Ataque em Las Vegas: o que se sabe sobre o mais letal tiroteio da história dos EUA


Pessoas fugindo do local do tiroteio.

GETTY IMAGES
Image captionCentenas de pessoas fugiram enquanto atirador disparava durante show

Pelo menos 58 pessoas morreram e mais de 515 ficaram feridas em um tiroteio durante um show em Las Vegas. Trata-se do mais letal ataque deste tipo na história moderna dos EUA, de acordo com a polícia.
Um atirador abriu fogo na plateia de um festival de música no hotel Mandalay Bay. A polícia informou que ele estava no 32° andar do hotel.
Os policiais usaram explosivos para derrubar a porta do quarto onde o homem estava. O atirador se suicidou. Fontes da polícia disseram à mídia americana que uma "grande quantidade" de armas foi encontrada no quarto.
Segundo o xerife de Las Vegas, Joe Lombardo, acredita-se que o autor dos disparos agiu como "lobo solitário" - como são chamados ataques planejados e executados individualmente.

Gráfico sobre tiroteios nos Estados Unidos
Image captionAtaque a tiros em Las Vegas é o mais letal da história dos Estados Unidos

O som do que parecia ser prolongados disparos de arma automática foi registrado em vídeos amadores postados nas redes sociais.
Ao menos 515 pessoas foram levadas a hospitais da cidade após o ataque, segundo as últimas informações da polícia. Mais de 22 mil estavam no festival no momento dos disparos.
Mais tarde, a polícia anunciou que o suspeito era Stephen Paddock, um homem branco de 64 anos que não tem passagens pelas Forças Armadas ou antecedentes criminais. Episódios similares já foram protagonizados por ex-militares.
Paddock foi identificado como morador de uma cidade vizinha, Mesquite. Mas a polícia informou que ele estava hospedado no Mandalay Bay desde quinta-feira.
O FBI (polícia federal americana) informou que Paddock não tem conexão com o Estado Islâmico ou qualquer outra "ornaginzação terrorista internacional".
Mais cedo, o grupo autointitulado Estado islâmico divulgou um comunicado por meio de sua da agência de notícias afirmando que estava por trás do ataque.
O Centro Médico Universitário, um dos hospitais que receberam feridos, informou que pelo menos 14 pessoas se encontraram em estado grave. Em nota oficial, o Itamaraty informou que "até o presente momento não há registro de brasileiros entre os mortos e feridos".

"Pura maldade"

Em pronunciamento na TV, o presidente americano Donald Trump chamou de "ato de pura maldade".
Trump disse que visitará Las Vegas na quarta-feira para falar com as famílias das vítimas e com a polícia local, a quem ele agradeceu pela "velocidade milagrosa" com que agiu. "Melania e eu estamos rezando por cada americano que foi ferido. Rezamos pelo dia em que o mal será banido e os inocentes serão salvos".
Dois de seus antecessores, Barack Obama e Bill Clinton, cujas administrações foram marcadas por políticas (ou tentativas) de controle na venda de armas, também usaram a plataforma para expressar seu pesar. Clinton, que ocupou a presidência entre 1993 e 2000, escreveu que "isso (o tiroteio) deveria ser algo inimaginável nos EUA".
Obama, em cuja administração ocorreram diversos tiroteios em massa, classificou o incidente em Vegas como uma "tragédia sem sentido".



Vídeo amador mostra pessoas deixando área do festival.

O tiroteio ocorreu por volta de 22h (horário local). O cantor Jason Aldean estava se apresentando no momento dos disparos e deixou rapidamente o palco.
Testemunhas relataram que centenas de tiros foram disparados. O britânico Mike Thompson, morador de Londres, estava perto do local do show no momento do ataque e diz que ouviu o som dos disparos.
"Estávamos a caminho do nosso hotel, o MGM, após o jantar, quando vimos pessoas correndo em pânico na nossa direção. Um homem tinha sangue por todo o corpo. Foi quando percebemos que algo estava muito errado", contou.
"Eu conseguia ouvir os sons de tiros, então puxei meu companheiro e corremos", completou.
Alguns voos foram desviados do aeroporto Las Vegas McCarran quando surgiram as primeiras notícias sobre o tiroteio.

Polícia armada é vista do lado de fora do hotel Mandalay Bay.Direito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPolícia armada é vista do lado de fora do hotel Mandalay Bay.

Logan Cruz and Liberty Psesser, que estavam perto do palco, contaram que houve pânico no momento dos tiros, sobretudo depois de o cantor Jason Aldean, que estava no palco, ter corrido em busca de abrigo.
"As pessoas saíram correndo em despespero e vimos muita gente se pisoteando", disse Cruz.

Pessoas correndo da cena do tiroteio.Direito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPessoas correm do tiroteio no festival Route 91 Harvey.

Pessoas fugindo dos tiros encontraram abrigo em hotéis, restaurantes e no aeroporto.
O festival de música teve início na sexta-feira, com shows nos terrenos de diferentes hotéis Las Vegas.
Didier Perez, do Texas, disse que viu pessoas chorando pelas ruas quando estava chegando ao hotel onde estava hospedado.
"Perguntamos a uma pessoa o que havia acontecido e ela disse que estavam em um show de música country e que havia um atirador lá," relatou.
"Foi aí que eu vi algumas pessoas ensanguentadas. Algumas pessoas estavam em choque e chorando. Ouvimos rumores de que haveria outros atiradores, mas era alarme falso. Houve pânico generalizado", disse.

Casal usando chapéu de cowboy se abraça durante o show.Direito de imagemGETTY IMAGES
Image captionCasal se abraça no local do show onde atirador foi ouvido abrindo fogo.

Tópicos relacionados

Comentários

Postagens mais visitadas