Governo prevê rombo de R$ 139 bi nas contas em 2017


Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para chegar ao valor, a equipe econômica terá que cortar despesas e também aumentar impostos


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles(José Cruz/Agência Brasil)
O déficit primário para o próximo ano está em 139 bilhões de reais, anunciou na noite desta quinta-feira o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo ele, para chegar ao valor, a equipe econômica terá não apenas de cortar despesas, mas obter receitas adicionais por meio do aumento de tributos.
"Temos de enfrentar aumentos constantes das despesas federais há duas décadas. Tivemos de considerar esforço principalmente focado nas despesas e na geração de receitas adicionais", disse Meirelles. De acordo com o ministro, sem receitas adicionais no próximo ano, o déficit ficaria em 194 bilhões de reais, considerando que as despesas obrigatórias seguirão a tendência de crescimento dos últimos anos.
O déficit primário é o resultado negativo nas contas públicas antes do pagamento dos juros da dívida pública. O novo valor será incluído, por meio de emenda, ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, enviado ao Congresso Nacional em abril.
O projeto original da LDO previa, para 2017, meta fiscal zero para o Governo Central e superávit de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) para Estados e municípios. No entanto, mecanismos de abatimento da meta permitiriam que a União registrasse déficit de até 65 bilhões de reais.
A alteração da meta fiscal tem sido usada pelo governo nos últimos anos. Para este ano, o Orçamento originalmente previa uma meta de superávit primário de 30,5 bilhões de reais. Por causa da queda das receitas decorrente da recessão econômica, a meta foi atualizada para um déficit de 170,5 bilhões de reais, aprovada pelo Congresso Nacional no fim de maio.
Com a definição da meta para o próximo ano, o país terá o quarto ano seguido de déficit primário nas contas públicas. Em 2014, União, Estados, municípios e estatais registraram rombo de 32,5 bilhões de reais. Em 2015, o resultado negativo subiu para 111,2 bilhões de reais.
(Com Agência Brasil)
TAGs:
Henrique Meirelles

Comentários

Postagens mais visitadas