'Parecia um museu de horror', diz delegado que encontrou arsenal nazista na casa de pedófilo

Uma operação para prender um homem acusado de pedofilia, no Rio de Janeiro, acabou resultando na apreensão de vasto material nazista na casa dele. Os policiais encontraram também armas novas e antigas - todas com vasta munição.


'Parecia museu de horror', diz delegado que encontrou arsenal nazista na casa de pedófilo
'Parecia museu de horror', diz delegado que encontrou arsenal 
nazista na casa de pedófilo

Na reportagem especial deste domingo (16), o Fantástico fez um alerta: grupos extremistas que pregam o ódio e a intolerância estão se espalhando pelo Brasil e se organizando para sair da internet e partir para o ataque. São pessoas que falam abertamente em matar judeus, negros e homossexuais, ressuscitando discursos nazistas, e a polícia já descobriu que eles têm acesso a armamento pesado.

Uma operação para prender um homem acusado de pedofilia no Rio de Janeiro, por exemplo, acabou resultando na apreensão de vasto material nazista na casa dele. Os policiais encontraram também armas novas e antigas - todas com vasta munição.

"Aí, olha a MP5, metralhadora original da Segunda Guerra. Temos uma 380, uma 9mm e um magnum 44. Essa arma aqui mata até elefante. E a quantidade de munição... Muita munição, para todas as armas", aponta o comissário Francisco Cardoso.

A polícia ainda não conseguiu avaliar o valor das peças encontradas no mercado ilegal e precisou chamar especialistas em história para assessorar os peritos. Um deles, com 21 anos de experiência, disse que "nunca havia pegado um caso como esse".

Debora Levy, diretora do Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro, identificou vários objetos ligados ao nazismo: "Aqui um quadro, pôster, que na época se usava para convocar jovens a se alistarem. Essa aqui é uma farda com vários remendos". 

O dono de tudo isso se chama Aylson Proença Doyle Linhares e tem 58 anos. Uma das provas encontradas pela polícia foi o passaporte dele, que tem registros de viagens todo ano para a Alemanha - algumas com meses de duração. Agora, a polícia investiga se havia uma organização por trás dele e se o material seria vendido.

"Nós nos dirigimos um dia para lá, não esperando o que a gente encontrou, e nos surpreendemos. Não somente com essa quantidade de material de cunho nazista, mas também com várias armas. Não somente armas nazistas, mas armas atuais escondidas em vários pontos da residência. Parecia um museu de horror", revela o delegado Luis Mauricio Armond Campos.

🎧 OUÇA O PODCAST COM BASTIDORES DA INVESTIGAÇÃO

Assista à reportagem completa:

Grupos neonazistas se espalham pelo Brasil e começam a se armar
Grupos neonazistas se espalham pelo Brasil e começam a se armar

 ttps://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/01/17/parecia-um-museu-de-horror-diz-delegado-que-encontrou-arsenal-nazista-na-casa-de-pedofilo.ghtml




Comentários

Postagens mais visitadas