Duas barragens se romperam em MG e devastaram vilarejo, diz Mineradora


Informação inicial era de que só a barragem de Fundão havia rompido.
Acidente destruiu distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). 

Do G1, em São Paulo

Em um vídeo publicado no perfil da Samarco no Facebook na noite desta quinta-feira (5), o diretor-presidente da empresa, Ricardo Vescovi, disse que duas barragens romperam na unidade industrial de Germano, localizada entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte.
Em nota divulgada pela empresa no fim da tarde, a informação era de que apenas a barragem de Fundão havia desabado. No comunicado, publicado por volta das 23h, Vescovi explica que a barragem de Santarém também se rompeu. O acidente destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana.
desabrigados após queda de barragens em MG (Foto: Lucas Prates / Hoje em Dia / Estadão Conteúdo)Desabrigados foram levados para ginásio em Mariana (Foto: Lucas Prates / Hoje em Dia / Estadão Conteúdo)
Até as 23h desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem uma equipe trabalhando nas buscas, havia confirmado uma morte e 15 desaparecidos. A vítima seria um homem que teve um mal súbito no momento que as barragens romperam – a identidade dele ainda não foi divulgada.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há um balanço oficial de vítimas.
Plano emergencial
Segundo Vescovi, o rompimento foi identificado na tarde desta quinta e, imediatamente, foi acionado o plano de ação emergencial de barragens para priorizar o atendimento das pessoas que trabalham no local ou que vivem próximo às barragens.

"No momento não podemos confirmar as causas e a completa extensão do ocorrido, bem como o número de vítimas. Nosso foco nesse momento crítico é a preservação da integridade das pessoas e do meio ambiente", afirma o diretor-presidente no comunicado.
"Lamentamos profundamente e estamos muito consternados com o acontecido, mas estamos absolutamente mobilizados para conter os danos causados por esse acidente", afirma Vescovi no vídeo.
'Terremoto'
Um dos sobreviventes da tragédia, Andrew Oliveira, que trabalha como sinaleiro na empresa Integral, uma terceirizada da Samarco, disse que, na hora do almoço, houve “um abalo”, mas os empregados continuaram trabalhando normalmente. "Começou a praticamente ter um terremoto", disse sobre o momento que as barragens se romperam.

Um vídeo mostra o desespero de moradores quando as barragens rompem e a lava avançando sobre o vilarejo. Assista abaixo:
Buscas
Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas.

O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. A orientação para os moradores que deixam Bento Rodigues é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.
Segundo a prefeitura, o distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, em 200 imóveis. Mas como outras localidades podem ter sido atingidas pelo mar de lama, a estimativa é de 2 mil pessoas afetadas.
Os desabrigados das áreas atingidas pela lama estão sendo levados para a Arena Mariana, que é um complexo esportivo do município. A prefeitura está pedindo doações de roupas, água mineral, colchões e produtos de higiene pessoal, que devem ser entregues no centro de convenções de Mariana, na Rua Juscelino Kubitschek.
O Ministério Público de Minas Gerais informou que foi aberto um inquérito civil para apurar as causas do acidente e os possíveis responsáveis.
tópicos:

Comentários

Postagens mais visitadas