"Sons incomuns" teriam sido registrados a bordo de avião no Egito


© Fornecido por Deutsche Welle
Sons incomuns foram ouvidos a bordo do avião russo que caiu no Egito no último fim de semana, informou nesta terça-feira (03/11) a agência de notícias russa Interfax, citando uma pessoa próxima à investigação no Cairo.
"Antes do desaparecimento do avião dos radares, foram registrados sons que não são característicos de um voo normal", disse a pessoa citada pela agência. Pouco antes teria sido ouvida uma conversa normal entre pilotos e controladores de voo, sem indícios de irregularidades.
Investigadores egípcios começaram nesta terça-feira a analisar as duas caixas-pretas do Airbus A321 da empresa Kogalymavia, que caiu na Península do Sinai no último sábado, causando a morte de todas as 224 pessoas a bordo. O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, disse que a análise deve levar muito tempo.
Sisi: Reivindicação é "propaganda"
Sisi chamou de "propaganda" a reivindicação feita por um grupo ligado ao autoproclamado "Estado Islâmico", que disse ter abatido o avião russo.
"Quando há a propaganda de que caiu por causa do 'Estado Islâmico' é uma forma de prejudicar a estabilidade e segurança do Egito, e a imagem do país", disse Sisi à emissora BBC. A segurança na Península do Sinai está "totalmente sob controle", reiterou.
Um grupo radical egípcio sediado no Sinai e aliado do "Estado Islâmico" reivindicou responsabilidade pela queda do avião, dizendo tê-lo derrubado em resposta à intervenção militar russa na Síria.
O Ministério de Aviação Civil do Egito informou nesta terça-feira que não há fatos para fundamentar afirmações feitas por autoridades russas de que a aeronave se partiu no ar. O porta-voz Mohamed Rahmi confirmou que não houve pedido de socorro antes da queda, que deixou espalhados por mais de 3 quilômetros os destroços do Metrojet Airbus 321.
"Este pode ser um longo processo, e não podemos falar sobre os resultados enquanto continuamos", disse Rahmi.
No entanto, o não recebimento de um pedido de socorro e o fato de os destroços estarem espalhados por uma grande área sugerem, para muitos especialistas, uma queda abrupta. Teorias variam de um ataque a míssil a falhas estruturais.
Flash no céu
Um satélite militar americano detectou um "flash" no céu no momento do incidente com o avião. Mas, segundo o canal CNN, uma análise de inteligência americana descartou que esse flash poderia ter sido provocado por um míssil atingindo a aeronave.
Nesta terça-feira, a Rússia continuou a transportar para São Petersburgo corpos de vítimas da tragédia. "Faremos esse trabalho todos os dias, até que todos os mortos e seus pertences tenham sido trazidos de volta", disse o vice-presidente da Agência Russa de Proteção Civil, Vladimir Stepanov.
Até o momento, 140 corpos e mais de 100 partes de corpos foram transportados para São Petersburgo em dois aviões do governo russo. Os primeiros dez corpos foram identificados pelas famílias das vítimas nesta terça-feira. A maioria dos passageiros a bordo do Airbus eram russos que voltavam para casa após férias no Egito.
MSN

Comentários

Postagens mais visitadas