POLÍTICA - Lula erra em live e leva checagem da Agência Lupa

 Empresa de fact checking identificou afirmações falsas do presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de checagem da Agência Lupa, que identificou erros nas declarações do petista durante live na terça-feira 13.

Na transmissão, Lula disse que as obras de quase 3 mil creches estavam paralisadas até 1º janeiro. Contudo, o painel de monitoramento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostra que existem 275 obras com recursos federais paralisadas e 941 inacabadas na educação infantil do país. Ao somar tudo, chega-se ao resultado de pouco mais de 1,2 mil obras — quase três vezes menos que o citado pelo chefe do Executivo.

Lula disse também que o governo do PT conseguiu promover o acesso de 16 milhões de brasileiros ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas a prova aplicada a estudantes nunca atingiu esse número de inscritos. O pico foi registrado em 2014, com 8,7 milhões de inscrições.


Menos de 6 mil pessoas assistiram à transmissão de Lula

O programa “Conversa com o Presidente”, transmitido no YouTube, teve menos de 6 mil espectadores simultâneos. A live durou pouco mais de 30 minutos e foi realizada no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo.

YouTube video

Lula reconheceu que seu objetivo era angariar um público maior. “Gosto de programa de rádio e televisão”, disse. “Falamos e conseguimos passar uma mensagem para as pessoas fazerem coisas boas. Estamos numa guerra contra as fake news e precisamos vencer o ódio.”

A baixa audiência da live gerou repercussão nas redes sociais. Ex-jornalista da Rede Globo e atualmente contratado da TV Brasil, Marcos Uchôa aumentou em 250 vezes o número de espectadores na transmissão.

“Acho que tinha 1,5 milhão de pessoas, mais ou menos, simultâneas”, disse o jornalista, em entrevista ao portal UOL. Ao ser confrontado pela apresentadora Fabíola Cidral, que relatou o verdadeiro número da audiência da live, Uchôa 

Lula reconheceu que seu objetivo era angariar um público maior. “Gosto de programa de rádio e televisão”, disse. “Falamos e conseguimos passar uma mensagem para as pessoas fazerem coisas boas. Estamos numa guerra contra as fake news e precisamos vencer o ódio.”

A baixa audiência da live gerou repercussão nas redes sociais. Ex-jornalista da Rede Globo e atualmente contratado da TV Brasil, Marcos Uchôa aumentou em 250 vezes o número de espectadores na transmissão.

“Acho que tinha 1,5 milhão de pessoas, mais ou menos, simultâneas”, disse o jornalista, em entrevista ao portal UOL. Ao ser confrontado pela apresentadora Fabíola Cidral, que relatou o verdadeiro número da audiência da live, Uchôa recuou. “Não fui eu que pesquisei”, disse. “Eu estava ouvindo umas pessoas falarem isso. Não sei da onde que tiraram. Perdoem aí.”

Revista Oeste

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