Do corpo do menino sírio carregado por um policial numa praia da Turquia à "onda" de resíduos químicos que ainda se espalha por Minas Gerais e Espírito Santo.
O ano de 2015 trouxe imagens fortes - e a internet se encarregou de espalhá-las por todo o planeta.
Nem todas, entretanto, são dramáticas. Neste clima de fim de ano, convidamos você a rever algumas das mais marcantes no Brasil e no mundo:
A garotinha rendida na Síria
Hudea, de 4 anos, confundiu a câmara fotográfica com uma arma e levantou as mãos para o alto, rendida.
A menina foi fotografada no campo de refugiados de Atmeh, na Síria. "Percebi que estava aterrorizada só depois que vi a foto. Ela levantou as mãos e mordeu os lábios. Geralmente crianças saem correndo, escondeu seus rostos ou sorriem quando veem uma câmara", disse o fotógrafo turco Osman Sağırlı, autor do clique.
'Mujica superstar' no Rio
Ele deixou a presidência do Uruguai, mas não a vida pública, como se vê na foto abaixo.
A imagem não foi registrada em Montevidéu, mas na concha acústica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em agosto deste ano. O encontro com os estudantes foi ideia do próprio José "Pepe" Mujica, que havia vindo ao Brasil para participar de um seminário da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur).
No aniversário de 80 anos do uruguaio, a BBC Mundo foi até a casa de Mujica e fez perguntas enviadas por milhares de leitores em todo o planeta.
Um 'tsunami' de lama química
AFP
Em 5 de novembro, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, controlada por Vale e BHP Billiton, liberou o equivalente a quase 25 mil piscinas olímpicas repletas de resíduos de produtos químicos, água e lama.
O rastro de destruição e prejuízos cruzou os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e chegou ao oceano Atlântico. Quase dois meses depois, a empresa ainda não esclareceu as causas do acidente.
As faces de Plutão
"Ficamos todos de queixo caído com o que vimos", disse à BBC o astrônomo britânico Nigel Henbest, da Universidade de Leicester.
Sua surpresa é compartilhada pelo restante da comunidade científica que, graças à sonda New Horizons da Nasa (agência espacial americana), pode conferir pela primeira vez imagens em alta resolução deste planeta anão.
Adeus à 'dama da poeira'
Conhecida como "dust lady" (dama da poeira, em tradução livre), Marcy Borders morreu em agosto deste ano, vítima de câncer no estômago aos 42 anos. A foto icônica, que a mostra depois de conseguir se refugiar em um edifício vizinho às torres, voltou a circular desde então.
Cinco jovens, 111 tiros
Cinco amigos comemoravam o primeiro salário com carteira assinada de um deles quando uma rajada de 111 tiros disparados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, atingiu seu carro. Todos morreram.
Não foi o primeiro caso - e, segundo estatísticas, não deve ser o último. De janeiro de 2010 a agosto de 2015, 3.256 homicídios decorrentes de intervenções policiais foram registrados, de acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio. Nos primeiros oito meses de 2015, foram 459 mortes.
Pica-pau dá carona a furão
Acredita-se que o mamífero atacou o pássaro, que decolou no susto, levando consigo o inusitado passageiro. Ambos aterrissaram sãos e salvos a alguns metros do fotógrafo.
Menino símbolo da crise síria
Alan Kurdi, de 3 anos, apareceu afogado em uma praia da Turquia, após uma tentativa frustrada de cruzar o mar até a Grécia.
Sua mãe e seu irmão dois anos mais velho também morreram. A imagem, que mostra um policial turco carregando seu corpo, viralizou no início de setembro, chamando atenção mundial para as mortes de migrantes que fogem de países em guerra rumo à Europa.
Nepaleses que nunca foram ao Nepal
A imagem causou comoção mundial em torno das vítimas do terremoto que atingiu o Nepal em abril.
O único detalhe é que as crianças da foto não eram nepaleses, nem tinham estado no terremoto. A foto, tampouco, é deste ano.
A imagem foi registrada pelo fotógrafo vietnamita Na Son Nguyen em outubro de 2007 em Can Ty, um povoado isolado na província de Ha Gang, no Vietnã.
bbc brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário