Trecho do livro inédito de Maria Valéria Rezende






Quarenta dias é “um caderno de desabafos. Não é nada “intimista”, embora brote do íntimo da personagem”, como descreve a própria autora. A protagonista é uma mulher comum, nada encucada, que tem a sua vida virada de ponta–cabeça por acontecimentos inesperados. “E é escrevendo que ela tenta entender o que aconteceu, por fora e por dentro dela.”
“O texto foi escrito de maneira cuidadosamente descuidada. “Inventei” a história, que não tem nada de autobiográfico, e fui para Porto Alegre “testá-la”, fazendo em parte o que a personagem faria. Escrevi tudo depois que voltei pra casa”, conta Maria Valeria. ” Não copiei caderninho de anotações, escrevi a partir do que absorvi da experiência e não só dos 15 dias na capital do Rio Grande do Sul, mas da vida ao meu redor… ”
Maria Valéria Rezende tem publicado desde 2001 livros de ficção e poesia para gente de qualquer idade, parte deles premiados, alguns traduzidos e publicados em outros países, como Portugal, França e Espanha.
É Formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e é mestre em Sociologia. Nasceu em Santos, São Paulo, em 1942, e vive há mais de 30 anos na Paraíba, dedicando-se à educação popular, à literatura e à formação de leitores e escritores. É  Cofundadora e participante do Clube do Conto da Paraíba, que está completando 10 anos.
“Maria Valéria Rezende costura uma narrativa ao mesmo tempo sofisticada e simples, como só aos grandes escritores é dado saber, uma mistura de elementos da cultura popular e da erudita”, como bem definiu o escritor Luiz Ruffato.
Confira abaixo trecho de Quarenta dias, que será lançado em 2014 pela Alfaguara.


http://www.revistapessoa.com/2013/12/quarenta-dias/

Obrigada Pedro Francisco, por compartilhar!

Comentários

Postagens mais visitadas