segunda-feira, 5 de maio de 2025

"Quando a desgraça perde a graça"

 Espiamos pela janela da nossa aflição tentando ver como agir, mas estamos indecisos. Tentando sobreviver, tateando para não cair no abismo, indagamos: "O que aconteceu, qual a última novidade, o que você está achando?"-como crianças perdidas no bosque onde pais cruéis as largaram.

A vontade é fingir que não é tão grave, respirar fundo e olhar para outro lado. É acreditar em autoridades que riem e qe ordenam, ainda, ao pobre povo que continue consumindo, e que apontam dedos levianos para outros lados, outros países, outras gentes. "Não fui eu, foram eles..."

A gente se defende minimizando. Cair na toada do "não tem problema, o Brasil é assim mesmo, logo vamos sair dessa", banalizar questões gravíssimas para que a vida se torne mais suportável, tudo isso pode trazer algum alívio - mas certamente há de piorar a doença que nos devasta.

(...) Por Lya Luft (livro: Paisagem brasileira, dor e amor pelo meu país, 2015).

A mesma autora do livro "Perdas & Ganhos"

Constatações, pensamentos, opiniões dessa autora sensacional, que continuam tão atuais como se fossem escritos nos dias de hoje. 

Lya nos apresenta um país em crise, onde a cada dia mais e mais escândalos não apenas na política, na saúde, na educação etc, etc, etc, vêm à tona através dos meios de comunicação. E, como se não bastassem, nesses últimos dias as mídias noticiaram os roubos aos idosos aposentados, assalariados da Previdência Social.


 

"Durante anos, os sindicatos ou associações cobravam de R$ 5 a R$ 50 por mês de aposentados e pensionistas. Para isso, conseguiam autorização do INSS para os chamados "descontos associativos". Só que os pagamentos precisavam ser autorizados pelos contribuintes, o que não aconteceu. 

A investigação apontou que algumas entidades falsificavam assinaturas dos aposentados.

“Foi uma fraude contra os aposentados, pessoas que estão em fase adiantada da vida, naturalmente debilitadas. Foram vítimas fáceis desses criminosos que se apropriaram das pensões e aposentadorias”, disse o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowsky.

Há exatamente um ano, em uma entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, o presidente do INSS confirmou a existência de fraudes e disse que os prejudicados tinham direito ao ressarcimento".

Leia a matéria na íntegra, acessando:

https://www.band.com.br/noticias/jornal-da-band/ultimas/operacao-pf-esquema-inss-202504232059


Nenhum comentário:

Postar um comentário