Em 48 horas, número de inscritos no Enem já passa de 1,6 milhão

Inscrições começaram no dia 8 e podem ser feitas até as 23h59 do dia 19 de maio; expectativa é de que cerca de 7,5 milhões de estudantes se inscrevam

Prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Enem termina no dia 24 de maio; fique atento
Shutterstock/Divulgação
Prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Enem termina
no dia 24 de maio; fique atento
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já ultrapassou 1,6 milhão de inscritos. De acordo com balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desta quarta-feira (10), 1.654.118 candidatos se inscreveram no exame.
As inscrições começaram na segunda-feira (8) , às 8h, e podem ser feitas até as 23h59 do dia 19 de maio. A expectativa é de que cerca de 7,5 milhões de estudantes se inscrevam no exame. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Enem . As provas serão aplicadas em dois domingo consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa do exame que, este ano, é de R$ 82. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 24 deste mês.
Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Sistema de inscrição

O Inep aumentou para 2 minutos e 30 segundos o tempo de atividade de cada tela do sistema. Até segunda-feira, a página poderia ficar inativa por até 2 minutos. Se depois desse período não houvesse qualquer ação, o sistema avisava o participante de que se tornaria inativo e o aluno tinha que retomar o processo de inscrição do início. 
Para que não tenham o processo interrompido por demora, os estudantes devem iniciar as inscrições com os dados e documentos necessários em mãos. O Inep também aconselha que os participantes confiram os dados com atenção antes de finalizar a inscrição. Ao final de cada tela é gerado um espelho para conferência de dados.
O resultado das provas do Enem poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
* Com informações da Agência Brasil.
    Leia tudo sobre: Enem

    Comentários

    Postagens mais visitadas