Defensoria registra crescimento nos casos de violência contra a mulher

Foram 232 atendimentos nos cinco primeiros meses do ano.
Órgãos de proteção acreditam que a quantidade de casos é maior.

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/07/defensoria-registra-crescimento-nos-casos-de-violencia-contra-mulher.html


Nos cinco primeiros meses deste ano foram registrados 232 atendimentos relacionados à violência contra a mulher na Defensoria Pública do Estado. Em 2015, o número não passou de 142. Só que os órgãos de proteção acreditam que a quantidade de casos é ainda maior. (Veja o vídeo)
A Defensoria registou 51 atendimentos somente em maio deste ano. O número é duas vezes maior que o registrado no mesmo mês de 2015. A quantidade de casos cresceu, mas a rede de assistência ainda é pequena. São 12 delegacias especializadas para atender os 139 municípios do estado.
"Ela [mulher] pode ir no Ministério Público, na delegacia, na Defensoria e Tribunal de Justiça. Em qualquer lugar ela pode se encaminhar narrando a necessidade da proteção e será encaminhada ao órgão competente", explicou a defensora pública Elydia Monteiro.Porém, a denúncia pode ser feita em qualquer outra delegacia ou em instituições que fazem parte da rede de apoio à mulher.
"Culturalmente, o entendimento é de que as mulheres podem ser agredidas e violadas. Muitas delas sequer se reconhecem nessa situação", afirmou.
Maria Gomes é um exemplo dos traumas que os abusos podem causar. Ela sofreu violência doméstica durante 20 anos. A mulher conta que já passou momentos difíceis e luta para superar o trauma, mas não se arrepende de ter denunciado.
"Não tenha medo! Enfrente a sociedade, mesmo se alguém rir, mesmo que alguém fale. Enfrente, sem vergonha", disse.
tópicos:

Comentários

Postagens mais visitadas