Iluminação natalina de João Pessoa conta com 200 mil lâmpadas

Árvores de luz, arranjos e presépio fazem parte da ornamentação.
Bica tem decoração feita com materiais recicláveis.


Busto de Tamandaré tem árvore de natal e presépio (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)



Busto de Tamandaré tem árvore de natal e presépio (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)


A iluminação que compõe a decoração natalina de João Pessoa neste ano contará com 200 mil lâmpadas distribuídas em 33 árvores e centenas de arranjos, segundo informou a Prefeitura. A decoração passa por testes e ainda não tem uma data oficial para ser lançada
A ideia é criar um grande corredor iluminado, formado pela decoração colocada na orla, Avenida Epitácio Pessoa e Parque Solon de Lucena. Os postes estão sendo ornamentados com luminárias de cinco metros, todas feitas com lâmpadas de LED, o que reduz o consumo de energia elétrica.

Além dos principais pontos turísticos, a ornamentação estará presente em vários pontos da cidade, entre eles Cruz das Armas; a Praça da Paz, nos Bancários; Avenida Hilton Souto Maior; Rotatória do Valentina; Rotatória do Geisel; Colinas do Sul II; Praça Cidade Verde; Praça Coqueiral; Avenida Airton Senna; Praça do Alto do Mateus; Contorno Funcionários II e III; Praça da Penha; Praça Tiradentes, na Torre; Mercado de Jaguaribe; e Mangabeira.
Lagoa do Parque Solon de Lucena também ganhou decoração (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)Lagoa do Parque Solon de Lucena ganhou
decoração (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)
Árvores de Natal
As árvores de Natal, este ano, estarão espalhadas por toda a cidade, democratizando o espírito da festa. São três estruturas principais – no Busto de Tamandaré, Lagoa do Parque Solon de Lucena e na entrada do bairro de Mangabeira – e outras 30 montadas em diversos bairros, todas com tamanhos entre 17 e 20 metros de altura. As árvores foram montadas em locais estratégicos da cidade e também em pontos indicados pela população, que procurou a Secretaria Municipal da Infraestrutura.

As árvores são feitas em estrutura tubular, com base de ferro, estaiadas com cabos de aço e decoradas com estrelas de um metro e meio, flexlight LED ou string LED nas cores branco e vermelho. No topo das estruturas estarão estrelas de cinco pontas, com dois metros, revestidas de LED, e festão feito com 200 unidades de lâmpadas. Algumas das árvores serão enfeitadas com com estrela em 3D de seis pontas e festão com LED. Outras serão decoradas com flâmulas de string LED.
Presépio está instalado no Busto de Tamandaré (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)Presépio está instalado no Busto de Tamandaré
(Foto: Juliana Santos/Secom-JP)
Presépio
O tradicional presépio natalino também será um destaque da decoração natalina em João Pessoa. No Busto de Tamandaré, 15 estátuas representando os personagens bíblicos vão garantir a referência ao momento que dá sentido à festa. Os modelos são moldados em bairro e têm tamanho natural, trabalho do artista plástico Zinho de Zezinho Tracunhaém. O detalhe será uma estrela cometa de mais de três metros, que será iluminada por LED branco.

Bica
O setor de Educação Ambiental do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, preparou uma decoração natalina elaborada com a colaboração dos estudantes e visitantes que frequentam o local. Com a utilização de materiais recicláveis, os educadores ofereceram uma oficina de artesanato com o objetivo de confeccionar ornamentos natalinos que serão utilizados para decorar diversos ambientes do Parque, convidando os visitantes a entrarem no clima festivo do fim de ano.

A iniciativa também visa esclarecer as crianças sobre a importância da reciclagem e reutilização dos materiais que, geralmente, são descartados, poluindo a natureza e prejudicando animais e plantas.

“É importante dar esse clima natalino ao Parque, pois recebemos tantos visitantes durante o ano todo. Então é um carinho da Prefeitura para o público, para que ele se sinta bem-vindo. É importante agradecer essa visita”, afirmou Ana Valéria Barbosa, coordenadora do setor de Educação Ambiental do Parque.
G1 )PB
tópicos:


Comentários

Postagens mais visitadas