Há alguns meses venho lendo, pesquisando, estudando sobre o "Haicai". Tenho, inclusive, vários já produzidos e alguns publicados. Também já participei de Concursos no Brasil, e ultimamente num Internacional.
"Haicai ou Haiku é conhecido como o menor poema do mundo. De origem japonesa, o haicai é composto por apenas três versos curtos, nos quais se conta uma história.
"Seu nome deriva de dois termos: “hai” - brincadeira - e “kai” - harmonia. Acredita-se que o haicai seja um desdobramento do waka - gênero poético que surgiu no Japão."
A simplicidade é um elemento fundamental de um haicai, cujas palavras difíceis e abstratas não fazem parte da sua proposta poética. Nesse estilo de texto, os temas mais explorados são referentes ao cotidiano e à natureza. A forma direta, objetiva e divertida do haicai se tornou popular em diversos países, ganhando contornos rítmicos e temáticos específicos de acordo com cada lugar."
"Para fazer um haicai é preciso entender sua estrutura e características. Como mencionamos anteriormente, os haicais são poemas objetivos, que apresentam uma linguagem simples e podem ou não ter um esquema de rimas e títulos.
Somado a isso, para fazer um haicai é preciso obedecer à regra de sua estrutura. Ele é composto por três versos formados por 17 sílabas poéticas, no qual o primeiro verso tem cinco sílabas poéticas, o segundo tem sete e o terceiro tem cinco.
Contudo, o haicai pode apresentar formas modificadas em alguns países, visto que alguns escritores não seguem o padrão tradicional de sílabas, trazendo um poema com silabação livre, geralmente com dois versos mais curtos e um mais longo".
Em outra postagem trarei mais informações a respeito deste estilo poético: Haicai/Haikai: menor poema do mundo.
Gratidão pela atenção!
Beijos com poesia.
Graça e paz... sempre!!
Aparecida Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário