Na última sexta feira (16) participei de um encontro realizado na Câmara Municipal sobre mais uma etapa do ODE. Os representantes do poder público municipal, da comunidade e do Governo do Estado discutiram sobre as principais prioridades do município, as quais devem ser apresentadas e defendidas no próximo encontro que ocorrerá, a nível regional na cidade de Guarabira.
Em nossa cidade o problema mais gritante é a questão da falta de água. Metade da população ainda é servida por carros pipa. A cidade cresceu em números de habitantes e o mesmo não aconteceu com o sistema de abastecimento de água, pois a caixa ainda é a mesma desde o tempo que Sertãozinho ainda era uma vila subordinada administrativamente ao vizinho município de Duas Estradas.
Era mais ou menos o ano de 1977/78 quando foi construída a atual caixa d'água, destinada a abastecer aos 1000 habitantes da zona urbana. Atualmente a população está em torno de 3000 pessoas.
O segundo problema que mais aflige aos moradores, estar diretamente relacionado à falta de saneamento básico. Sabemos que esse é também um antigo problema das grandes periferias em nosso país.
E o saneamento básico é um dos fatores mais importantes da saúde porque de acordo com o meio onde vivem, podem contrair e transmitir muitas doenças, inclusive por exemplo, doenças respiratórias, vermes e tantas outras. Portanto o acesso à água potável e algumas condições de higiene, muitas doenças podem ser evitadas diminuindo assim o custo com tratamentos.
Portanto, são essas as duas prioridades eleitas nas discussões durante o Encontro do Orçamento Democrático Estadual.
Aparecida Ramos
Vereadora-PR
Fotos e textos abaixo, do Blog: cidadejovem
Neste ano as atividades se iniciaram em fevereiro por meio de um intenso processo de mobilização – reuniões preparatórias microrregionais - nas 14 Regiões Geoadministrativas, com a finalidade de articular a sociedade civil em torno das etapas do OD Estadual.
Reuniões Preparatórias Microrregionais
O que são: espaços de diálogo dos conselheiros/as regionais e dos/as articuladores/as do Orçamento Democrático com a população das diversas cidades que compõem as microrregiões do Estado.
Objetivo:
- Divulgar o resultado dos trabalhos do Ciclo 2011;
- Apresentar o Ciclo do Orçamento Democrático Estadual para o ano de 2012.
Período de realização: fevereiro e março de 2012.
As Etapas
Neste segundo ano, o Ciclo do OD Estadual está organizado na seguinte forma:
1.ª Etapa: Audiências Regionais
2.ª Etapa: Planejamento Democrático com os(as) Secretários(as)
2.ª Etapa: Planejamento Democrático com os(as) Secretários(as)
de Estado
3.ª Etapa: Capacitação dos Conselhos e da Equipe do Orçamento
3.ª Etapa: Capacitação dos Conselhos e da Equipe do Orçamento
Democrático
4.ª Etapa: Fóruns Temáticos
5.ª Etapa: Avaliação do Ciclo 2012 e Planejamento do Ciclo 2013
4.ª Etapa: Fóruns Temáticos
5.ª Etapa: Avaliação do Ciclo 2012 e Planejamento do Ciclo 2013
1ª Etapa: Audiências Regionais
O que são: espaços de participação popular realizados em todas as Regiões Geoadministrativas com a presença do governador, secretário(a)s e sociedade civil.
Objetivo:
- Conhecer as obras e ações desenvolvidas em cada Região;
- Eleger novas prioridades e ações a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado.
Período de realização: de março a junho de 2012.
O que é: momento importante no processo de construção da experiência do OD Estadual, a avaliação e planejamento, visando reunir os conselheiros(as) regionais e estaduais com a equipe do Orçamento Democrático para apontar, discutir e planejar as atividades do ciclo orçamentário.
Objetivo: avaliar as diversas etapas do Ciclo em 2011 e planejar o Ciclo de 2013.
Período de realização: novembro e dezembro de 2012.
Postado por CIDADE JOVEM SERTÃOZINHO/PB às 18:52
Nenhum comentário:
Postar um comentário