Poemas de Mário Quintana


...Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.
Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia nós percebemos que as mulheres têm instinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer ...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" não é bom...
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia saberemos a importância da frase: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
Enfim...
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos
todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas
as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.
Mário Quintana
    [Quem Sabe um Dia]
     Quem Sabe um Dia 
     Quem sabe um dia 
     Quem sabe um seremos
     Quem sabe um viveremos
     Quem sabe um morreremos! 
     Quem é fêmea 
     Quem é humano, apenas!
     Sabe amar
     Sabe de mim e de si
     Sabe de nós
     Sabe ser um!
     Um dia 
     Um mês 
     Um ano 
     Um(a) vida! 
     Sentir primeiro, pensar depois 
     Perdoar primeiro, julgar depois 
     Amar primeiro, educar depois 
     Esquecer primeiro, aprender depois 
     Libertar primeiro, ensinar depois 
     Alimentar primeiro, cantar depois 
     Possuir primeiro, contemplar depois 
     Agir primeiro, julgar depois
     Navegar primeiro, aportar depois
     Viver primeiro, morrer depois
    Mário Quintana



SIMULTANEIDADE
- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.
Mario Quintana
No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
que o vento não conseguiu levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia o próprio vento...
Mário Quintana
Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso

Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)

E talvez de meu repouso.
..
Mário Quintana
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
Mário Quintana
DA OBSERVAÇÃO
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio
...
Mário Quintana
POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mário Quintana" Olá, se você é um (a) amante da poesia, se consegue visualizar, mesmo através da porta fechada o colorido do vento, se consegue sentir o carinho da brisa e o cheiro da neblina, aproveite e delicie-se até se fartar (se é que isso é possível em se tratando de poesias) com esta salada mista de poemas do eterno poeta das coisas simples, simples, mas fenomenal!: O gaúcho Mário Quintana."Por: Aparecida Ramos  - "(Uma homenagem no aniversário de seu nascimento: 30/07)"

Comentários

Postagens mais visitadas