HISTÓRIAS DE MUDANÇA Conheça a história de Alice


Alice tem 7 anos e mora no interior da Paraíba. Assim como Alice, mais de 1.800 crianças participam das atividades do programa de Apadrinhamento da ActionAid na região, chamado de “Cirandas da Borborema”. Nos encontros, as crianças aprendem brincando sobre temas importantes, como o respeito às diferenças, o uso da água e a preservação do meio ambiente.

Eu gosto porque tem muita criança, brincadeira e teatro com a vovó Amorosa, que é muito divertida e animada. Aprendi que os animais são amigos. Temos músicas, e antes que a vovó chegue, as pessoas se reúnem para cantar. Lá eu encontro meus amigos e meus primos.

Os pais de Alice são agricultores e precisam fazer trabalhos informais para complementar a renda. Toda a família tem se beneficiado das oficinas e projetos capitaneados pela ActionAid junto com nossa parceira local AS-PTA.

A AS-PTA ajuda minha família a vender produtos para as escolas da região. Minha mãe, minha avó Nadi e as amigas delas fazem bolos e tapioca. Quando tem festa na escola elas levam tudo para vender. Outras famílias fazem a mesma coisa. Minha família também tem uma tenda agroecológica. Minha mãe vende milho, tapioca, acerola, gergelim, tomate, batata, inhame, leite e outras coisas.

Alice também gosta de acompanhar a mãe nas formações para as famílias agricultoras. Assim, a menina cresce aprendendo sobre a importância da agroecologia para uma alimentação saudável e sem veneno, além de conviver pacificamente com a natureza.

Minha mãe me leva para as atividades. Eles conversam sobre como cuidar das plantas, do meio ambiente, e eu aprendo sobre a natureza. Sei que é importante, que não devemos maltratar os animais e que não devemos jogar lixo. Gosto de ir a essas atividades com minha mãe, porque aprendo e conheço novos amigos. 

Quer incentivar mais trabalhos como esse? Apadrinhe uma criança!

https://actionaid.org.br/historias_de_mudanca/alice/

Comentários

Postagens mais visitadas