A reviravolta no caso Grégory Villemin, menino de 4 anos cujo assassinato intriga a França há 3 décadas

Foto de arquivo de Grégory VilleminDireito de imagemAFP
Image captionGrégory Villemin tinha 4 anos quando foi encontrado morto no rio Vologne, na França.
O assassinato do pequeno Grégory Villemin, há 32 anos, é um dos maiores enigmas policiais da história moderna da França.
Em 16 de outubro de 1984, o corpo do menino de 4 anos apareceu com as mãos e os pés atados no rio Vologne, perto de sua casa, no nordeste do país.
Sua morte desencadeou uma trama de rivalidades familiares, cartas anônimas com ameaças, pistas falsas e erros judiciais que geraram um grande interesse midiático.
Mas o culpado do crime jamais foi encontrado.
Na última terça-feira, o juiz Jean-Michel Lambert, que desempenhou um papel fundamental na investigação, foi encontrado morto em sua casa com uma sacola de plástico na cabeça.
Segundo a polícia, não há indícios de violência.
Lambert, que tinha 32 anos quando foi designado para julgar o caso de Villemin, havia admitido que cometeu erros naquele que foi o primeiro trabalho de sua carreira como juiz.
A família de Grégory Villemin duante o velórioDireito de imagemAFP
Image captionTanto o pai quanto a mãe da criança passaram anos na prisão e depois foram compensados pelos erros judiciais
"É um caso que me perseguiu por toda a minha carreira, toda a minha vida", disse o magistrado durante uma entrevista em 2014.
A Justiça reabriu as investigações no mês passado diante do surgimento de novas evidências que levaram à detenção de três familiares do pai da criança.

Como foi a investigação?

O primeiro suspeito do caso foi Bernard Laroche, um primo do pai do menino. Foi uma cunhada sua, Muriel Bolle, quem depôs contra ele e o mandou para a prisão.
Um ano depois, porém, Bolle retirou sua declaração - e Laroche foi solto.
Semanas depois, ele morreu baleado pelo pai do menino, Jean-Marie Villemin, que foi preso pelo crime.
Após alguns meses, o juiz Lambert focou a investigação na mãe da criança, Christine Villemin.
A mulher acabou acusada de infanticídio em 1985, mas as acusações foram retiradas em 1993.
Jean-Michel Lambert em 2014Direito de imagemAFP
Image captionO primeiro caso de Jean-Michel Lambert como juiz foi o do assassinato de Grégory Villemin
Em 1987, Lambert foi substituído por outro juiz, Maurice Simon, cujas pesadas críticas sobre o trabalho de seu antecessor vieram a público nesta quarta-feira.
Segundo o canal francês de notícias BFMTV, Simon havia escrito sobre o que descreveu como "desordem intelectual" de Lambert em suas anotações pessoais.
"Estou em meio a um erro judicial em todo o seu horror", escreveu ele sobre as acusações contra a mãe de Grégory Villemin.
O mesmo Lambert havia admitido que não estava preparado para lidar com o enorme interesse que o caso despertou e se queixado do escasso apoio judicial que recebeu.

Por que o caso foi reaberto?

A ciência forense evoluiu bastante nas últimas três décadas, e os avanços na tecnologia de DNA deram novas esperanças aos investigadores do caso.
Christine Villemin na cena do crimeDireito de imagemAFP
Image captionChristine Villemin (terceira a partir da esquerda) esteve presa entre 1985 e 1993 pelo assassinato do filho
Em junho, três membros da família do pai do filho assassinado foram detidos pela polícia.
O tio-avô do menino, Marcel Jacob, e sua esposa, Jacqueline, passaram por uma investigação formal por sequestro seguido de morte - e acabaram soltos.
A terceira detida foi Muriel Bolle, que enfrenta acusações parecidas.
Os investigadores acreditam que a mulher, que tinha 15 anos na época do assassinato, retirou o depoimento que deu em 1984 devido a pressões familiares.
Bolle se declarou inocente e fez uma greve de fome que terminou nesta terça, o mesmo dia em que o juiz Lambert foi encontrado morto.

Tópicos relacionados

Comentários

Postagens mais visitadas