Pular para o conteúdo principal

Pesquisa: 47% dos eleitores não votariam em Lula em 2018

© Fornecido por Notícias ao Minuto
O instituto Datafolha realizou uma pesquisa com os eleitores brasileiros e concluiu que a maior beneficiada com a crise política e econômica do governo Dilma Rousseff é a ex-senadora Marina Silva (Rede), que em 2014 ficou em terceiro lugar na disputa presidencial.
Segundo divulgou o jornal Folha de S. Paulo, na simulação que coloca o senador Aécio Neves como candidato do PSDB, Marina avançou três pontos (de 18% para 21%) e agora aparece tecnicamente empatada com o ex-presidente Lula (22%) na segunda posição. O tucano lidera com 31%, mas tinha 35% na pesquisa anterior.
Sobre a intenção de voto no 1º turno
A publicação refere que no cenário que o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Marina lidera isolada com 28%, seis pontos a mais que Lula (que caiu quatro desde junho) e dez a mais que o tucano (que oscilou dois para baixo).
Sobre a intenção de voto no 2º turno
A Folha destaca que um dado que chama a atenção no levantamento é a taxa de rejeição do ex-presidente Lula. Quase metade dos eleitores (47%) afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Segundo o jornal, é uma taxa inferior apenas a atribuída a Ulysses Guimarães (1916-1992) em pesquisas feitas em 1989, quando disputou a Presidência pelo PMDB. Em agosto daquele ano, Ulysses amargou 52% de rejeição, recorde até hoje.
O tucano Aécio é rejeitado por 24% atualmente; o vice Michel Temer (PMDB), por 22%. Alckmin e Marina, por 17%.
O melhor presidente
O estudo identificou que a imagem de Lula como ex-presidente vem perdendo força. Em 2010, ele era visto como o melhor presidente que o Brasil já teve por 71%. No fim de 2014 caiu para 56%; 50% em abril; 39% agora. Apesar disso, segue líder.
MSN

Comentários

Postagens mais visitadas