(Reeditado) À mestra querida que me ensinou a "desenhar" as primeiras letras e me alfabetizou!





Sobre os meus primeiros anos de escola

Ainda guardo com muito carinho as lembranças de minha primeira professora. Ela que segurou minha mão tantas vezes, para que eu aprendesse a "desenhar" as primeiras letras e, gradativamente o alfabeto inteiro. Lembro de seus longos cabelos caídos sobre mim, quando a mesma se debruçava para pegar na minha mão e conduzir através das linhas de meu caderno.
Ela lecionava em sua residência. Na época não havia escola construída pelo poder público, na região. Isso só aconteceu alguns anos depois. O trabalho era muito difícil, inclusive quando havia "merenda", era a própria professora quem preparava. Apesar de todas as adversidades, o aprendizado era levado a sério pela maioria dos alunos. Havia bastante esforço, mais interesse,e respeito por aqueles que se desdobravam para transmitir conhecimento, ainda que fossem precárias as condições.


Eu agradeço por haver encontrado em meu caminho, pessoas tão especiais, bondosas e dedicadas!
Dona Maria de Lourdes... a quem eu, durante alguns anos pedia a bênção porque ela era madrinha de crisma de minha mãe, e eu, na minha ingenuidade acreditava que era minha também rs.

SALVE, SALVE TODOS OS NOSSOS PROFESSORES!!!

Comentários

Postagens mais visitadas