DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA EM SERTÃOZINHO-PB






Caríssimos (as), as imagens são da net, mas segundo informações das pessoas que procuram a Unidade de Saúde local, a realidade é algo semelhante. Nossa cidade possui cerca de 3500 habitantes e apenas um médico (clínico geral) para atender a demanda. 
É inconcebível e humanamente impossível que apenas um profissional consiga prestar seus serviços clínicos a um número de pessoas tão elevado. Sem esquecer que quando o mesmo adoece ou tem outro problema que o impede de atender, a população fica literalmente desassistida. A única alternativa que lhes resta é procurar "socorro" na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na cidade de Guarabira. No entanto, a UPA foi criada e implantada para prestar atendimento de emergência e não consultas que devem ser realizadas no Posto do PSF. Lembrando que nos finais de semana e feriados também não  há médico plantonista. É como se as pessoas pudessem escolher o momento ou o dia para adoecer.
O povo (que contribui com impostos) não merece esse tipo de "atendimento"  por parte do poder pública!  Não temos conhecimento de que nenhuma providência esteja sendo encaminhada para minimizar os problemas na área de saúde no município.
É do conhecimento de todos que os recursos públicos não atrasam! E ainda assim, a população não recebe nenhum comunicado do Poder Executivo sobre esse descaso.
É fundamental lembrar que: 
Saúde é muito mais que não ter doença. No nível coletivo, populacional, a saúde insere-se na noção mais ampla de condições de vida. 
Saúde é um direito fundamental do homem, sendo reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico pessoal, como também uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida.
O seguinte texto (da net) refere-se ao assunto em questão.  A problemática da saúde pública é uma questão nacional, mas cada um em sua realidade poderia, se assim o quisesse, realizar um trabalho mais eficiente e que atendesse melhor a um maior número de pessoas. 
As notícias veiculadas pela mídia, só comprovam que a saúde pública em nosso país, também está enferma, quem sabe, entubada na UTI. 
"Com base na história oral, ou seja, na realidade contada pelos próprios moradores que passaram a ser atores desta dificuldade, encontra-se presente na fala de tantos que desatenção, expressão dos maus tratos, atinge diretamente o cidadão no que tange ao direito a uma boa saúde, com isto filas vergonhosas para a assistência médica descortesia nas unidades de saúde; Os profissionais da saúde diante de pessoas fragilizadas pelas doenças; vive com seus corredores superlotados nos serviços de pronto-socorro; disputas por fichas para exames complementares tantas vezes desnecessários; longas esperas em bancos desconfortáveis para a realização de uma consulta ou exame. Dessa forma, para falar sobre a problemática da saúde pública, faz se necessário entender o que é medicina e doença, principalmente, como objeto de estudo sendo, portanto, fácil de ser vista que a desigualdade é inevitável."


Aparecida Ramos
Vereadora - PR







Comentários

  1. Passando para deixar abraço e desfazer saudades.
    Abraços.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  2. É minha querida, a saúde no Brasil foi carteirizada e todos os cantos desta nação sofre com essa mazela criada pelos políticos corruptos. Hoje os jornalistas colocam a culpa na copa do mundo, uma pena a fraca memória do brasileiro. A falta de médicos também passa pela resistência desses profissionais em querer sair do eixo Rio/S.Paulo. Boa sorte no pleito, ainda verei você como Prefeita de sua cidade, beijos nesse coraçãozinho lindo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas