Conta de luz mais barata no futuro?‏

Caros amigos,

Uma janela de esperança se abriu: os governadores estaduais podem dar fim ao ICMS sobre a energia solar e colocar o Brasil mais perto de se tornar um país com energia limpa de verdade. Mas se não nos mobilizarmos rápido, essa decisão pode passar batido


Uma janela de esperança se abriu: governadores de todos os estados podem acabar com o ICMS sobre a energia solar.Isso pode deixar nossa matriz energética mais limpa ainda! Mas se não nos mobilizarmos, a decisão pode passar batido -- assine e repasse: 

ASSINE A PETIÇÃO


O nosso país pode ser um líder mundial em energia solar. Em vez disso, a energia solar no Brasil é cara e quase ninguém usa -- mas poderia ser mais barata e popular se não fosse por várias questões, entre elas o imposto sobre o painel e sobre a produção. Mas nesse momento, silenciosamente, podemos finalmente começar uma revolução solar no Brasil: os governadores de São Paulo, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais já estão debatendo o fim imposto -- e se lançarmos uma campanha combinada com pressão local de membros da Avaaz em vários estados, poderemos vencer mais rápido -- e outros Estados podem seguir! 

Junte-se à campanha nacional -- Quando tivermos assinaturas suficientes, a Avaaz correrá o Brasil para entregar as assinaturas para os governadores


Atualmente a energia solar é apenas 1% da matriz brasileira. Durante muito tempo, principalmente quando o fantasma do apagão assombrou o país, a gente se perguntava: "mas e a tal energia solar? porque não usamos?" A resposta: tanto o custo do material quanto o imposto sobre a produção de energia é alto demais, desanimando qualquer um. Mas pela primeira vez isso pode mudar. 

Hoje, se eu produzo energia solar em casa, eu tenho que pagar imposto sobre algo que a natureza produziu gratuitamente. Não faz sentido: nosso governo diz que quer combater as mudanças climáticas e prover energia mais segura pras pessoas, mas mantém os impostos que encarecem a energia solar para encher os cofres públicos! 

Se os governos estaduais abrirem mão do ICMS da produção de energia, isso pode desencadear uma reação em massa em benefício da expansão da energia solar no Brasil. Começamos derrubando o imposto, depois com abertura de crédito. As empresas sairão na frente, depois os prédios e condomínios, depois as escolas, as casas e assim por diante! Revolução solar :) 

Mas os governadores precisam ouvir dos seus cidadãos e eleitores, por isso assine e repasse -- vamos criar a primeira petição massiva pela energia solar no Brasil


Construir um futuro mais limpo, verde e em respeito ao planeta tem sido parte do que nossa comunidade tem feito ao redor do mundo, seja pressionando por acordos ambiciosos de combate às mudanças climáticas ou por meio da preservação dos biomas naturais preciosos do planeta. Uma revolução solar pode acontecer, mas depende de nós agirmos para isso. 

Com esperança e determinação, 

Diego, Joseph, Luis, Débora, Risalat e toda a equipe da Avaaz 


MAIS INFORMAÇÕES: 

Brasil pode ter 700 mil casas até 2024 com energia solar (Revista EXAME)
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-pode-ter-700-mil-casas-ate-2024-com-energia-solar 

ICMS, quatro letras e uma barreira para a energia solar (Greenpeace)
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/icms-quatro-letras-e-uma-barreira-para-energia-solar/blog/52288/ 

Aneel quer que consumidor invista em autogeração de energia (Diário de Pernambuco)
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2015/05/05/internas_economia,574945/aneel-quer-que-consumidor-invista-em-autogeracao-de-energia.shtml 

Desmatamento é apontado como uma das causas das mudanças climáticas (Fantástico)
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/05/desmatamento-e-apontado-como-uma-das-causas-das-mudancas-climaticas.html

Comentários

Postagens mais visitadas