FESTA JUNINA - TRADIÇÕES NORDESTINAS

Entenda os significados das quadrilhas, fogueiras, barracas, brincadeiras e bandeirinhas. Conheça mais sobre essa festa tipicamente brasileira e que todo mundo gosta.
Por todo o país, centenas de cidades celebram as festas para Santo Antônio, São João e São Pedro com superstição e tradição. Conheça algumas das maiores Festas Juninas do Nordeste e divirta-se!
A tradição de Caruaru
Conhecida como a capital do Forró, a Festa de São João de Caruaru pode durar até um mês e tem tudo aquilo a que leva direito: pau de sebo, correio elegante, casamento caipira... Sem falar das Drilhas, grupos de quadrilhas que se reúnem atrás de trios elétricos na Avenida Agamenon e levam a música, a dança e a cultura para as ruas da cidade. Grandes nomes do ritmo sertanejo já estiveram presentes na festa, como Elba Ramalho, Luan Santana e Zezé di Camargo e Luciano. Em relação as comidinhas, a cidade oferece o Festival das Maiores Comidas do Mundo, com chocolate quente, pamonha, cuscuz, pipoca e pé de moleque de tamanhos gigantes, feitos pela própria comunidade. Pelas barraquinhas, também é possível saborear outras comidas típicas da culinária nordestina, como canjica, cozido de milho, arroz doce e tapioca.
A maior Festa de São João do Mundo
Durante o mês de junho, Campina Grande se enfeita para a maior Festa de São João do Mundo. O evento ganha proporções gigantescas em número de público. São mais de 100 casais para a cerimônia do casamento coletivo, num total de 30 dias de festas e a expectativa de mais de 2 milhões de pessoas aproveitando uma das melhores festas juninas do Nordeste. Dentre a programação, o Dia de São João conta com show de fogos de artifício que chega a durar mais de 10 minutos e também há a Locomotiva Forrozeira, um passeio de trem aos finais de semana que leva os passageiros de Campina Grande até o distrito de Galante com apresentações ao vivo de forró em cada vagão. Ao chegar no destino, grupos de dança e barraquinhas repletas de quitutes recepcionam os foliões.
O Forró toma conta de Aracaju
Aracaju também está na lista! O Forró Caju oferece aproximadamente 15 dias de comemorações de festa junina, com cerca de 140 atrações regionais e nacionais, como Dominguinhos e Elba Ramalho para animar o público. Não se preocupe se não souber dançar, é muito comum encontrar professores de forró que se mostram dispostos a ensinar os turistas a conhecer o ritmo e tentar algumas coreografias ao som do Trio Pé-de-Serra. Além disso, você vai matar a fome com caruru, uma comida típica de Aracaju que está presente em quase todas as barraquinhas.
Há várias definições para a origem da Festa Junina. Uma delas diz que tal festa surgiu nos países de origem católica. A festa foi introduzida para comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro que são todos comemorados no mês de junho. Antigamente, o termo "Festa Junina" era denominado "Joanina". 
As festividades foram introduzidas no Brasil através da colonização dos portugueses. Na época ocorria uma miscigenação da cultura portuguesa, chinesa, espanhola e francesa. Isso explica algumas tradições presentes na Festa Junina. Da França, veio a dança com passos marcados, o que influenciou as quadrilhas brasileiras. Da China, surgiu a tradição dos fogos de artifício, região onde teria surgido a manipulação da pólvora. E da Península Ibérica, teria vindo a dança de fitas, comum em Portugal e Espanha. Com tempo, tudo isso foi sofrendo mudanças influenciadas pela cultura brasileira.

NO NORDESTE

As Festas Juninas são tradicionalmente nordestinas. Lá, a presença de grandes eventos nessa época é comum. Há disputa de quadrilhas na dança, a dança do personagem do Folclore brasileiro boi bumbá, e os nativos da região aproveitam a época para agradecer a Deus a vinda do período de chuvas, raro no ano, que mantém o sustento das famílias dependentes da agricultura.
Serve também para aquecer a área econômica da região, já que muitos turistas visitam as cidades para presenciarem os festejos.
Há ainda a presença de grupos festeiros que passam cantando e dançando pelas ruas das cidades e são presenteados por guloseimas deixadas nas portas e janelas das casas pelos moradores.



No Sudeste

Na região Sudeste, onde se intensificam as metrópoles, são comuns a realização de quermesses. Normalmente são realizadas por igrejas, escolas, sindicatos e empresas. Nestas festas são montadas barracas dos mais variados tipos; desde brincadeiras como pesca e tomba-lata até comidas como milho verde e churrasco. Há a presença de grupos de quadrilhas que se apresentam para o público.

Fogueira de São João

Segundo a tradição, as fogueiras nas festas juninas existem pois foi uma ordem dada por Isabel (mãe de São João Batista) assim que deu à luz ao seu filho em 24 de junho. O fogo foi a forma de comunicar o nascimento à Maria (mãe de Jesus) que estava em outro ponto do vale. Maria também estava grávida, e seis meses depois Jesus nascia.

Quadrilha

É a dança coletiva típica da festa junina. Casais vestidos a caráter, moças com vestidos rodados e de panos simples e remendados e homens de camisa quadriculada, calças remendadas e chapéu de palha, dançam ao som de forró e músicas tradicionais de quadrilha. No meio da dança aparecem falsos obstáculos falados pelo narrador como cobras, pontes quebradas e fogueiras.
Bandeirinhas
Antigamente, as imagens dos três santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) eram gravadas em bandeiras e colocadas na água e em seguida, as pessoas eram banhadas com esta água purificada. Com o passar dos anos, essa brandeiras deram lugar às bandeirinhas coloridas que conhecemos.

Bumba Meu Boi

Conhecido também como Boi Bumbá, essa dança faz parte do Folclore brasileiro. Mais comum na região Nordeste, pode ser apresentado juntamente com as quadrilhas. A dança surgiu no século XVIII como crítica à situação social dos negros e dos índios. A dança traz encenações religiosas na luta da igreja contra o paganismo. Mas qual é a história do Bumba Meu Boi?
Reza a lenda que um fazendeiro abastado, possuía um boi forte e muito bonito que sabia dançar. Pai Chico, um de seus subordinados, acaba por roubar o boi para satisfazer a sua mulher grávida que estava com desejo de comer língua de boi. Percebido a ausência do animal, o fazendeiro pede para que seus empregados achem o animal e o encontram doente. Curado através de rituais feitos por pajés, o fazendeiro descobre a intenção de Pai Chico e acaba o perdoando. Para celebrar a volta da saúde do animal, o fazendeiro organiza uma grande festa.

Comidas Típicas...

As comemorações juninas surgiram para comemorar a fartura das colheitas no solstício de Verão. O mês de junho é o mês da colheita do milho, por isso a presença do grão nas receitas juninas é tão comum. Normalmente, nas quermesses encontramos: Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, entre outros exemplos. 
Além das receitas de milho, temos também na época, arroz-doce, bolo de amendoim, pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho-quente, batata doce, entre outras guloseimas.

Estilos Musicais...


Os tipos de músicas presente nessas festas são normalmente o forró, baião, xote, reisado, samba de coco e as cantigas tipicamente de festas juninas.

https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/167192

Comentários

Postagens mais visitadas