Empreendedores aprendem dicas para gerir um bom negócio

Em SP, nascem, todos os dias, em média, 574 empresas. Só no primeiro ano, 155 vão fechar. Após cinco anos, mais da metade vai ter desaparecido. Ações simples e baratas podem evitar esse pesadelo dos empreendedores.


Todos os dias, milhões de pessoas no mundo decidem montar um negócio. Para ajudar a transformar ideias em empresas de sucesso, está sendo realizada em mais de cem países a Semana Global do Empreendedorismo.
No Brasil, são mais de 3 mil atividades diferentes para preparar um time de novos empreendedores.
Sonho de independência financeira. Sonho, quem sabe, de um sucesso tamanho GG. “Achei que eu ia bombar”, lembra a comerciante Malu Ribeiro.
Muitos acham. Mas quem se prepara? “A gente não tem muita teoria, vai meio naquela coisa de ver a vitrine de alguém e montar”, confessa Malu.
Se a primeira loja fechou em dois anos, a segunda tem que dar certo. “Agora é um recomeço”, ela avalia.
O consultor Gustavo Carrer aponta os caminhos: “O consumidor ele é sensorial. Tudo que ele ouve, sente, vê influencia demais no consumo”.
Pois é. Se a loja não vende plantas, para que duas bem na entrada? O cartaz diz para o cliente subir até bazar. É para esquecer de tudo que está na moda? Vitrine confusa não ajuda!
“Os produtos da vitrine precisam ser uma amostra do que há de mais interessante e mais novo da loja”, avisa o consultor.
Só no estado de São Paulo, o sonho de abrir um negócio próprio faz nascerem, todos os dias, em média, 574 empresas. Sabem quantas dessas vão fechar as portas só no primeiro ano? 155. E depois de cinco anos? Mais da metade vai ter desaparecido. Mas existem maneiras simples e baratas que podem evitar esse pesadelo dos empreendedores.
É preciso calcular bem receitas e despesas; não misturar finanças pessoais com as da empresa; ter atenção a cada passo da concorrência; inovar, mesmo quando os negócios vão bem. E sempre planejar!
Malu foi para a sala de aula e descobriu, por exemplo, que o planejamento da vitrine começa na compra dos produtos. “Como é que ele vai sugerir um look para o cliente dele, se ele não fizer essa coordenação antes?”, questiona o vitrinista Rogério Wolf.
Enquanto mudava quase tudo na loja, a empreendedora mudava também a própria maneira de pensar. “Descobri que não é tão difícil melhorar as coisas. É só ter o foco e batalhar em cima daquilo”, diz.
O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, deu, com exclusividade para o site do Jornal Nacional, dez dicas para seu negócio dar certo. Confira abaixo: 

1) Planeje-se sempre;

2) Respeite sua capacidade financeira;

3) Não misture as finanças da empresa com finanças pessoais;

4) Fique de olho na concorrência;

5) Prospecte novos fornecedores;

6) Tenha controle do seu estoque;

7) Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias;

8) Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso;

9) Invista sempre na formação empresarial;

10) Seja fiel aos seus valores e do seu negócio.

Fonte: Sebrae
J N

Comentários

Postagens mais visitadas