quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Ricardo Coutinho toma posse como governador da Paraíba nesta quinta


Governador segue para o segundo mandato.
Solenidades começam às 10h e se concentram no Espaço Cultural.

O governador reeleito da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) toma posse nesta quinta-feira (1º) para seu segundo mandato. As solenidades de posse acontecem ao longo de todo o dia e se concentram em João Pessoa, especialmente no Espaço Cultural, e começam com uma celebração ecumênica, programada para começar às 10h no Teatro Paulo Pontes. À tarde, a partir das 16h, a solenidade de posse acontece na Praça do Povo e, logo depois, às 17h30, está prevista a recondução ao cargo, no Palácio da Redenção.


Ricardo Coutinho foi reeleito com 1.125.956 votos, o que representa 52,61% dos votos válidos, contra 1.014.393 votos para seu prinicpal opositor nas Eleições 2014, Cássio Cunha Lima (PSDB), que alcançou 47,39%. Os votos nulos e brancos representaram 7,93% do total e foi registrado 18% de abstenção no estado. 
Dos movimentos estudantis ao governo
O socialista de 53 anos nasceu em João Pessoa e é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele iniciou a carreira política nos movimentos estudantis e sindicais, passando pelo Centro Acadêmico do curso de Farmácia, pelo Sindicato dos Farmacêuticos, pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado (SindSaúde), pela Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) e pelo Sindicato dos Funcionários da UFPB.

Filiado ao PT, foi candidato a deputado estadual em 1990, mas não conseguiu a vaga, ficando apenas na suplência. Dois anos depois, foi eleito vereador de João Pessoa. Ele ainda tentou novamente uma vaga na Assembleia Legislativa em 1994, mas ficou na suplência mais uma vez. Em 1996, foi reeleito para o cargo de vereador.
Em seguida, em 1998, foi candidato novamente ao cargo de deputado estadual, sendo que, dessa vez, foi eleito, se reelegendo em 2002. Em 2003, foi expulso do PT e se filiou ao PSB, partido em que permanece até hoje.
No novo partido, se candidatou ao cargo de prefeito de João Pessoa, em 2004, e venceu logo no primeiro turno. Em 2008, foi reeleito, mas renunciou ao cargo para tentar ser governador da Paraíba. Aliado a Cássio Cunha Lima, ele derrotou José Maranhão no pleito e tomou posse no Governo.
Veja a programação da posse:
Celebração ecumênica
Hora: 10h
Local: Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural – João Pessoa

Posse no cargo de Governador da Paraíba
Hora: 16h
Local: Praça do Povo do Espaço Cultural – João Pessoa

Recondução ao cargo
Hora: 17h30
Local: Palácio da Redenção – João Pessoa

O governador, junto com a vice, Ligia Feliciano, foi diplomado no dia 17 pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em solenidade que aconteceu no Teatro Paulo Pontes. Além dos dois, o senador José Maranhão e dois suplentes; 12 deputados federais e seis suplentes; e 36 deputados estaduais e 12 suplentes também foram diplomados.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eles estão caçando gays