Obama é eleito o 12º melhor presidente da história dos EUA


Barack Obama: ex-presidente dos EUA, democrata foi eleito um dos melhores líderes da história do país© image/jpeg Barack Obama
São Paulo – Um mês depois de ter deixado a Casa Branca, o democrata Barack Obama foi eleito o 12º melhor presidente da história dos Estados Unidos (EUA), segundo um ranking produzido pela rede de televisão C-Span e que contou com a participação de 91 historiadores e pesquisadores dedicados à análise dos 43 nomes que já exerceram a presidência.
No ranking geral, o primeiro lugar é de Abraham Lincoln, que assumiu o posto em 1860 para se tornar o 16º presidente dos EUA. Lincoln é uma figura histórica relevante não apenas para o seu Partido Republicano, mas para todos os americanos: em 1863 assinou a Proclamação da Emancipação, que aboliu a escravidão nos estados onde esse sistema ainda vigorava.
De acordo com a lista, que avaliou o desempenho dos presidentes em dez categorias diferentes, o republicano é ainda o melhor líder que os americanos já tiveram nas categorias “Justiça para Todos” e “Liderança durante crise”.
No segundo lugar, está o primeiro presidente da história do país, George Washington, líder máximo entre os anos de 1789 e 1797. Assim como Lincoln, ele deixou um legado importante para os EUAao ter participado ativamente da guerra contra o Reino Unido que resultou na independência e da elaboração da constituição americana.
Na 12ª colocação, Barack Obama. O democrata foi avaliado pela primeira vez, já que apenas em 2017 é que deixou o cargo. Segundo a avaliação dos historiadores, Obama foi o 3º melhor líder no que diz respeito ao requisito “Justiça para Todos”. Seu desempenho piora, contudo, quando na categoria “Relacionamento com o Congresso”, onde ocupa a 39ª colocação.
Seu antecessor, o republicano George W. Bush, aparece na 33ª posição. O 43º presidente dos EUA e filho do ex-presidente George H. W. Bush registrou o melhor desempenho na categoria “Justiça para Todos”, na qual figura na 19ª colocação.
Responsável pela invasão do Iraque em 2003, um evento hoje visto como “desastroso” pela comunidade internacional, Bush filho teve na categoria “Relações Internacionais”, o seu pior desempenho e está posicionado em 41º.
Arquivado em:MUNDO
msn

Comentários

Postagens mais visitadas