Musica Indiana Brasil


"Olá, há poucos dias, assistindo a TV Gazeta num programa à tarde, conheci um pouco sobre esse site que divulga a música indiana, incluindo os mantras que podem servir para facilitar a concentração e meditação, para energizar, para adormecer ou acordar, etc. assim  sendo, também suavisam, acalmam o espírito... Passei a seguir, e vou divulgar em meu blog para que voces também conheçam um pouco essa riqueza cultural diferente e muito valiosa."

                        Aparecida Ramos








A música indiana é um mistério a ser desvendado. Este site visa reunir, produzir e compartilhar informações sobre música indiana clássica e devocional (mantras). Junte-se a nós e mergulhe no universo de cultura e devoção desta arte milenar.










Recordo-me do início do meu estudo. Como músico eu queria aprender muitas melodias diferentes, o mais rápido possível, para poder mergulhar em suas cores e texturas exóticas. 







Depois de alguns meses pesquisando sem sucesso em livros e sites, busquei um professor que pudesse me iniciar no mistério das melodias indianas. Começamos com o raga Yaman e nela vi se passarem longos meses e anos.

Ao ver que meu professor, com sua calma yogica, não saía do mesmo raga, me lancei a pesquisar outras formas de estudo, todas se mostrando infrutíferas e sem sucesso.

Foi em um bate papo (em busca de informações musicais) com um indiano estudante de Sitar que encontrei a resposta que tanto buscava. Comentei com ele que estava estudando a raga Yaman havia um ano e que queria passar para uma nova melodia e ele, tranquilamente, me respondeu: - “Shankara, não se preocupe, estou há 4 anos estudando o raga Boopali. Quando for a hora de mudar de raga seu professor o fará!”.

Pensei imediatamente: - “Se ele estuda o raga Boopali (com cinco notas) há tanto tempo, imagine eu, estudando uma escala com sete notas”? (risos)

E assim foi. O estudo evoluiu com o tempo e a dedicação, dando espaço para um entendimento maduro e duradouro, onde todas as ansiedades se dissipam. 


No Oriente temos dez escalas principais, das quais todas as ragas originam-se. Elas são como o grande rio Ganges e seus incontáveis afluentes. Embora venham da mesma fonte e possuam a mesma natureza


, cada parte tem sua característica própria.










Estas melodias, quando combinadas com novas formas e regras, formam incontáveis novas melodias (ragas). Como analogia, podemos pensar em uma cor e todas as suas escalas de variações.

O fato de citar esses nomes, por si só, poderia induzir o leitor a um questionamento profundo e, por vezes, insolucionável – posto que é certo que o mesmo encontrará respostas diferentes para as mesmas ragas, pois um mesmo nome pode levá-lo para caminhos completamente divergentes, caminhando por um largo labirinto de melodias exóticas, abrindo assim espaço para um mistério quase que indesvendável.

Certa vez eu estava em um recital de música clássica indiana e um estudante erudito de música indiana afirmou que o músico estava tocando uma nota fora da ordem da escala (arohana). Ao conversar com o intérprete, ele declarou: - “a complexidade de uma raga é muito maior que os resumos literários. Suas interpretações vêm com muito estudo e profundo entendimento da rasa (sentimento) que envolve aquela melodia (raga). Apenas um Guruji(professor) é capaz de transmitir tais ensinamentos. Quem toca por livros está fadado a nunca experimentar a mais pura essência de um raga”. 


Dedico esta matéria ao meu professor e fonte de inspiração constante - Ram Helder



por Sandro Shankara

(Fonte: MUSICA INDIANA BRASIL)
             ( Do músico:Sandro Shankara)
"A música é como um tapete, feito com muitos fios e fibras entrelaçados, de cores variadas, que formam desenhos geométricos no espaço antes de darem lugar ao silêncio. Um músico é como um tecelão que desenha sons no espaço vazio, e nos comove."




Swami Dayananda








Postado por: Aparecida Ramos


Comentários

Postagens mais visitadas