quinta-feira, 14 de julho de 2011

Extremo

Rússia diz que Gaddafi tem plano "suicida" contra capital da Líbia


O regime do ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, tem um plano "suicida", que consiste em "explodir" a capital, Trípoli, em caso de ataque das forças opositoras. A afirmação é do emissário do governo russo para para o conflito, Mikhail Marguelov, em uma entrevista ao jornal Izvestia publicada nesta quinta-feira (14).
- O primeiro-ministro líbio me disse em Trípoli: 'se os rebeldes tomarem a cidade, a cobriremos de mísseis e a explodiremos'. Penso que o regime de Gaddafi tem realmente um plano suicida neste estilo
Marguelov - que fala árabe e visitou a Líbia em junho - também manifestou dúvidas sobre as alegações de que o regime líbio tem poucas munições.
- Gaddafi não utilizou um só míssil terra-terra, e tem muitos. Isso leva a duvidar que faltem armas. Em tese, Trípoli pode ter poucas munições para os tanques e as armas leves, mas o coronel tem uma grande quantidade de mísseis e explosivos.
"Dias contados"
Nesta quarta-feira (13), a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que os Estados Unidos e a Rússia já consideram que Gaddafi está com os dias contados no governo líbio.
Ela ainda ressaltou a necessidade de “estar preparados para quando isso acontecer”. Gaddafi tem ainda de cumprir os pontos essenciais exigidos pela comunidade internacional: frear a violência contra seu povo, retirar suas forças e abandonar o poder, indicou Hillary.
Já Lavrov reconheceu que a posição de Moscou em relação à Líbia “diverge” da visão de Washington, em particular no que se refere à “forma de seguir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU”. Ele destacou, no entanto, que a Rússia tem menos divergências neste assunto com os Estados Unidos do que com "alguns países europeus".
Ao menos oito rebeldes morreram e 30 ficaram feridos em combates ontem, contra as tropas leais a Gaddafi nos arredores da cidade líbia de Al Asaba. Após repelir uma ofensiva das forças de Gaddafi, os rebeldes chegaram nesta quarta-feira às colinas que dominam Al Asaba - última cidade antes de Gharyane, que com suas guarnições serve de barreira no caminho a Trípoli.

Com R7


 Do Portal Nordeste 1

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial