, 50% menor de doenças cardíacas e praticamente 0% de demência.

Estilo de Vida

Agora o que essas “zonas azuis” têm de especial? Quais são as características comuns no estilo de vida dos habitantes desses lugares pertencentes a países e culturas tão diferentes? Em resumo, esses são os resultados da pesquisa, que podem ser agrupados em três grupos de atitudes:

Atividade Física Moderada e Constante

As atividades físicas com moderação são parte do cotidiano: todos andam a pé, fazem a faxina na casa, colhem seus próprios alimentos, enfim, estão sempre em movimento. Para saber mais sobre como trazer isso para sua vida.

Envolvimento Social Intenso

Pessoas de todas as faixas etárias são socialmente ativas e integradas a suas comunidades. Todos têm muitos amigos, e o senso de ajuda mútua é muito presente. Além disso, a família é sempre colocada como grande prioridade.
belezaesaude.com
portalmidia.net

Papa-Sereno... Operação policial que desarticulou grupo de extermínio

POLÍCIA DO BREJO DESARTICULA GRUPO DE EXTERMÍNIO FORMADO POR VIGILANTES DE RUA EM SERTÃOZINHO-PB

As polícias civil e militar do brejo, região de Guarabira-PB, deflagrou na manhã desta quarta-feira (26), a operação Papa-Sereno, que que culminou com a desarticulação de um grupo de extermínio formado por vigilantes de rua, na cidade de Sertãozinho-PB.
O grupo é apontado pelas investigações da polícia como sendo responsável por três assassinatos, inclusive o do homossexual encontrado morto na manhã desta terça-feira (25) com requintes de crueldade sendo praticamente degolados e um feito X nas costas. Duas das vítimas desse grupo de extermínio eram homossexuais.
Dois vigilantes ja estão presos, mas a polícia tenta prender o resto dos integrantes.

PREFEITA FORAGIDA CORTOU SALÁRIO DOS PROFESSORES

BBm6XL9

Lidiane Rocha, a prefeita (PP) foragida de Bom Jardim, no interior do Maranhão, é acusada – em ação por improbidade movida pelo Ministério Público Estadual -, de ‘reduzir injustificadamente’ os vencimentos dos professores da rede municipal no mês de outubro de 2014. Na ação, proposta em novembro, a Promotoria pede condenação de Lidiane. O processo está em curso.
O corte no holerite dos docentes reforça as suspeitas da Promotoria de que a gestão Lidiane sucateou o sistema de ensino do município de 40 mil habitantes situado a 275 quilômetros da capital São Luís. A prefeita está foragida há seis dias, alvo de investigação por supostos desvios de recursos que podem chegar a R$ 15 milhões – parte era destinada à merenda escolar das crianças.
+ ‘Acabam com sonhos’, diz promotora sobre desvios na gestão de Lidiane, foragida
Vaidosa, 25 anos, Lidiane exibe nas redes sociais imagens de uma vida de alto padrão para uma cidade à beira da miséria, com um dos menores IDHs do Brasil. Carros de luxo, festas e preocupação com a beleza, o que inclui até cirurgia plástica, marcam o dia a dia da moça.
Na quinta-feira, 20, foram presos dois ex-secretários de Lidiane – Antônio Gomes da Silva (Agricultura) e Humberto Dantas dos Santos (Coordenação Política), o Beto Rocha, ex-namorado da prefeita.
Bom Jardim vive um clima de revolta e ansiedade. Seus moradores querem saber da prefeita fujona. A Polícia Federal está no encalço de Lidiane e já colocou em alerta os agentes que atuam no aeroporto da capital maranhense. Um advogado disse que a prefeita ‘fugiu num momento de pânico’ e que ela deverá, afinal, se entregar.
Lidiane já é ré em três ações por improbidade. Uma delas trata do corte do holerite dos professores e pede a condenação da prefeita ao ressarcimento integral do dano causado, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa de até 100 vezes o valor da remuneração recebida no cargo de chefe do executivo de Bom Jardim, além da proibição de receber qualquer tipo de benefício ou incentivo do Poder Público, mesmo que por meio de empresa da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.
A ação foi aberta pela promotora Karina Freitas Chaves. Ela recebeu um ofício do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de Bom Jardim informando que a administração municipal havia suprimido valores dos vencimentos dos educadores. O corte de salários não teve qualquer justificativa.
A Promotoria ouviu professores que confirmaram e comprovaram a redução do contracheque. Os valores suprimidos variam entre R$ 535,37 e R$ 590. Na ação, a promotora Karina Freitas Chaves destaca que a Lei Municipal 567/2012 estabelece os salários dos professores da rede de ensino municipal. A redução dos vencimentos fere essa legislação e os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade na administração pública, ‘configurando ato de improbidade administrativa’.
O Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de Bom Jardim-MA ( SINPROBEM) diz que os docentes são ‘desrespeitados, humilhados, vitimados de cenas lastimavelmente depreciativas, vis e indignas’. Eles questionam ‘onde está o compromisso que (Lidiane) fez durante a campanha’. “A prefeita desconhece o significado das palavras ética e moral”, afirma a entidade.
MSN
Michele Marques

(REEDITADO) Participação na I Conferência Municipal de Mulheres


Boa tarde!!

Ainda hoje, atualizando as coisas por aqui. 
Minha equipe está de férias, por isso, sozinha, preciso me "virar nos trinta" rs.
Vocês já me 'conhecem' rs, de vez em quando faço uns voos 'imprevistos' e acabo deixando de fazer o que mais gosto, que é publicar minhas palavras ou assuntos relevantes e de interesse público.
Grupo, no qual discutimos propostas para o município, para a Conferência Estadual e para a Nacional.






À noite estarei com vocês, trazendo à tona fatos nem tanto agradáveis, mas com o compromisso (também) de trazer-lhes algo mais 'suave' rs.
Grata por você ter vindo!!
Sinta-se carinhosamente abraçado/a!!
PS.: Imagens arquivo pessoal.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

5 atitudes que fazem com que o amor desapareça





As crises de um casal só te deixam mais forte e ajudam a identificar atitudes que podem danificar permanentemente o seu relacionamento se você as tiver por um longo período. Hoje, eu quero compartilhar algumas delas. Se vocês quiserem que o amor desapareça, basta praticá-las de maneira constante. 

A balança eterna: 
quando pesamos cada uma das coisas que fazemos e as comparamos com o que o nosso parceiro faz. Dependendo de quem fez mais pelo outro, desistimos ou deixamos de fazê-las.    

Se você não fizer, eu também não faço. 
Se você me ajudar com alguma coisa em casa, eu vou ajudar; se você colocar dinheiro em casa, eu coloco; se você me escutar, eu faço... E a lista pode ser interminável, até que se torne um círculo vicioso em que ninguém faz nada por ninguém sem esperar algo em troca. 
   
Pouca atenção para o relacionamento. 
Se quisermos que a nossa relação seja duradoura, devemos dedicar-lhe tempo de qualidade. Quando nossa relação ocupa o último lugar, o amor do casal se danifica. 

Reclamações constantes. 
Quando algo nos incomoda, devemos discutí-lo com nosso parceiro de forma respeitosa, porque queixas diárias e contínuas de cada uma de suas ações ou atitudes acabam desgastando pouco - ou muito - o amor de qualquer casal. o    Rotina. Qualquer relação em que não acontece nada além do habitual acaba sendo chata e, diante do tédio, alguém pode encontrar outros interesses. o    

Ciúmes que matam. 
Uma coisa é sentir um pouco de ciúmes de nosso parceiro e outra é não ficar tranquila achando que ele pode estar com alguém o tempo todo. Devemos ser suficientemente seguras com nós mesmas e, também, encontrar um parceiro em que podemos confiar. Caso contrário, não faz sentido estar junto.

A lista continua, mas eu acredito que a repetição de qualquer uma dessas atitudes, sozinhas ou combinadas, pode trazer muito dano a qualquer relacionamento. 

Vamos primeiro observar se estamos bem com nós mesmas, já que ninguém pode dar o que não tem. Você vai ver que isso resolve grande parte de nossos problemas e nos deixa livres para entregar nosso amor de maneira inteligente. 

O amor de um casal pode durar anos se nos comprometermos e refletirmos sobre ele. Na sua experiência, que outras atitudes podem fazer com que o amor de um casal desapareça? 
Postado por Ivoneide Lopes
http://ivoneidelopes.blogspot.com.br/2015/08/5-atitudes-que-fazem-com-que-o-amor.html

Mais de 6 mil pessoas cruzam fronteiras...








 entre Macedônia e Sérvia rumo a UE


Migrantes chegam pela Grécia para buscar vida melhor na Europa ocidental.     
Macedônia entregou documentos a quase 4 mil pessoas no último dia.

Migrantes esperam trem que os levará à Sérvia neste domingo (23) em estação de Gevgelija, na Macedônia (Foto: AP Photo/Boris Grdanoski)

Migrantes esperam trem que os levará à Sérvia neste domingo (23) em estação de Gevgelija, na Macedônia (Foto: AP Photo/Boris Grdanoski)

Depois de passarem vários dias bloqueados na fronteira com a Grécia, mais de 6 mil imigrantes que entraram na Macedônia, em sua grande maioria sírios, seguiram neste domingo (23) para a Sérvia seguindo a rota do norte, em direção às fronteira da Europa ocidental, onde buscam melhores condições de vida.

Caminho dos imigrantes (Foto: Editoria de Arte/G1)

 Muitos refugiados se dirigem para a Sérvia, onde existe um acampamento organizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) na localidade de Miratovci, onde comida e água são distribuídos.
Nesta localidade, os imigrantes são transportados para um centro de recepção estatal na cidade de Presevo, onde recebem documentos temporários. Então podem optar se desejam embarcar em ônibus, que seguem para Belgrado ou até a fronteira com a Hungria, informou o canal de TV público RTS.
Ao mesmo tempo, a Macedônia continua recebendo todos os dias centenas de pessoas que sonham com o asilo. Na cidade macedônia fronteiriça de Gevgelija, a polícia informou que entregou documentos a quase 4 mil pessoas nas últimas 24 horas.

Crianças acenam de dentro de trem que os levará da Macedônia para a Sérvia (Foto: AP Foto/Boris Grdanoski)
Crianças acenam de dentro de trem que os levará da Macedônia para a Sérvia (Foto: AP Foto/Boris Grdanoski)

Durante três dias, entre quinta-feira e sábado, a Macedônia declarou estado de emergência e mobilizou a polícia. O país chegou a proibir durante 24 horas a passagem dos migrantes, mas a tensão chegou ao nível máximo no sábado, quando os imigrantes avançaram contra as barreiras policiais e conseguiram superar os obstáculos para entrar no país.
Outras mil pessoas aguardam uma oportunidade de entrar no país com documentos. Procedentes dos portos gregos, sobrecarregados com a chegada constante de migrantes em condições dramáticas, podem caminhar até a Macedônia livremente, sem medidas de repressão da polícia, constatou a agência France Presse.
Cenário de confusão
No sábado, mais de 1.500 pessoas, retidas em uma verdadeira "terra de ninguém" entre a Macedônia e a Grécia durante três dias, superaram as barreiras policiais, em meio a um cenário de grande confusão.
"Foi uma loucura durante toda a noite, gente por todos os lados, ônibus que chegavam e partiam, táxis de outros lugares", explicou à AFP um taxista que se identificou apenas como Milan.
As autoridades foram obrigadas a fretar alguns trens especiais para administrar a onda de migrantes.
Viagem rumo a UE
A viagem de trem de 180 km dentro da Macedônia até a a cidade de Tabanovce, na fronteira com a Sérvia, dura quatro horas.

Migrantes afegãos chegam neste domingo (23) à ilha de Lesbos, na Grécia (Foto: REUTERS/Alkis Konstantinidis)
Migrantes afegãos chegam neste domingo (23) à ilha de Lesbos, na Grécia (Foto: REUTERS/Alkis Konstantinidis)

O porta-voz da polícia da Macedônia, Ivo Kotevski, disse que as forças de segurança não desejam utilizar a força e devem buscar métodos alternativos para conter a entrada de ilegais.
Desde meados de junho, a Macedônia recebeu mais de 42 mil pessoas, incluindo 7 mil  menores de idade, procedentes da Grécia, segundo o governo.
O sírio Mohamed Rostom passou pelo Iraque e atravessou a Turquia com a esposa e os três filhos, antes de chegar à Grécia. Ele disse que pagou 4.000 euros aos traficantes para que o levassem até o território grego.
"Três pessoas morreram no trajeto. Eu quero ir até a Alemanha para trabalhar. Quero sentir-me seguro, viver como um ser humano e por isto escolhi a Europa", disse.
tópicos:

Grécia, Macedônia, Sérvia
G1.com

domingo, 23 de agosto de 2015

Que Educação é essa?


PROFESSORES/EDUCADORES
"Em suma, no Brasil os professores tem péssimas condições de trabalho e, mesmo levando isso em consideração, temos um sistema muito ineficiente. Ou seja, estão certos os que dizem:
"não é possível educar bem com estes salários" 
e também estão certos os que dizem "é possível fazer melhor com o que já temos".

Eu venho de uma época "atrasada", sim, mas sempre tive orgulho de minha 4ª série (antigo curso primário). Tinha em minha casa uma quantidade significativa da (hoje) chamada "literatura de cordel". Aprendi a ler antes de ir para a escola. Meu contato com os folhetos, poemas e canções era diuturno. 
Não havia rádio (no início), TV, nem tão pouco se podia imaginar que um dia houvesse celular. Tive um pai que além de poeta e cantor, era autodidata. Há pouco tempo fiquei sabendo que foram seus avós que sendo catequistas naquela época remota, longínqua, davam aulas de escrita e leitura aos netos, em casa.
Ontem, mediante as dificuldades de alguns alunos que já estão no 5º ano sem saber ler nem escrever à altura, ouvi da mãe de um deles que o mesmo vive grudado no celular e dorme lá pelas tantas da madrugada. Disse também que o garoto deixa até de se alimentar para ficar jogando no aparelho. Pedi-lhe que tomasse providências a respeito, porque afinal a pessoa adulta e que deve ter responsabilidade por ele é ela própria, tendo em vista que o pai é ausente.
Lamentável, triste também ver crianças nessa fase, já no segundo semestre do 5º ano que sequer sabem assinar corretamente o próprio nome.

Os professores/educadores precisam também exigir deles e dos pais/responsáveis, visto que ainda são crianças...
Não há muito o que se esperar do futuro de muitas crianças e adolescentes em nosso país, cujos pais são analfabetos, descuidados ou 'irresponsáveis' e a escola... o sistema educacional brasileiro é muito pouco eficiente!
***************************************************************************************

Veja dados atualizados abaixo:
"O maior ranking mundial de educação foi divulgado nesta quarta-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e trouxe países asiáticos no topo da lista. O primeiro lugar foi ocupado por Cingapura, seguido por Hong Kong— região administrativa especial da China— e pela Coreia do Sul. Entre os 76 países avaliados, o Brasil ficou na parte baixa da tabela, ocupando a 60ª posição, próximo de nações africanas. A última colocação do ranking ficou com Gana, na África".
"Assim, ser um profissional da Educação é ter o poder de ter nas mãos a chave para modificar uma sociedade que historicamente vem sendo marcada pela desigualdade, pelos problemas sociais, pelo descaso com a população. Transformar esse cenário em trajetória de luta por uma sociedade mais humana, mais fraterna, em que os homens possam se olhar nos olhos e estender as mãos, para que caminhem na mesma direção... esse é um desafio para poucos que conseguem se formar na arte de se tornar grandiosos EDUCADORES"...
“É bem melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, a formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito e nem sofre muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece nem vitória nem derrota”. Theodore Roosevelt


Desempenho do País está entre os mais baixos, em ranking internacional que avaliou 76 países; melhor avaliado é Cingapura
EDUCACAO.ESTADAO.COM.BR