Comentários Recebidos na Publicação, abaixo, postada em minha página no Recanto das Letras


03/11/2012 18:49 - MARY JOSE
Prezada escritora Isis. Seu texto é mesmo uma grande realidade em nossa querida Paraíba, principalmente nas pequenas cidades. Vi e senti bem de perto esse grande drama conforme as fotos expostas. Vi várias famílias carentes, mulheres grávidas e adolescentes trabalhando nas construções de pequenas barragens no cariri e sertão nas frentes de emergências nessa última seca que assolou nosso torrão. Na época eu ainda trabalhava, agora estou aposentada. Servi ao DNOCS(Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) por 30 anos, um Órgão muito conhecido no Nordeste pelas construções das grandes e pequenas barragens. Trabalhei como pagadora das frentes de emergência, todo mês ficava hospedada no Hotel JK em Patos como ponto de apoio. Saia todos todos os dias para fazer pagamento eu e outros colegas, cada um pra uma cidade diferente. Pude ver a calamidade e o sofrimento daquelas pessoas e a ansiedade e felicidade pra receberem um mísero salário por um mês duro de trabalho no sol ardente. Era de cortar o coração de quem tem sensibilidade. Infelizmente isso se repete, parece não haver solução, e se houver, dão um jeito de amenizar, enquanto as coisas melhoram um pouco pra aquela gente. Isso porque, nessas frentes de emergências, nesses meios encontrados para socorrer aqueles necessitados, muita gente enriquece cada vez mais, vai muito dinheiro pro bolso deles, o gasto é enorme e o salário que paga a cada operário(a) é tão pequeno que dá até vergonha dizer. Naquela época, pra você ter ideia, uma só diária no hotel custava mais do que o salário mensal de um desses pobres. Eu ficava horrorizada. Nós os pagadores, recebia as nossas diárias mas também trabalhava muito, arriscava a vida em viagens com dinheiro na bolsa para o pagamento, viajava quilometros em estradas de barro, voltava para o hotel a noite mortos de cansados. Agora os doutores e outros mais, só Deus sabe, sabemos que muitos ficaram ricos.

03/11/2012 18:48 - MARY JOSE
Então prezada escritora, quero parabenizá-la por esse texto tão real...Ele tocou minhas lembranças com muita emoção. Tive oportunidade de estar entre pessoas tão humildes e sofredoras. Naquela gente trabalhadora, eu via minhas raízes, pois meu pai também foi do DNOCS na construção das barragens, cresci no meio dos operários, ele era mestre de obras. Ele faleceu eu tinha apenas 13 anos e assumi a responsabilidade de pai dos meus irmãos pequeninos, minha mãe analfabeta, eu já tinha estudo e curso de datilografia e naquela época era fácil se empregar. Dei conta do recado com muita dignidade e amor ao trabalho, herança do meu pai. Amo até demais o trabalhador por simples que seja, não tenho até hoje nenhuma discriminação. Amo mais do que qualquer doutor. E foi porque me formei em Direito, mais nem gosto de ser chamada de doutora, repreendo na hora, digo que meu nome é Maria José e não doutora. Amo a simplicidade, sinceridade, amo o amor, amo meu Deus sou apaixonada por Ele pois sempre me abençoou, foi Deus que me orientou a enfrentar esse mundo cão desde criança. Sou uma mulher feliz e abençoada com saúde e paz, creio que é porque nunca fiz mal a ninguém, os meus dissabores eu entreguei tudo a Ele o Todo Poderoso. Amiga Isis, tenho uma história de vida linda, um dia quem sabe escreverei num livro se assim Deus permitir. Parabéns pela iniciativa dessa publicação. Abraço-te em poesia com muita admiração. Maria José.

Comentários

Postagens mais visitadas