quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Direto do Recanto... Abaixo o preconceito!!!!!

Orgulhosamente Paraibana, Nordestina
e Livre de PRECONCEITO!


Jamais negarei minha origem, mudarei de "nome", nem "usarei" de nenhuma espécie de preconceito contra quem quer que seja!
Toda e qualquer forma de preconceito é "repugnante"!!!
Depreciar a dignidade humana, ainda que seja alegando "liberdade de expressão" não passa de vil covardia!  O exercício da liberdade pressupõe responsabilidade.
Imagino que o preconceituoso deve ser alguém insatisfeito com ele próprio, quem sabe, sente-se (interiormente) insignificante, por isso parte para atacar os outros.
Jamais trocaria meu bom humor, minha educação, gentileza, respeito, etc, pelo sotaque de ninguém de nenhuma outra Região!!
Tenho amigo/a e amigos/as nesse mundo virtual, pertencentes às demais Regiões, os quais respeito e amo como se fossem irmãos!
Teu preconceito é a parte mais nojenta do ser que ainda não evoluiu. 

Embora eu acredite na evolução do ser humano, acredito também que isso não tem "cura"!

"O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história. 

Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.

O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia."

*************************************
http://www.isisdumont.prosaeverso.net/publicacoes.php

"Aê nordestinos !

"Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner… Ah, a Baiana Pitty também, ou esqueceram?
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor:
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
autor: José Barbosa Júnior - Climatologia Geográfica



30/10/2014 12:56 - Eemanuel
Belíssimos e contundentes textos .O que faz a maldita política que para subir e se manter no puder poe filhos do mesmo País em atritos e conflitos . O País , hoje não é mais o povo do Norte/Nordeste e do Sul/Sudeste , hoje a quantidade de originários de uma região morando em outra é impressionante . Hoje não temos mais como olvidar que a miscigenação Brasileira é muito grande , então porque nessa maldita política suja , nojenta , para angariar votos poe irmãos contra irmãos ? Que Deus tenha piedade de todos nós Brasileiros ( sou de nascimento Português por apenas ter nascido lá . Mas Brasileiro por opcão e amor ), defensor ferrenho deste nosso País sem me preocupar se do Norte , do Sul do Leste ou do Oeste . Pois , se não tenho parentes em todas as Regiões , tenho em algumas e amigos em todas .Deus queira que nosso povo viva , se entenda e defenda o País como País e não como Regiões e que esqueçam as malditas palavras de políticos ante Brasil proferiram na época de eleições para angarias votos . Querida amiga , desculpa o desabafo mas , sou um patriota ferrenho por amor a este País lindo em todas as Regiões sem distinção cada uma delas com suas características próprias . Beijos no seu coração minha querida amiga e desculpa o desabafo .
******************************************

Suas palavras sensatas, solidárias, ecoaram como um hino, justamente da forma que este tema precisava!
Muito obrigada, querido amigo das letras!!!!
Que sua vida e de todos os meus amigos seja infinitamente abençoada!!!!
********************************************

Um comentário:

  1. Pois é.
    andei surpreendida por ouvir palavras rudes e preconceituosas vindas de pessoas que eu jamais poderia dizer que teriam esse tipo de reação.
    Isso só me fez lembrar que ninguém é 100% exatamente igual ao que imaginamos.
    Excelente post!

    ResponderExcluir

Eles estão caçando gays