Editorial. Vote com tranquilidade; garanta a democracia


Os eleitores podem se dirigir hoje às suas respectivas seções eleitorais com a certeza de que as urnas eletrônicas são seguras e vão expressar corretamente a vontade de cada um, cuja soma de votos vai apontar o novo presidente do Brasil para um mandato de quatro anos, com cerimônia de posse marcada para o dia 5 de janeiro de 2019.

Todos os boatos que circularam em torno de possíveis fraudes ou vulnerabilidade da votação eletrônica foram derrubados por explicações cabais da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber. Uma delas, facilmente comprovável, sem a necessidade de nenhum teste: o sistema vem sendo usado há 22 anos sem nenhum tipo de fraude comprovada.

Um dos questionamentos em relação à urna eletrônica é o receio de que ela possa ser hackeada, porém isso é impossível, pois o equipamento nunca é ligado à internet. Desde o ano de 2016 são obrigatórios testes de segurança, nos quais especialistas são convidados a tentar violar o sistema da urna. Caso descobertas, eventuais falhas são corrigidas. Porém segundo O TSE, até agora não foi encontrado nenhum problema que possibilitasse a manipulação dos votos ou formas de alterar o resultado expresso pelo eleitor. O último desses testes foi realizado em novembro do ano passado, sem que fossem verificadas desconformidades.

Além disso, todo o processo de votação será acompanhado pela Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos. O grupo, composto por 48 especialistas de 18 nacionalidades, já havia trabalhado no primeiro turno. A missão, liderada por Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica, atestou que tudo correu bem, sem nenhuma irregularidade. No segundo turno, o comitê voltará a atuar nos mesmo moldes, o que é mais uma garantia da lisura do pleito.

Voltando à urna eletrônica, ela deveria provocar orgulho e não ser alvo de críticas, pois é uma invenção tipicamente brasileira. Ela foi criada por um grupo de técnicos, funcionários públicos, da Justiça Eleitoral. O objetivo, plenamente alcançado, foi o de facilitar o processo de votação, tornando-o mais rápido e seguro.

Portanto, no dia de hoje, vote com tranquilidade e garanta a democracia.
 https://www.opovo.com.br/jornal/dom/2018/10/editorial-vote-com-tranquilidade-garanta-a-democracia.html

Comentários

Postagens mais visitadas