O pecado da omissão


 Desde a nossa infância, aprendemos no ato de confissão (Eu pecador no catecismo da Igreja católica) que pecamos por: pensamento, palavras, atos e omissão...  Naqueles "bons tempos" eram os "pecados inocentes" que, enquanto crianças tínhamos que falar para o padre no temível momento da confissão:  "tenho preguiça", "brigo com meus irmãos", "respondo mal aos meus pais", "não respeito as pessoas mais velhas nem ouço seus conselhos", etc, etc, etc; a lista seria muito mais extensa se fosse aqui enumerar. E ai de quem esquecesse um pecado sequer, estaria pecando muito mais e aumentando a sua "dívida" para com o nosso Deus. Mas caros leitores/visitantes não estou escrevendo este pequeno texto para falar dos pecados da infância de antigamente. Estou aqui para falar simplesmente de pecado de adulto, mas precisamente da omissão, caracterizada na falta de ação, na ausência de atitudes das pessoas no mundo atual, de gente que tem uma missão, que está no papel de "fazer" mas se omite. Todos nós sabemos o quanto a omissão das autoridades contribui para o atraso, o retrocesso de um país,  de uma cidade ou de uma região. A omissão por parte de educadores também leva à uma formação ou educação deficitária, atrofiada. Se um médico se omite, por falta de vocação ou outros motivos, a atender um paciente o prejuízo poderá ser incalculável, poderá custar uma vida. Quando os pais se descuidam da educação e da atenção para com seus filhos, e aí muitas vezes, talvez sem perceber eles acabam sendo omissos no importantíssimo papel de educadores e cuidadores de sua prole, todos nós conhecemos os "exemplos" que resultam desses descuidos paternos e maternos... A omissão de um padre ou outro religioso que tem a responsabilidade de pastorear seus rebanhos, pode significar perdas de almas... Portanto, caros leitores ou visitantes, temos que assumir as nossas  responsabilidades, exercendo nossa vocação, prestando o serviço  para o qual fomos designados ou a nós foi confiado, caso contrário, não estamos sendo dignos (as) da missão ou do posto que ocupamos, e aí estaremos no lugar errado e, ainda por cima tirando a chance de outra pessoa fazer e fazer melhor!!!... E, pense como tem gente nesse mundo de meu Deus, no lugar errado!!!  Se eu decido, por algum motivo ou conveniência própria ser omissa, certamente estou prejudicando alguém que necessita daquela minha ação. Estarei também colaborando para que  a vida daquela criatura continue, naquele aspecto, muito pior. E isso é, infelizmente, las- ti- má- vel!!! Em nossa vida pessoal, muitas vezes, existem certas atitudes que são inadiáveis, ou a gente age mesmo quando não temos a certeza de que aquela ação será bem sucedida ou corremos o risco de, mais tarde, arrependidos, lamentarmos  e admitirmos a nossa própria incompetência e medíocridade!!!"


                                                   Aparecida Ramos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas