Morte de Campos reduz diversidade da política brasileira


Infográfico: trajetória de Eduardo Campos (Evaristo Sá/AFP)

Para cientistas políticos, político representava opção para romper polarização PT-PSDB; 
candidato à Presidência da República morreu em acidente de avião em Santos (SP).












Eduardo Campos e Marina Silva | Foto: Reuters

O diretor da Polícia Civil de Santos, Aldo Galeano, confirmou à BBC Brasil que as duas caixas-pretas da aeronave foram encontradas. Cerca de 90% dos fragmentos de corpos também já foram recolhidos e enviados para o IML de São Paulo.


No momento, há 45 bombeiros trabalhando nas buscas no bairro do Boqueirão, em Santos. Eles trabalham em parceria com 15 outras equipes, incluindo Defesa Civil, IML e Aeronáutica. As buscas continuarão durante a noite.
O Corpo de Bombeiros identificou 13 edificações atingidas, que foram interditadas. Os moradores não poderão ficar nelas enquanto houver buscas e estão sendo encaminhados, pela Defesa Civil, a casas de familiares ou locais para abrigo temporário.
A CPSL, empresa de energia elétrica de Santos, cortou o fornecimento de energia no quarteirão onde aconteceu o acidente. Falando à BBC Brasil, o capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, e o coronel Lago, dizem que a corporação negocia com a empresa para religar a luz nas casas que não foram atingidas.
Eles afirmam também que foram encontrados pedaços da aeronave e fragmentos de corpos em quatro edificações. As partes do jatinho, segundo os bombeiros, estão espalhadas pelas casas e danificadas ao ponto de estarem irreconhecíveis, segundo os bombeiros. Eles dizem que o processo de busca será muito difícil.
As equipes de busca ainda não descartam a possibilidade de haver outras vítimas além dos passageiros do avião. As chances, no entanto, são pequenas, porque não há registro de moradores da região que estejam desaparecidos.
O trânsito no Boqueirão é caótico e os bombeiros pedem que moradores evitem o local. A movimentação de jornalistas e curiosos ainda é grande no bairro.
Beatriz, uma estudante que mora no bairro, disse ter sentido o impacto do momento em que o avião caiu. Descreveu cenas bastante impressionantes de pessoas correndo, desesperadas e muita fumaça.
  1. Imagens mostram o trabalho de busca e resgate que acontece no local do acidente, em Santos:

  2. Em pronunciamento, o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) disse que "hoje é um dia de imensa tristeza para todos os brasileiros e para todos aqueles que acreditam na boa política".
    "Eduardo era um dos maiores representantes da boa política. Convivi mais de 20 anos com o Eduardo e tenho por ele uma admiração que não terminará com sua morte trágica. Ele fará uma falta imensa na política nacional.
    Fomos governadores de Estado juntos, mas o fato de estarmos em partidos diferentes não impediu que conversássemos. E conversávamos sempre sobre os problemas do Brasil.
    Logo que pousei, me veio à mente a lembrança da Renata, dos filhos e meu pensamento é voltado para eles.(...)
    Cancelei nossa agenda ainda sem definições de dias para que possamos nos recuperar
    Eduardo sempre foi um homem valoroso, um homem público especial um grande amigo."

  3. Em nota, o Departamento de Estado americano comentou o acidente:
    "Temos visto diversas notícias sobre o acidente no Brasil com o avião em que estava o candidato à presidência Eduardo Campos. Estamos tristes com essa tragédia e enviamos nossos pêsames para sua família e amigos. Nosso embaixador está entrando em contato com autoridades brasileiras para demonstrar oficialmente o nosso pesar."

  4. Além de Eduardo Campos, morreram no acidente o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho (Carlos Percol), o fotógrafo Alexandre Severo, o assessor Pedro Almeida Valadares Neto e o cinegrafista Marcelo Lyra, além dos pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins.
     http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/140813_queda_aviao_santos.shtml




Comentários

Postagens mais visitadas