Casal que comoveu os EUA com luta conjunta contra doença degenerativa morre com dias de diferença


Foto de Dalton e Katie na praiaImage copyrightYOUCARING
Image captionDrama do casal comoveu americanos
Um jovem casal que viveu uma espécie de versão da vida real do livro - que virou filme - "A Culpa é das Estrelas" e comoveu os Estados Unidos morreu com poucos dias de diferença.
Katie Prager, de 26 anos, morreu nesta quinta-feira na cidade de Flemingsburg, no Estado do Kentucky, dias depois do marido, Dalton Prager, de 25.
O casal sofria de fibrose cística, uma doença não contagiosa, mas terminal. Em A Culpa é das Estrelas, dois adolescentes com câncer vivem uma história de amor.
Segundo um comentário feito pela mãe de Katie no Facebook, a jovem morreu em casa, onde já estava em cuidados paliativos havia semanas.
"Sei que Dalton estava esperando por ela de braços abertos, além de suas duas avós e um bando de parentes e amigos que foram embora antes dela. Os próximos dias serão duros, mas eu terei conforto por saber que minha filha viveu a vida", escreveu a mãe.
Dalton morreu em um hospital da cidade de St. Louis, no Estado do Missouri, a mais de 600 km de Flemingburg.
O casal em hospitalImage copyrightYOUCARING
Image captionJovens se casaram em 2011, dois anos depois de se conhecerem pelo Facebook
Os dois se casaram em 2011, após de apaixonarem via Facebook dois anos antes - Katie viu uma foto de Dalton no hospital e ofereceu um ombro amigo para conversar sobre a doença, que costuma matar os pacientes antes dos 40 anos.
Os médicos se opuseram ao romance desde o início, avisando que seria perigoso para os dois se encontrarem pessoalmente, já que Dalton era portador de uma bactéria oportunista, a Burkholderia cepacia, que complica ainda mais o estado de saúde de que tem fibrose cística.
Katie contraiu a infecção, mas o casal viveu uma vida relativamente saudável nos anos seguintes e até comprou uma casa em Flemingsburg. "A gente se divertiu. Foi algo como um conto de fadas", disse a jovem em uma entrevista à rede de TV CNN dias antes de morrer.
Em 2014, a doença comprometeu demais os pulmões do casal, e os dois se internaram em um hospital de Pittsburgh à espera de um transplante. Dalton conseguiu o seu em novembro daquele ano, mas Katie precisou travar uma longa batalha com planos de saúde até receber o seu, em julho do ano passado.
Os problemas, porém, continuaram: ele teve que lutar contra um câncer linfático e continuou sendo assolado pela fibrose. O transplante de Katie, por sua vez, nunca funcionou bem e ela passou por diversas internações até ser desenganada no início deste mês.
Por causa disso, os dois viveram separados seus últimos meses de vida e tinham se visto pela última vez em 16 de julho, quando celebraram o quinto aniversário de casamento.
Katie e Dalton se abraçam no hospitalImage copyrightYOUCARING
Image captionO casal passou os últimos meses de vida separado por causa da doença
Com uma séria infecção, Dalton não conseguiu visitar a esposa por uma última vez - sua morte foi acompanhada por Katie pela internet.
Ela disse à CNN não ter qualquer arrependimento.
"Dalton me deu alguns dos melhores anos da minha vida. Eu prefiro ter passado apenas cinco anos apaixonada e totalmente feliz do que sozinha durante 20 anos."
A fibrose cística entope os pulmões com muco, tornando difícil a respiração.
"Dalton tentou muitas vezes (visitar Katie). Infelizmente, seu corpo não concordou com o que ele queria fazer", disse a mãe do rapaz, Renee, a um jornal de St. Louis.
O casal arrecadou dinheiro para o tratamento por meio de doações e publicou um blog sobre suas experiências.
bbc brasil

Comentários

Postagens mais visitadas