Cubanos e Fidel: a indiferença com um personagem já esquecido


Pelas ruas de Havana, há poucas menções à morte de Fidel Castro. As homenagens ficaram restritas à Praça da Revolução, visitada por cubanos e turistas

Homenagem a Fidel Castro na Praça da Revolução, em Havana
Os habitantes e turistas de Havana escutaram uma salva de canhão às 9h da manhã desta segunda-feira. “Estão caindo bombas!”, brincou uma grávida com vestido de oncinha. “Proibiram a música e agora temos de ouvir essas coisas”, disse a funcionária de um restaurante. A salva de canhão foi a primeira ação para lembrar o ditador Fidel Castro desde sua morte, na noite da sexta-feira.
Durante dois dias, os cubanos não expressaram qualquer sentimento pela morte do comandante da Revolução Cubana. Foi um final de semana como outro qualquer. Nas conversas, eles sequer se indagavam sobre qual seria a causa da morte do ditador.
Pelas ruas de Havana, há cerca de meia dúzia de cartazes pequenos com a foto de Fidel com um fundo preto, mas eles estão restritos aos prédios públicos, como o Museu da Revolução. Ninguém usa camisetas com o rosto de Fidel, lenços vermelhos ou qualquer outra coisa que lembre o morto ou sua ideologia.
No centro de Havana, todos os que aparecem com bonés verde-oliva de estilo militar e uma estrela vermelha são turistas estrangeiros, principalmente europeus. “Os cubanos não sabem o que é se manifestar espontaneamente em público. Nem mesmo quando há finais de campeonatos esportivos eles vão para as ruas. Só fazem isso quando são mandados pelo governo”, diz a documentarista e música cubana Lia Villares, que vive em Havana.Sendo assim, as manifestações ficaram restritas à Praça da Revolução, que fica a dez minutos de carro do centro. Na segunda-feira, cubanos e estrangeiros enfrentavam filas de quatro horas para ver uma foto de Fidel acompanhada por medalhas, flores brancas e jovens perfilados. No cartaz, uma mensagem importante: “O Partido Comunista de Cuba é o único herdeiro legítimo do legado e da autoridade do comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”.
Fila para homenagear Fidel Castro, na Praça da Revolução, em Havana
Fila para homenagear Fidel Castro, na Praça da Revolução, em Havana (Duda Teixeira/VEJA)
A Praça da Revolução estava povoada por militares em uniforme cáqui. Venezuelanos compareceram com aventais brancos, camisetas pedindo voto para Nicolás Maduro, para o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e com a imagem de Hugo Chávez, mas nenhuma camiseta de Fidel. Equatorianos, mexicanos e espanhóis ostentavam suas próprias bandeiras e outros símbolos nacionais.

http://veja.abril.com.br/mundo/cubanos-e-fidel-a-indiferenca-com-um-personagem-ja-esquecido/

Comentários

Postagens mais visitadas