EUA intensificam esforços para cumprir meta de Obama de fechar Guantánamo




Os Estados Unidos reafirmaram o compromisso assumido por uma dezena de países para aceitar quase a metade dos 52 presos de Guantánamo que estão prontos para serem transferidos, disseram nesta sexta-feira (7) funcionários do país norte-americano, que tenta acelerar seus esforços para fechar a prisão militar.
Contudo, as transferências exigem a assinatura definitiva do secretário de Defesa, Ash Carter, o que poderá atrasar o processo, apesar das tentativas do presidente norte-americano, Barack Obama, de esvaziar a prisão antes de terminar seu mandato, em 2017.
Enquanto a Casa Branca redige um plano mais amplo para fechar a instalação, o gabinete do enviado do Departamento de Estado a Guantánamo concluiu acordos com vários governos estrangeiros e está em negociações avançadas com outros, disseram à Reuters autoridades de alto escalão.
As fontes afirmaram que as transferências da prisão localizada na base naval norte-americana na Baía de Guantánamo, em Cuba, poderão ocorrer no fim do ano, reduzindo a atual ocupação de 116 presos.
Obama enfrentou a oposição dos republicanos, que aprovaram leis para impedir qualquer tentativa de transferir presos de Guantánamo a prisões nos Estados Unidos. A Casa Branca diz que está elaborando uma proposta detalhada que apresentará em breve a parlamentares a fim de fechar a prisão.
Uol

    Comentários

    Postagens mais visitadas