MANIFESTAÇÃO A FAVOR DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF E DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, EM BRASÍLIA
Movimentos sociais e sindicatos ligados ao Partido dos Trabalhadores realizam na tarde desta quinta-feira protestos em defesa da presidente Dilma Rousseff e contra o processo de impeachment em pelo menos 17 Estados e no Distrito Federal. Os principais locais da manifestação, onde são esperados um número maior de pessoas, são Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperada na capital federal.
Os principais alvos de ataque dos manifestantes são o vice-presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o juiz Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato em Curitiba na 1ª instância. Entre os participantes do grupo, estão militantes de partidos como PT e PCdoB, integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terrra, entre outros grupos.
Todos os servidores da Câmara dos Deputados foram autorizados a sair mais cedo por causa da manifestação que acontece nas proximidades do Congresso Nacional. O texto, enviado pelo diretor-geral da Casa, Romulo Mesquita, "dispensa o ponto" dos funcionários a partir das 17h. A decisão, segundo Mesquita, é para "facilitar o retorno dos funcionários às suas casas, em decorrência do ato que bloqueará os acesso aos prédios da Câmara". Ainda de acordo com a mensagem, "os servidores que ainda não completaram a sua jornada ordinária terão automaticamente suas horas abonadas".
Segundo uma sindicalista da CUT, entre 700 e 1.000 ônibus estão a caminho de Brasília, onde a Polícia Militar estima que cerca de 10 mil manifestantes participam do ato.
Érico Brás é retirado de avião e acusa companhia de racismo
Érico Brás estava com a mulher quando foi retirado da aeronave no aeroporto de Salvador
O ator Érico Brás e a mulher dele, Kênia Dias, foram expulsos de um voo da empresa Avianca que decolaria do Aeroporto Internacional de Salvador na manhã desta quinta-feira, 31. O casal foi classificado pelo comandante como "uma ameaça à segurança da aeronave".
Como eles se negaram a sair do avião, que seguiria para o Rio Janeiro, policiais federais foram acionados para retirar a dupla da aeronave. O desentendimento começou depois que o comandante pediu que a mulher de Érico guardasse uma bolsa no bagageiro.
"Um comissário tinha autorizado que ela colocasse embaixo (junto aos pés), mas o comandante veio e disse que não podia. Como estava tudo cheio, ela pediu para ele arranjar um local para colocar. Ele, então, pegou e enfiou (bolsa) com grosseria no bagageiro", relatou o artista.
Érico contou que questionou o tratamento do comandante e o chamou de mal educado. "Ele, então, pediu para que eu deixasse o avião porque eu era uma ameaça, sendo que ele que me agrediu. Me senti extremamente impotente", disse Érico, classificando o caso como uma atitude "peculiar de quem é racista".
A presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), Célia Domingues, que também estava na aeronave, também considerou que houve racismo. "Não usaram palavras (racistas), mas com certeza o tratamento foi", disse, acrescentando: "Foram extremamente grosseiros. O comandante cismou que Érico colocou o dedo na cara dele e ele não colocou. Então, começou o bate-boca".
Polícia Federal
Após serem acionados, os policiais federais disseram que o comandante era a maior autoridade dentro de um voo e, como ele se negava a continuar a viagem com o casal no avião, o ator e a mulher tiveram que sair.
Um grupo de passageiros ficou insatisfeito com a decisão e desceu da aeronave junto com o casal.
Outro voo
"Me forçaram a descer e depois me colocaram em um ônibus para ser levado até o pátio. Nem acompanharam a gente no pátio. Como sou uma ameaça e sou colocado em outro voo?", questiona Érico.
Depois de registrar ocorrência na Agência Nacional de Aviação (Anac), o casal e os demais passageiros foram deslocados para um voo da Gol. Érico disse que também pretende registrar queixa por dano moral e racismo no Rio de Janeiro.
Por conta da mudança de voo, Érico contou que perdeu uma gravação no Projac, estúdio da Rede Globo, que estava agendada para esta manhã.
A Avianca, por meio da assessoria, negou qualquer ato de racismo e disse que a empresa "despreza qualquer tipo de manifestação preconceituosa". A aérea também alegou que o desentendimento estava comprometendo a pontualidade do voo e em respeito aos demais passageiros foi solicitada a saída do casal.
"No caso referido, a Polícia Federal foi acionada, como é praxe no setor, porque um grupo de clientes recusou-se a seguir as orientações dos comissários sobre a acomodação das bagagens", afirmou a empresa, em nota.
A equipe de reportagem do Portal A TARDE entrou em contato com a Polícia Federal, mas ninguém foi localizado.
Sírios pintam e colorem campo de refugiados para manter viva a memória de casa
Quase 80 mil deslocados da guerra civil síria vivem em Za'atari, na Jordânia
Retroceder
AnteriorPróximaO campo de refugiados de Za'atari, na Jordânia, é o lar de quase 80 mil sírios deslocados, vítimas da guerra civil que assola o país há cinco anos. Muitos deles, têm vivido por anos no acampamento empoeirado, incolor e sem vegetação, segundo descrição feita pelo site Mashable, que nada lembra suas casas ou cidades natais.
O campo de refugiados de Za'atari, na Jordânia, é o lar de
quase 80 mil sírios deslocados, vítimas da guerra civil que
assola o país há cinco anos. Muitos deles, têm vivido por
anos no acampamento empoeirado, incolor e sem vegetação
segundo descrição feita pelo site Mashable, que nada lembra
suas casas ou cidades natais.
Recentemente, artistas que vivem no local decidiram transformar
o campo e pintaram diversos murais, colorindo a paisagem
Jornalista que tirou as mamas por câncer fala sobre diagnóstico precoce: “ Só pensava: vou morrer”
Elaine Bast relembra diagnóstico de tumor na mama e cirurgia
Elaine Bast retirou as duas mamasBruno Santos/Folhapress
Logo depois de fazer uma reportagem sobre câncer, a jornalista Elaine Bast descobriu tumores na mama esquerda. O diagnóstico precoce possibilitou o aumento na chance de cura e tratamento menos intenso. Em novembro do ano passado, ela retirou toda a mama atingida pela doença, mas também a direita de forma preventiva. Durante participação no Fórum O Futuro do Combate ao Câncer, promovido pela Folha de S.Paulo, nesta quarta-feira (30), ela falou sobre a importância de descobrir a doença ainda no início.
— Fiz a cirurgia apenas. Não precisei fazer radioterapia, quimioterapia porque tive um diagnóstico precoce. Então, nunca precisei fazer tratamento. Meu diagnóstico veio porque meu médico havia pedido um check-up completo, inclusive a Sociedade Brasileira de Mastologia sugere a mamografia a partir dos 40 anos. Eu nunca tive casos de câncer na família, já tinha tido dois filhos, amamentei e nunca tomei hormônio. Ou seja, não tinha algo que pudesse ser fator de risco.
A jornalista, que foi correspondente internacional da Globo por cinco anos nos Estados Unidos, relembra a sensação ao descobrir que que estava com câncer.
— Lembra quando o Brasil perdeu por 7 a 1 para a Alemanha? Foi a mesma sensação de quando te falam que você tem câncer. Que aquilo nunca poderia acontecer com você? Já tinha feito matérias sobre o assunto, inclusive quando eu descobri o câncer, eu tinha acabado de fazer uma reportagem sobre o tema. Mas quando você se vê na situação, você esquece tudo.
Ela ainda relembra que abriu o exame em casa e pesquisou na internet o que significava aquele resultado. Ao perceber que estava com câncer ficou “muito assustada”.
— Só pensava: “vou morrer, vou morrer”. No consultório, quando meu médico foi me dar o diagnóstico, eu só via a boca dele se movimentando, mas não conseguia prestar atenção em nada. Pensava que iria morrer. Na verdade, não tinha medo de morrer, mas em deixar meus dois filhos.
Porém, o fato de seu médico ter explicado o que era a doença e tudo que aconteceria no tratamento, trouxe segurança a jornalista. E, foi essencial na luta contra o câncer. Na mesma operação de retirada dos seios, ela resolveu colocar prótese de silicone.
— Há o estigma que o câncer vai matar exatamente porque a gente não conhece. Eu tive a sorte do meu médico passar mais de uma hora comigo no consultório me explicando tudo. Quando a gente recebe o diagnóstico, a gente fica muito enfraquecido. Por isso, o médico precisa ter olhar mais humanizado, pois, o paciente se sente mais forte quando tem o respaldo.
Apesar de ter passado por muitos obstáculos e até ter “ficado o dia inteiro trancada no quarto” após descobrir a doença, ela diz que o câncer fez mudar a sua postura diante da vida.
— Aprendia a ser menos ansiosa e comecei a fazer meditação. Aliás, antes tivesse resolvido fazer isso antes [risos].
Ex-lutador é preso suspeito de estuprar filha de 2 anos e enteada de 9
A Polícia Civil do Amapá prendeu em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, um ex-lutador de MMA de 22 anos. Ele é suspeito de abusar sexualmente da filha de 2 anos e da enteada de 9 anos. A prisão ocorreu em flagrante dentro da própria delegacia, quando o suspeito tentava intimidar a mãe das vítimas enquanto ela denunciava o caso na terça-feira (29). O ex-lutador negou todas as acusações.
“A mãe chegou na delegacia e disse que a filha de 9 anos foi estuprada. Nesse momento, o autor do fato chegou para intimidá-la. Pedi para ele esperar na recepção e voltei a escutar a mãe. Quando ela me disse que uma sobrinha viu tudo, fui direto na recepção e o prendi em flagrante”, contou o delegado Charles Corrêa.
A investigação aponta que o caso foi descoberto pela prima de 11 anos das vítimas, que teria visto a menina de 9 anos e o suspeito em relações sexuais dentro do quarto da casa onde ele mora na noite de segunda-feira (28). A testemunha relatou o caso para a mãe da vítima, que denunciou à Polícia Civil no dia seguinte.
Segundo o delegado Charles Corrêa, durante o depoimento da vítima de 9 anos, foi descoberto que a irmã dela, de 2 anos, também teria sido abusada sexualmente pelo ex-lutador. Exames no hospital teriam constatado o ato libidinoso contra as crianças.
“Na entrevista com a psicóloga, a menina de 9 anos disse que não era filha legítima do ex-lutador, mas a irmã dela, sim. Ela contou que eles [suspeito e vítima de 2 anos] costumavam ficar trancados dentro do quarto sem deixar entrar. Desconfiamos e fomos fazer o exame na criança de 2 anos e não deu outra. Também foi estuprada”, afirmou Corrêa.
Os abusos sexuais costumavam acontecer na casa do suspeito durante a noite após a mãe das vítimas deixá-las com o ex-lutador enquanto trabalhava como garçonete em Oiapoque. O casal está separado há três semanas, mas os atos libidinosos aconteciam há pelo menos um ano.
Em depoimento na delegacia, o suspeito negou os abusos e disse ser usuário de cocaína. A Polícia Civil acredita que o ex-lutador fazia uso diário da droga e praticava os atos sob efeito do entorpecente.
O ex-lutador está preso na delegacia e depois será encaminhado ao presídio de Oiapoque. Ele responderá pelo crime de estupro de vulnerável com base nos depoimentos das vítimas, da sobrinha testemunha e dos exames feitos pelos médicos. As vítimas estão sob a guarda da mãe e recebem acompanhamento psicológico.
TJPB absorve prefeito e ex-prefeito de Nazarezinho
O prefeito do município de Nazarezinho, Salvan Mendes Pedrosa, e o ex-prefeito, Francisco Gilson Mendes Luiz, foram absolvidos pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão realizada nesta quarta-feira (30). Eles haviam sido denunciados, pelo Ministério Público Estadual, por não haverem recolhido a contribuição patronal junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nazarezinho (IPRESMUN) nos exercício de 1997 a 2004 e de 2005 a 2009, enquanto estiveram à frente do Poder Executivo.
Para o relator da Ação Penal, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, não há como impor condenação aos denunciados, pois embora esteja comprovado o não repasse, não há comprovação de apropriação indébita, o que seria condição essencial para a consumação do delito.
Ainda na peça inicial, os acusados teriam celebrado contratos de parcelamento da dívida, porém, não honraram os acordos, deixando parcelas em atraso, o que fez multiplicar o valor do débito tributário.
O relator esclareceu que o não pagamento não teria se dado por vontade própria dos acusados, enquanto prefeitos, considerando que são débitos antigos, que remontam à fundação do IPRESMUN. “Desde então, por erro ou desconhecimento das regras legais, nunca foram depositadas as parcelas relativas à contribuição patronal, gerando uma dívida de proporções exageradas e, assim, difícil de ser adimplida sem prejudicar o funcionamento normal da máquina administrativa”, pontuou.
O desembargador afirmou ainda que a situação “chegou ao ponto de que, qualquer pessoa que assumir a condição de prefeito de Nazarezinho, fatalmente deverá ser processada pela falta de pagamento do antigo débito”.
Em relação à dívida, o relator afirmou que terá que ser resolvida no âmbito civil e administrativo.
O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido nesta quarta-feira (30) emitiu pareceres contrários à aprovação de contas anuais oriundas de duas Prefeituras e duas Câmaras de Vereadores.
No primeiro caso, a Corte reprovou as contas de 2012 do ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, José Lavoisier Gomes Dantas, a quem impôs débito de R$ 32,5 mil por gastos insuficientemente comprovados, despesas não licitadas e utilização de recursos financeiros em obras públicas alheias à natureza do Fundeb, de onde provieram. Todavia, cabe recurso da decisão tomada conforme voto do relator Arnóbio Viana, ocasião em que o ex-prefeito terá a oportunidade de apresentar ao TCE a documentação por enquanto faltosa ao processo.
O não recolhimento de contribuições previdenciárias contribuiu para a desaprovação, por maioria, das contas de 2013 do prefeito de Brejo dos Santos, Luiz Vieira de Almeida, conforme voto do relator Fábio Nogueira.
O presidente da Câmara de Cachoeira dos Índios, Aurino Rodrigues Pereira, teve a desaprovação das contas de 2013 e deve restituir aos cofres públicos a importância de R$ 9.040,00, quantia por ele recebida em função do cargo, também, de motorista do prefeito municipal. A decisão, conforme entendimento do conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo, deu-se por maioria de votos.
Outro ex-presidente de Câmara de Vereadores – neste caso, Joaquim Bezerra Batista, do município de Poço de José de Moura – teve as contas de 2013 reprovadas em vista de despesas sem comprovação documental. A ele, foi imposto débito próximo de R$ 25 mil. Cabem, também, recursos em todos esses casos.
O TCE aprovou as contas de 2013 dos prefeitos de Itabaiana (Antonio Carlos Rodrigues de Melo Junior) e Assunção (Rafael Anderson de Farias). Ainda, as das Câmaras Municipais de Remígio (2014, com ressalvas), Mataraca (2014, com ressalvas) e Nova Palmeira (2013),
A Universidade Estadual da Paraíba obteve a aprovação às contas de 2013. As da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor Alice de Almeida, exercício de 2013, foram aprovadas com ressalvas, como entendeu o relator Antonio Cláudio Silva Santos. Houve aprovação, ainda, às contas do exercício de 2014 procedentes do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba.
O TCE entendeu pela irregularidade de contrato celebrado pela Secretaria de Administração do Estado com a empresa Fácil Soluções Tecnológicas em Informática Ltda. para execução de serviços de controle de margem de créditos consignados. A decisão deu-se conforme voto do conselheiro Nominando Diniz relator do processo decorrente de denúncia acerca da não licitação desse contrato.
Conduzida pelo presidente Arthur Cunha Lima a sessão plenária do TCE teve as participações dos conselheiros Arnóbio Viana, Nominando Diniz, Fábio Nogueira e Fernando Catão. Também, dos conselheiros substitutos Antonio Cláudio Silva Santos, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz.
Meninas refugiadas são forçadas ao casamento em busca de uma “vida melhor”
Meninas refugiadas são forçadas ao casamento em busca de uma “vida melhor”
Noivas sírias e suas famílias vivem em um acampamento improvisado no Líbano
Retroceder
Anterior
Próxima
Para tentar escapar da guerra civil que devasta a Síria desde 2011 e da pobreza em que o país vive, meninas sírias de até nove anos estão sendo forçadas a se casar com homens mais velhos, em busca de uma “vida melhor”.
Acima, Rukayya, de apenas 14 anos. Ela recebeu um ursinho de pelúcia como presente de noivado
Paquistão: número de mortos em atentado sobe para 72, incluindo 29 crianças
Um homem-bomba de 28 anos detonou o dispositivo dentro de um parque lotado de crianças
Socorristas são vistos em local de atentado ocorrido em Lahore, Paquistão, neste domingo (27)ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
As autoridades paquistanesas elevaram hoje (28) para 72 o número de mortos no atentado suicida deste domingo (27) na cidade de Lahore, no Leste do país.
Zaeem Qadri, porta-voz do governo da província de Punjab, da qual Lahore é capital, afirmou que entre os mortos estão 29 crianças. Mais 315 pessoas ficaram feridas no atentado, no parque público Gulshan-i-Iqbal, acrescentou o porta-voz, citado pela agência oficial chinesa Xinhua.
Zaeem Qadri informou ainda que já foram identificadas 54 vítimas, cujos corpos foram entregues aos familiares.
O atentado, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo taleban Jamaat ul Ahrar, foi praticado por um homem-bomba de 28 anos, procedente da cidade de Muzaffargarh, pertencente a Punjab.
O suicida entrou no parque e acionou o explosivo que tinha no corpo, perto da área de jogos para crianças, por isso a maior parte das vítimas é formada por crianças e mulheres, disse um integrante da administração da cidade, Mohammad Usman, acrescentando que o número de vítimas pode ser maior.
O ministro-chefe de Punjab, Shahbaz Sharif, anunciou três dias de luto e disse que todos os edifícios governamentais da província vão colocar a Bandeira Nacional a meio-mastro.