Nasce Um Herói Brasileiro







 Ele usa capa preta, mas não é o batman.

   Tem pulso, mas não é o homem aranha. 

  Usa o martelo, mas não é o Thor.

  Ele é o ministro do STF Joaquim Barbosa. Um herói sem máscara. 

  Mas por que um herói ? E quem ele esta salvando ou libertando?


    É preciso voltar no tempo para entender o enredo. Depois de uma eleição para presidente da republica, em 2002, foi eleito àquele que viria ser chamado de o "filho do Brasil", talvez por ter a cara da pobreza, Luiz Inácio Lula da Silva.
   Passada a euforia, o choro copioso do vencedor e aquela frase emblemática... " Mariza meu bem, não estudei ... mas conseguimos" ( sic ). 

   Era hora de governar prá todos os brasileiros de fato e democraticamente.E este foi o problema! 


 Segue, abaixo, um dialogo da primeira reunião governamental dos "comunas" e guerrilheiros, com o chefe eleito, no palácio ( eu juro que é fictício):

    - Nós precisamos tomar o poder! Gritou um reacionário 
 - Como assim??! ... Nós já tomamos posse democraticamente. ( argumentou o chefe.
   - Esse é o problema! .. Nós somos guerrilheiros de esquerda, esqueceram! Fomos eleitos democraticamente mas não governamos democraticamente. Lembrou um, assumidamente, guerrilheiro.
- Estamos em guerra permanente contra as elites, contra burguês , contra o capitalismo, contra a liberdade de expressão, os religiosos, os "milicos", os americanos e contra os que são contra. Se não for assim, morreremos! 
   - É isso mesmo!( Bradou um companheiro ) Somos pró Cuba, pró Rússia , pró Venezuela, pró China, somos companheiros dos companheiros.
   - Ah...tá!?!... acho que entendi... Tá decidido ! Depois de tantos "prós" vamos governar "pros" companheiros. (respondeu o "chefe" com aquela peculiar sabedoria chavista- não o presidente da Venezuela mas o do seriado mexicano da tv).
  -Deixa isso comigo! ..(disse o companheiro-mor recém empossado à ministro da casa civil).
    Finda a reunião deu-se inicio o plano para os companheiros dos companheiros não largarem mais o osso. A ordem foi aparelhar o Estado, infiltrar militantes, cooptar políticos corruptos, calar a mídia e usar a poderosa arma secreta de destruição em massa da democracia ( todo comunista que se preze tem que ter uma arma secreta). O MENSALÃO!
    Só não contavam com a astucia do mui amigo-companheiro Roberto Jeferson (uma espécie de Chapolim amarelo-tucano que se convertera aos vermelhos depois de um batismo em rios de dinheiro) foi ele quem botou um " mineirinho" no lugar da coca-cola no cuba-libre da comunistada.
  A ressaca começou quando pela tv, o X9-dedo-duro-Juderferson viu um de seus pupilos escorregar sorrateiramente uma merreca , perto das malas , aviões e carros fortes prá dentro do bolso em rede nacional.

     Pronto! Jeferson incorporou um ninja-ventilador e fez voar estrela do PT prá todo lado. E aí, meu irmão, foi briga de foice e martelada nas cabeças ou nos cabeças dos "comunas" comandados pelo escorpião rei, mas entre mortos e feridos escaparam todos.

    Depois disso, Dirceu e Jeferson , dois dos protagonistas do MMA AVVV ( Meu Mensalão Acabou Agora Você Vai Ver) saíram do ring e foram para os bastidores para livrar a cara do... " eu-não-sabia". 

    O delator saiu com um olho roxo, mas cantando o fantasma da ópera. E o "primeiro ministro" tornou-se uma eminência parda do governo, por trás das moitas e na moita.

   Mas ficaram soltos na pista, os " pipas voadas" e os aloprados sem cabeça que, como um helicóptero desgovernado poderiam derrubar todo mundo.
    Helicóptero, esse, pilotado por um careca, que antes de ser "caguetado "na CPI dos correios, era um ilustre "comi-quieto" (característica de um bom mineiro), co-pilotado, também, por um tesoureiro de voz pastosa (efeito causado por overdose de rivotril,) e um publicitário baiano querendo tirar, desesperadamente, o fiófó da reta antes do meio-dia ( tempos atrás era comum dizer que baiano era homem só até o meio-dia, depois disso ele dormia até o dia seguinte). Por muito pouco quase caiu, junto com o helicóptero desgovernado, a República.
  Começa, então , uma operação que denominei de "soviética", (guerra fria de informações, intrigas, contra-propaganda etc.) que consiste em desqualificar a denuncia do mensalão, dizer que é intriga da oposição, golpe das elites e principalmente repetir exaustivamente que o mensalão foi uma peça de ficção. 
   Assim, trataram de acalmar os aloprados prometendo - lhes impunidade e lembrando- lhes que o STF nunca condenou um político desde sua fundação. 
  A operação incluiria usar a máquina governamental, pressionar ministros do STF e indicar no futuro, àqueles afinados com eles . 
   -Mas.... e a mídia ? Perguntou um mensaleiro preocupado com tanta certeza. 
   - Ah..! Essa, é que nem prostituta. É só perguntar quanto custa o "programa", e pagar. Disseram eles... (só que esqueceram que nem todo mundo se prostitui.)
     Alguém lembrou: 
    - Mas tá cheio de tucano no STF.
   - Calma!... No STF esta tudo sobre controle. Temos um negão que é nosso eleitor. Também tem o gringo levandoviski (cruzes!...parece mais jogador da seleção checa da copa de 70...todos os nomes terminavam com ....ovski...) 
  Também prometeram os mais caros e renomados "adevagados" ( é isso mesmo que você leu, a-de-va-ga-dos ) profissionais do direito especializados em arrastar processos políticos até a prescrição. ( já percebeu que são sempre os mesmos advogados?..). E mais a mãe de todas as leis; a lei do direito de permanecer em silêncio dos "inocentes".

    Pronto! A partir daí, o presidente assumiu o controle do helicóptero desgovernado.

    Mas por ironia do destino, um sorteio, em 2006, para a relatoria da denúncia do mensalão fez do "negão nosso" do PT, o Nosso Negão. Não deles," comunas", mas nosso! Dos brasileiros cansados do escárnio, da dissimulação, da impunidade. Logo, ele, um descendente de escravos, filho de pedreiro, mãe faxineira, aluno de escola pública do tempo dos "milicos" , mineiro comedor de angú, nascido nos cafundó de Minas Gerais, veio nos libertar da escravidão de uma chibata corrupta. 
    Lá estava ele no caminho das brechas, das interpretações pró- réu da lei, dos datas vênias, da escuridade das trevas das recamaras obscuras da justiça. Veio libertar-nos e lavar a nossa alma do mar de " jacintos lamas" .
   Não foi fácil! Foram sete anos. O revisor pediu vistas do processo. Protelar, procrastinar foi o plano B. Mas, lá estava o nosso herói sem mascara, implacável, destemido e tendo que, vez ou outra, "rodar" a toga. Dar a cara à bater. 
     Até a publicação deste artigo o nosso herói negão, que fala alemão e mais outros três idiomas inclusive o português impecável, esta aplicando as mais justas penas nas chamadas dozemetrias e mesmo nesta fase final, que parecia ser mais tranqüila, seu colega de toga ministro "vampirovisk" vem sugando a nossa paciência ao deixar claro que esta ali desde o começo para fazer vistas grossa na, já ceguinha ,justiça.
     Sei que, nosso herói, não vai ser presidente da República. Não porquê não queira ou não possa. Mas porque não vão deixar que um outro filho do Brasil de origem pobre, que sofreu preconceito, que saiu dos cafundós do Brasil, vindo para Brasília a capital do poder,ofusque o atual filho do Brasil, exatamente porque as coincidências param por aí e diferente do seu irmão por parte de Brasil, Joaquim Barbosa, preferiu construir sua história com ajuda dos livros, sem nenhum privilegio de cota racial ou partido político. 
    Ele estudou, fez concurso , passou e venceu. Não deve nada a ninguém. É um herói sem máscara, sem rabo preso, sem medo. Ele é honesto. Ele é corajoso. Ele é bom. E os bons quando não se calam, os maus ficam incomodados. 

   Obrigado excelentíssimo eminente ministro presidente do STF Joaquim Barbosa .


     Forte abraço Rev. Ricardo Rodrigues 



     Peguei do Blog da Rô, a quem agradeço a importante partilha.

Comentários

  1. Amiga Aparecida, texto perfeito dentro do nosso contexto. Realmente, o Ministro Barbosa é um homem correto, bom, digno, honesto; indivíduo raro - um espírito evoluído -, enfim, um homem acima de qualquer de suspeita. Precisamos de homens dessa estirpe nas escolas, nas empresas, na polícia, na política, na justiça, por toda a parte, para que saíamos do atoleiro Brasil.
    Parabéns pelo post oportuno. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas