ANTES QUE "OUTUBRO" TERMINE... (O "novo" derrubou a velha oligarquia) reeditado


Conscientização não é uma palavra fácil de ser pronunciada e utilizada. É algo que não se "põe" na cabeça de ninguém! Não é suficiente (alguém) saber o que se passa ao seu redor para que essa pessoa tome consciência de uma ou mais realidades. A conscientização é um processo, um caminho que precisa amadurecer, ser percorrido e, isso só acontece ou só se constrói através do "caminhar". Somente quando as pessoas estão a par da "situação", quando conhecem seus direitos e deveres, é que podemos (talvez) afirmar que há conscientização.

Resultado de imagem para eloi e geraldo
À direita: Antonio de Eloi, à esquerda: Geraldo Vieira, centro : deputado estadual Tião Gomes.


O “novo” surgiu para “destronar” a velha oligarquia


Com apenas 22 anos de emancipação política, o município (de Sertãozinho - PB) está no término de sua quinta gestão. O primeiro prefeito eleito (Geraldo Vieira) foi também o segundo administrador, beneficiado com a reeleição. Esses dois mandatos foram os mais “profícuos” para o município. O prefeito realizou muitas ações em prol dos munícipes: pavimentou a maioria das ruas, construiu e reformou casas para as pessoas mais carentes, construiu escolas, implantou vários programas sociais, beneficiando principalmente a população de baixo poder aquisitivo etc, etc.

O segundo gestor (Antonio Ribeiro) obteve também a reeleição, tendo sido administrador durante 8 anos. Diante da impossibilidade de se candidatar à mais uma reeleição, o mesmo apresentou para concorrer às eleições em 2012, a secretária de saúde (na época) Márcia Mouzinho. Eleita com (apenas) 37,23% dos votos válidos, a gestora conduziu uma administração "capenga", com poucas ações e muitas reclamações por parte da população insatisfeita com a precariedade dos serviços e, muitas vezes a falta de assistência.
Certamente, não somente eu que não votei na (ainda) atual gestora, mas as pessoas que acreditaram "nela", não esperavam que fosse tão incompetente e descomprometida com a população que lhe proporcionou a honra de conduzir os destinos do município, inclusive sendo a mesma oriunda de outra cidade.

Dessa vez, felizmente o povo acordou, abriu os olhos e percebeu que administrar significa muito mais que beijos, abraços, tapinhas nas costas e elogios com fins eleitoreiros. O povo entendeu que: para ser político não basta ser simpático, educado e reconhecido como cidadão de bem... Tudo isso e muito mais "é" importante, mas não é tudo! Levar às ruas, às casas das pessoas uma proposta nova, pautada no compromisso de se trabalhar pelo desenvolvimento, pelo crescimento não apenas populacional; uma proposta séria de se promover a "humanização" na administração como um todo e oferecer serviços eficientes com mais qualidade à população é essencial, faz e, cá para nós, fez a diferença. Além de contar com a melhor equipe de Campanha, o candidato da Oposição (prefeito recém eleito) é uma pessoa séria, idônea, além de administrador/empregador na área privada, do qual se tem boas referências.

A verdade é que, a onda verde invadiu as ruas e bairros da cidade, percorreu os campos e toda zona rural. O povo clamou por mudança, acreditou na proposta e elegeu Antonio de Elói e Geraldo Vieira (vice), com a aprovação de 63,71% dos votos válidos, na chapa de Oposição!

O prefeito eleito é filho de outro município, mas isso não teve a menor importância na decisão do eleitorado na hora de votar.

O candidato apresentado pela atual gestora (Gilclécio do Cartório, o filho de Sertãozinho) obteve apenas 36,29% dos votos válidos.
Por não haver realizado uma "boa" administração, a prefeita não sentiu-se capaz de concorrer à reeleição.

Os Partidos de Oposição (até então) nunca haviam conseguido chegar ao poder.

Cansada da mesmice; cansada de ver o município vivendo no atraso há 12 anos e apenas uma minoria obtendo mais qualidade de vida e ascensão social, a população deu a melhor das respostas. Antonio de Eloi surge como "esperança" de um futuro melhor. O amanhã a Deus pertence. Mas esperamos dessa administração muito trabalho, respeito a todas as pessoas, atendimento digno e humanizado, com ações concretas e eficientes e serviços de qualidade para o nosso povo, antes tão massacrado e tratado com descaso e, muitas vezes de forma grosseira ou desrespeitosa por parte de alguns dos que fazem a atual administração.


PS.: Vale destacar que Antonio de Eloi foi candidato a vice prefeito há quatro anos, pelo bloco de Oposição. Agora, além de prefeito eleito, conseguiu também eleger o maior número de vereadores.

A maioria das pessoas mais "beneficiadas" pelo poder estão "lá" há 20 anos, inclusive pensavam que nunca iriam perder! Mas a vontade e o poder soberano do povo mostrou que "birô" e prefeitura não tem "dono/a".

*****************************************
Aparecida Ramos


Na ciência política, oligarquia ("oligarkhía" do grego ολιγαρχία[1], literalmente, "governo de poucos") é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação.
A oligarquia é caracterizada por pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios.
Wikipedia
Definições da Web
  1. (oligarquia) regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família; preponderância de um pequeno grupo no poder, especialmente para praticar corrupção e governar em interesse próprio
    http://pt.wiktionary.org/wiki/oligarquia

Comentários

  1. Querida companheira Aparecida Ramos, desde já lhe peço desculpas por ter demorado tanto a comentar sobre o assunto acima.(O “novo” surgiu para “destronar” a velha oligarquia/conciência política ). 1.existe oligarquia reeditada, mas isso não quer dizer que ele seja pra todo o sempre. 1. Não ouve no total uma consciência politica e sim uma consciência da minoria e um protesto comum inconsciente da maioria. Esperei passar o segundo turno pra poder aqui fazer esse comentário. Aiinconsciência do povo é tamanha que já esqueceram da fome e do estado de calamidade em que o país vivel antes da esquerda entrar no poder, a prova disso é que o inconsciente (povo) foi levado pela a mídia a achar que o país só vai melhorar com a direita no poder e inconscientemente a creditam que a esquerda é corrupta (maioria não sabe o que é esquerda ou direita e acham que é oposição e situação). Elói pra maioria vai ser um prefeito bom, eu também acredito nisso, pois ele tem preceitos de honrra, honestidade e etc. Que me faz crer num bom governo. Mas não foi esses preceitos que o elegeu, pois o povo não veem isso num político, se vissem isso não teriam elegido AR15 (o calibre do mau) e não teriam elegido Márcia. O que aconteceu foram três combinações que levou Elói a se eleger, oposição unida, falta de assistencialismo por parte da gestão atual e o novo. Tudo isso junto com uma campanha bem feita, bem organizada fez Elói se eleger, gracas a sua competente coligação e em especial o seu chefe de campanha ver. Vando Cardoso, que com muita competência vivel junto aos demais, três incansáveis meses.

    O povo não tem consciência política, infelizmente. Com sorte pusemos um homem bom e honesto na principal cadeira desse município (Elói).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas