Bois exaltam religiosidade na 2ª noite de Festival de Parintins, no Amazonas


Caprichoso e Garantido se apresentaram no Bumbódromo. 
Festa continua neste domingo (26).


Ritual é um dos pontos principais das apresentações dos bois de Parintins (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Ritual é um dos pontos principais das apresentações dos bois de Parintins (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Mais um show de cores, sons e coreografias foi apresentado no segundo dia do 51º Festival Folclórico de Parintins, município a 369 km de Manaus. Os bois Caprichoso e Garantido mostraram na arena do Bumbódromo traços da religiosidade e cultura Amazônica.
O Garantido abriu a noite. Às 20h, o bumbá começou a desenvolver uma apresentação que abordou as tradições e a fé cabocla. A abertura contou com a participação de Romeiros de Nossa Senhora do Carmo e com a cantora Márcia Siqueira, que emocionou o público interpretando a canção Romaria.
Márcia Siqueira cantou Romaria  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Márcia Siqueira cantou Romaria (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Outro ponto alto da apresentação do boi vermelho e branco foi a lenda amazônica Macacos Vermelhos. Durante a encenação, a torcida se dividiu e "duelou". Na arena, uma alegoria gigantesca trouxe a cunhã-poranga, Verena Ferreira, que representa a índia mais bela da aldeia.  O boi Garantido apresentou um ritual da etnia indígena Kanamari.
Boi Garantido chegou em uma alegoria  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Boi Garantido chegou em uma alegoria (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Caprichoso
O boi-bumbá Caprichoso fechou a noite. Pontualmente às 23h a agremiação folclórica iniciou seu espetáculo. A abertura contou com a presença de tribos coreografadas que arrancaram aplausos da torcida azulada.

O trabalho de pescadores foi exaltado na encenação do item figura típica regional. O tema desenvolvido na segunda noite foi "Viva Nossa Floresta".
Tribos coreografadas foram aplaudidas durante apresentação em Parintins (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Tribos coreografadas foram aplaudidas durante apresentação em Parintins (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Um dos pontos altos da apresentação azul foi a evolução da rainha do folclore, Brena Diana, que exaltou a mistura de ritmos e a riqueza do folclore. O bumbá azul e branco apresentou o ritual Monhagaripi, inspirado em um rito fúnebre indígena.
Pajé do Caprichoso de transformou em uma cobra durante sua evolução  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Pajé do Caprichoso de transformou em uma cobra durante sua evolução (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
A terceira noite de disputa será iniciada pelo Caprichoso, às 20h deste domingo. Apenas sete itens serão avaliados. São eles: Apresentador - item 1; Levantador de Toadas - item 2; Batucada ou Marujada - item 3; Amo do Boi - item 6; Boi-Bumbá Evolução - item 10; Toada, Letra e Música - item 11;  e Galera - item 19.
Sinhazinha dança com o boi Garantido (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Sinhazinha dança com o boi Garantido (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
tópicos:

Comentários

Postagens mais visitadas