Semana (Maior) Santa

Estamos na Semana Santa, tempo quaresmal, tempo de reflexão da nossa condição humana de pecadores, e de penitência.Tempo de grande abundância da graça (gratuita) de nosso Deus e Pai, por isso, não devemos deixar passar em branco ou desapercebido esse período tão especial em nossa vida cristã. Devemos lembrar, sim, que cada momento é único, e quem sabe se teremos outra Semana Santa. 

Lembro muito bem que antigamente a Semana Maior era muito mais respeitada e muito mais vivenciada.Os pecados naquele tempo eram pecados"inocentes" tipo assim: não falar palavrões ou"nomes feios", não brigar (entre as crianças), não brincar com as (poucas) bonecas (na época, geralmente eram de pano), pois as mesmas nesses dias eram "bruxas", pobres e inocentes bonecas...também  não podíamos usar batom, nem  olhar no espelho, não varrer a casa à tarde na quinta e, sexta feira Santa pela manhã. Nem falar alto com alguém a gente podia. E a lista de "pecados" não parava por aí. Não se podia costurar, nem pegar em agulha, nem em tesoura. Hoje, temos outras definições de pecado, que nem sempre as religiões pregam sobre os mesmos: os grandes pecados sociais caracterizados e presentes no desrespeito e abandono aos pobres, incluindo as crianças, as mulheres, os negros, idosos, analfabetos (funcionais ou não), as mães solteiras,  índios, homossexuais,  enfim, em toda e qualquer forma de exclusão que marginaliza, deforma e muitas vezes mata ou  embrutece, desumaniza o humano, o sagrado que é a pessoa, criada à imagem e semelhança de Deus.
Vejo na ausência ou na falta de prática de políticas públicas verdadeiras e eficazes um grande pecado cometido por inúmeros dirigentes e governantes em nosso país. A corrupção que tanto contribui para o atraso e empobrecimento da população, é mais um (talvez um dos maiores) desses  pecados sociais e,  principalmente um crime que deveria ser considerado como crime hediondo ou crime  contra a  humanidade, mesmo porque essa praga acontece ou está presente em inúmeros países do mundo. Se voce não concorda  com este texto, não tem problema, acima de tudo, lembre-se: estamos em um país democrático, portanto, temos liberdade de expressão para falar o que quisermos ou pensamos, desde que isso seja feito  com elegância, e sem tentar ferir a imagem de alguém. 

Desejo-lhes, de coração, uma Páscoa abençoada e feliz...,onde, realmente, Cristo possa reinar, sempre. E os nossos corações possam estar sempre disponíveis para vivenciar e transmitir o principal mandamento que Ele (há mais de dois mil anos) nos ensinou: Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei.

Comentários

Postagens mais visitadas