.REAVALIANDO TRÊS ANOS DE MANDATO...












Exercer um Mandato na Câmara Municipal não é tarefa fácil, principalmente em um Município de pequeno porte como o nosso. O Vereador precisa trabalhar com muita dedicação e responsabilidade, assumindo durante os quatro anos o compromisso de defender os direitos  da população. É uma função que exige também postura, atitude e coragem. Há momentos em que é necessário ser mais forte, colocar Deus à frente de determinadas atitudes a serem tomadas, e lembrar da bandeira de luta que foi defendida na Campanha, aquilo que foi anunciado para a população como prioridade, e jamais deve ser esquecido ou deixado de lado. Para o Parlamentar responsável, ético, jamais os interesses pessoais deverão prevalecer em detrimento dos interesses coletivos.


Como Vereadora de primeiro Mandato, tenho me esforçado bastante para que no final dos quatro anos possa contabilizar mais acertos do que erros, não sei se conseguirei. Quero que "os pratos da balança" que pesa essa fase importante na história de minha vida, apresente um equilíbrio bastante desproporcional ou seja, que o lado das ações positivas possa estar bem mais pesado que o lado dos fatos negativos. Sou consciente de minhas falhas, e quem é que não erra nessa vida? Mas, tenho também a consciência do dever cumprido. Tenho trabalhado com os meios que estão ao meu alcance, e diga-se de passagem são meios muito precários quando pensamos na demanda que um Mandato requer.


Muitas pessoas questionam sobre o que consegui realizar, principalmente das propostas que constam no meu plano de trabalho quando estava candidata e distribui para a população. É difícil para essas mesmas pessoas entenderem a diferença entre Poder Legislativo e Poder Executivo. Muitos não sabem ou não querem saber que o poder de realizar, de executar, cabe ao Gestor Municipal. Como Vereadora sei que faço a minha parte. Em nenhum momento fui omissa, nem deixei de defender os direitos dos cidadãos e cidadãs sertãozinhenses, mesmo sabendo que meus pronunciamentos ou minhas palavras iriam contrariar alguém. Às vezes eu penso e até falo: entre contrariar uma ou duas pessoas e contrariar a população eu opto por agradar a maioria.


Irei continuar fazendo a política da verdade, do "olho no olho", de atenção e respeito a quaisquer  pessoas, de atender com elegância mesmo nas horas difíceis em que "atender signifique dizer que naquele dia não posso atender", que fica para outra data. E, nessa horas a maioria compreende, graças a Deus e a verdade e confiança que eu penso e tento transmitir. Minha relação com meus eleitores e demais pessoa tem sido a mesma do período da Campanha. Minhas portas jamais estiveram fechadas, nem deixei de atender ninguém em qualquer dia da semana ou horário. O Gabinete do Vereador numa cidade pequena como a nossa, se faz nos lugares mais inusitados ou seja, o atendimento aos eleitores acontece na calçada, dentro do ônibus, na Igreja, na feira, na esquina ou através do celular, na casa do próprio eleitor, na cozinha ou na sala do Vereador e em qualquer lugar onde o mesmo possa estar.


Penso que os Gestores Municipais deveriam ser mais "prestativos" com seus Vereadores, afinal, eles nem se elegem sozinhos, nem elegem seus sucessores, nem tão pouco conseguiriam conquistar tantos votos para ajudar a eleger Governadores, Deputados e Senadores. Vereador é um ser humano como outro qualquer, portanto merece ser respeitado em seu trabalho e formas diferentes de trabalhar. Merece exercer seu Mandato com D I G N I D A D E em todos os sentidos! E, jamais ser tratado como obsoleto nem "produto descartável" em nenhuma Administração que se preze. Você... ficou chocado com esses termos? Pois é isso mesmo que você "ouviu" ou melhor, não ouviu... leu! (Rsrsrsrs) Pode parecer muito forte, mas eu prefiro ser verdadeira em meus pensamentos, falo aquilo que julgo mais ou menos correto. Uma coisa eu aprendi na "lição de casa que a vida me repassou": jamais ser falsa, hipócrita, usar dois pesos e duas medidas. Ter medo de falar a verdade? Nem pensar. Mesmo que demore um pouco por entender que cada coisa acontece em seu tempo, em sua hora e, muitas vezes no tempo e na hora de Deus! Meus eleitores sabem que sou assim mesmo. Gosto de ser, simplesmente verdadeira. Falei simplesmente e não, 100%!... UNANIMIDADE, só para o nosso DEUS!


Para concluir, só tenho a agradecer ao Meu Deus por tudo que tenho recebido de Sua bondade infinita. E agradecer à população pelo respeito e pela atenção que me tem dispensado. Queira Deus eu consiga retribuir mais ou menos à altura às expectativas das pessoas que em mim depositaram sua confiança e que acreditaram e acreditam no meu trabalho.
Muito grata por sua atenção, leitura, associação e simpatia. Que Deus possa nos acolher em nossos pedidos, intenções e necessidades.
Abraços ternos e bjsssss de uma quarta feira bem azul pra você!!!


                      Aparecida Ramos
                   Vereadora/PR








Qual a função do Vereador?


Inúmeras atividades preenchem o dia a dia do Vereador. Nas conversas de ruas, nos bares, nas calçadas, nas repartições, nos salões de beleza, nas entidades constituídas, etc, etc, todos e todas querem saber o que realmente faz ou para que serve o Vereador. Vivemos, felizmente em um país democrático onde a livre expressão de pensamento é direito de toda pessoa, de qualquer cidadão ou cidadã. Essa liberdade de expressão garantida na nossa Constituição - Lei Maior que rege o nosso país, fez com que aumentassem os questionamentos em torno das instituições, órgãos públicos, etc. Entretanto, o Poder legislativo (em todos os níveis) é o mais questionado. O Vereador passou a ocupar mais uma "função" a de "pára-choque" da administração municipal, e não é "privilégio" de Sertãozinho, apenas, mas na maioria dos municípios. 

A Câmara Municipal de Sertãozinho-PB, tem definido em seu Regimento Interno (Lei que rege os trabalhos Legislativos na Câmara) que as Sessões são realizadas semanalmente às sextas feiras, às 19:00h, com duração de 2 horas ou mais se necessário for. O primeiro momento é destinado ao expediente do dia. Inicia-se com a oração do Salmo, em seguida faz-se a leitura da ata da Sessão anterior. Logo após, segue-se a leitura de correspondências, pareceres, avisos, comunicações, e a apresentação de proposições, sem discussão. O segundo momento destina-se à Ordem do Dia: quando os Vereadores discutem e votam os projetos e as proposituras, requerimentos, representações e moções, além de ordem do dia da sessão seguinte, há a inscrição dos oradores. As sessões também ocorrem (se for necessário) de forma extraordinária, ou seja fora do período ordinário, normal. Praticamente todos os Vereadores participam de uma ou mais comissões temáticas. Essas comissões reúnem-se no momento determinado pelo presidente da mesma. A rotina do Vereador não está condicionada apenas às Sessões na Câmara. Diariamente, a população, geralmente  busca o vereador para fazer suas reivindicações, são diversos reclames, solicitações (que nem sempre podem ser atendidas) que o Vereador tem a missão de levá-las até o Gestor municipal ou às repartições e órgãos públicos. O Vereador também é convidado a participar de diversos momentos e eventos da vida social (das pessoas) da cidade ou do município. 


Os vereadores exercem (principalmente) as seguintes funções:


Ação Partidária-
Cada vereador é eleito por um partido, daí a necessidade de manter-se em sintonia com seus dirigentes, lideranças e correligionários. As reuniões de bancada, de diretório, inclusive as reuniões para discussões de estratégias exigem muito do parlamentar na condução dos trabalhos legislativos.


Atividade Plenária- 
É o momento "de dizer para que veio" ou seja, é a hora da ação do vereador nas discussões e votações em plenário - onde ocorrem os debates, às vezes, polêmicos. É lá no plenário que o vereador posiciona-se politicamente, através de pronunciamentos, defende suas propostas ou proposituras e vota os projetos de lei.


Membro de Comissões-
Cada vereador integra uma ou mais comissões permanentes da Casa, onde são apreciados os projetos específicos da área  a que se destina essa comissão. Existem também comissões temporárias, com prazo previsto de atuação, criadas para assuntos específicos.


Elo com o Governo-
O Vereador é o elo de ligação do Governo com o povo. Além de cuidar do relacionamento com suas bases, com os eleitores de sua região, com o Governo, o Vereador reivindica melhorias, encaminha soluções, elabora e acompanha projetos.


Atividade de Gabinete-
É no seu gabinete (uma sala apropriada) que o Vereador recebe seus eleitores. Tem acesso às sugestões, às críticas, às reivindicações que se relacionam com o seu desempenho e a sua região. É do gabinete que ele mantém seus contatos pessoais ou telefônicos  com o Governo ou com as suas bases.






                             Aparecida Ramos
                               Vereadora - PR

Comentários

  1. Parabéns pela posição que Deus a colocou para representar o povo de sua cidade, continue com esse esmero e Deus continuará lhe abençoando, e quem sabe, não chega ao cargo de prefeita da cidade. Torço por você, beijos poetisa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Djalma, muito obrigada por sua associação ao meu Blog. Grata e feliz por tuas leituras e pela força... Que Deus ilumine sempre os nossos caminhos e idéias. Bjssss poéticos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas