BBC Brasil responderá a pergunta sobre Reforma da Previdência; envie sua dúvida

Direito de imagem
Pessoas são atendidas em guichês da Previdência Social
O governo deseja que, para se aposentar, o brasileiro tenha no mínimo 65 anos de idade e 25 anos de contribuição. E para receber o valor integral, seria necessário quase meio século de trabalho.
Estas e outras ideias estão sendo discutidas na Câmara, que avalia a proposta de Reforma da Previdência enviada pela gestão Michel Temer - o plenário deve votá-la na metade do ano. Mas uma coisa é tida como certa: os brasileiros vão precisar trabalhar por mais tempo para garantir a aposentadoria.
Além disso, é possível que recebam menos, já que o governo também sugeriu mudar o cálculo de quanto cada aposentado receberá. A nova conta vai levar em consideração todos os salários do período em que o trabalhador contribuiu com a Previdência, inclusive os valores mais baixos, que, pela regra atual, ficam de fora.
De acordo com Temer, as mudanças são necessárias para garantir que as contas públicas do Brasil sejam sustentáveis.
No início do ano, o governo anunciou um rombo de quase R$ 150 bilhões do INSS (que cuida dos profissionais da iniciativa privada) em 2016, ante R$ 85,81 bilhões no ano anterior - o deficit da previdência do setor público ficou próximo desse valor, mas ela tem menos gente e salários muito mais altos.
Diante do intenso debate sobre o assunto, a BBC Brasil irá responder a uma pergunta de leitor sobre como as possíveis novas regras podem afetar a vida dos brasileiros.
Escolha abaixo uma faixa de idade e mande uma pergunta sobre como ela será afetada. A melhor questão será tema de uma reportagem. Participe!
bbc

Comentários

Postagens mais visitadas