‘Dia Internacional Contra a Corrupção’ é marcado por evento realizado pelo MPPB


"E pensar que a corrupção é uma praga que se alastrou por todos os cantos desse país!!! O que nos dar um certo ânimo é saber que corruptos estão sendo punidos, embora muitos estejam agindo diuturnamente "por baixo dos panos" e ainda impunes. Igual ratos de esgotos subtraem o herário público sem a menor compaixão da fome, da doença e das dores da população".

Aparecida Ramos



Em alusão ao 'Dia Internacional Contra a Corrupção', o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) realizou neste domingo (9) a edição 2012 da campanha 'O que você tem a ver com a corrupção?'. O evento foi realizado em João Pessoa, no Busto de Tamandaré (na divisa entre as Praias de Tambaú e Cabo Branco), com a presença do procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. A manifestação da campanha é coordenada na Paraíba pelo promotor de Justiça Marinho Mendes Machado.
A campanha foi realizada em todo o Brasil pelos Ministérios Públicos Estaduais nos neste sábado (8) e domingo (9), seguindo uma orientação do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), da qual Oswaldo Trigueiro do Valle Filho é o presidente. Na Paraíba, o evento constou de panfletagem e apresentação de atrações culturais e artísticas.
Para a manifestação, o MPPB mobilizou outras entidades para participar do evento, como o Fórum Permanente de Combate à Corrupção da Paraíba (Focco-PB), o Conselho Estadual de Direitos do Homem e do Cidadão (CEDHC), a Promotoria de Justiça do Cidadão, a Associação Paraibana de Imprensa (API) e a Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB).
Histórico
A campanha 'O que você tem a ver com a corrupção?' foi idealizada por um promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Affonso Ghizzo Neto, e lançada em 27 de agosto de 2004, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), por aprovação unânime de seu Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 24 de junho de 2007, na cidade de Brasília (DF), foi autorizada a executar a campanha em âmbito nacional. Diante disso, formulou um convite de participação ao Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), objetivando uma estratégia nacional padrão do Ministério Público brasileiro, buscando a soma de esforços em torno de um objetivo comum, qual seja: o combate à corrupção.
No dia 31 de agosto de 2007, em reunião ordinária do CNPG, realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), aprovou-se, à unanimidade, a proposta de adesão do CNPG à nacionalização da campanha, na condição de co-partícipe, conjuntamente com a Conamp. Em 2008 iniciou-se a nacionalização da campanha.
Data comemorativa
A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo. Em referência a essa data, o 9 de dezembro foi então instituído como 'Dia Internacional Contra a Corrupção', resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida.

Portal Independente

Comentários

  1. Hoje deveria ser o dia das caças as bruxas em Brasília como forma de homenagear essa tão expressiva data, rs. Beijos querida e no coração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas