terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Da crise síria à lama de Mariana: o ano de 2015 em 9 fotos icônicas

Do corpo do menino sírio carregado por um policial numa praia da Turquia à "onda" de resíduos químicos que ainda se espalha por Minas Gerais e Espírito Santo.
O ano de 2015 trouxe imagens fortes - e a internet se encarregou de espalhá-las por todo o planeta.
Nem todas, entretanto, são dramáticas. Neste clima de fim de ano, convidamos você a rever algumas das mais marcantes no Brasil e no mundo:

A garotinha rendida na Síria

Image copyrightOsman Sagirli
Hudea, de 4 anos, confundiu a câmara fotográfica com uma arma e levantou as mãos para o alto, rendida.
A menina foi fotografada no campo de refugiados de Atmeh, na Síria. "Percebi que estava aterrorizada só depois que vi a foto. Ela levantou as mãos e mordeu os lábios. Geralmente crianças saem correndo, escondeu seus rostos ou sorriem quando veem uma câmara", disse o fotógrafo turco Osman Sağırlı, autor do clique.

'Mujica superstar' no Rio

Image copyrightMidia Ninja
Ele deixou a presidência do Uruguai, mas não a vida pública, como se vê na foto abaixo.
A imagem não foi registrada em Montevidéu, mas na concha acústica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em agosto deste ano. O encontro com os estudantes foi ideia do próprio José "Pepe" Mujica, que havia vindo ao Brasil para participar de um seminário da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur).
No aniversário de 80 anos do uruguaio, a BBC Mundo foi até a casa de Mujica e fez perguntas enviadas por milhares de leitores em todo o planeta.

Um 'tsunami' de lama química

Image copyright
AFP
Em 5 de novembro, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, controlada por Vale e BHP Billiton, liberou o equivalente a quase 25 mil piscinas olímpicas repletas de resíduos de produtos químicos, água e lama.
O rastro de destruição e prejuízos cruzou os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e chegou ao oceano Atlântico. Quase dois meses depois, a empresa ainda não esclareceu as causas do acidente.

As faces de Plutão

Image copyrightNASA JPLJHU SwIR
"Ficamos todos de queixo caído com o que vimos", disse à BBC o astrônomo britânico Nigel Henbest, da Universidade de Leicester.
Sua surpresa é compartilhada pelo restante da comunidade científica que, graças à sonda New Horizons da Nasa (agência espacial americana), pode conferir pela primeira vez imagens em alta resolução deste planeta anão.

Adeus à 'dama da poeira'

Image copyrightAFPSua foto deu a volta ao mundo após o ataque às torres gêmeas em 2001.
Conhecida como "dust lady" (dama da poeira, em tradução livre), Marcy Borders morreu em agosto deste ano, vítima de câncer no estômago aos 42 anos. A foto icônica, que a mostra depois de conseguir se refugiar em um edifício vizinho às torres, voltou a circular desde então.

Cinco jovens, 111 tiros

Image copyrightREUTERS
Cinco amigos comemoravam o primeiro salário com carteira assinada de um deles quando uma rajada de 111 tiros disparados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, atingiu seu carro. Todos morreram.
Não foi o primeiro caso - e, segundo estatísticas, não deve ser o último. De janeiro de 2010 a agosto de 2015, 3.256 homicídios decorrentes de intervenções policiais foram registrados, de acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio. Nos primeiros oito meses de 2015, foram 459 mortes.

Pica-pau dá carona a furão

Image copyrightMartin LeMayA imagem deste furão aproveitando a carona de um pica-pau foi feita em um parque em Londres, pelo fotógrafo amador Martin Le-May.
Acredita-se que o mamífero atacou o pássaro, que decolou no susto, levando consigo o inusitado passageiro. Ambos aterrissaram sãos e salvos a alguns metros do fotógrafo.

Menino símbolo da crise síria

Image copyrightAP
Alan Kurdi, de 3 anos, apareceu afogado em uma praia da Turquia, após uma tentativa frustrada de cruzar o mar até a Grécia.
Sua mãe e seu irmão dois anos mais velho também morreram. A imagem, que mostra um policial turco carregando seu corpo, viralizou no início de setembro, chamando atenção mundial para as mortes de migrantes que fogem de países em guerra rumo à Europa.

Nepaleses que nunca foram ao Nepal

Image copyrightBBC World Service
A imagem causou comoção mundial em torno das vítimas do terremoto que atingiu o Nepal em abril.
O único detalhe é que as crianças da foto não eram nepaleses, nem tinham estado no terremoto. A foto, tampouco, é deste ano.
A imagem foi registrada pelo fotógrafo vietnamita Na Son Nguyen em outubro de 2007 em Can Ty, um povoado isolado na província de Ha Gang, no Vietnã.
bbc brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eles estão caçando gays