Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff é reeleita presidente da República com 51% dos votos válidos


Dilma teve apoio do ex-presidente Lula durante a campanha
Dilma teve apoio do ex-presidente Lula durante a campanha

Os eleitores brasileiros escolheram manter Dilma Rousseff na presidência da República por mais quatro anos. A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) foi reeleita neste domingo (26), com 51% dos votos válidos, divulgados oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral 19h04 (horário da Paraíba), quando 96,73% das urnas estavam apuradas. A porcentagem corresponde ao apoio de 52 milhões de pessoas nas urnas. Ela disputou o segundo turno com Aécio Neves (PSDB), que teve 49,9 milhões de votos, igual a 48,91%. Brancos e nulos somaram 6,3%. 

Até as 19h08, Dilma conseguiu 1,3 milhão de votos na Paraíba, o que equivale a 64% dos votos válidos, enquanto Aécio obteve 767,5 mil, igual a 35,74%. 
No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos, enquanto Aécio ficou com 33,55%. A terceira candidata mais votada, Marina Silva (PSB), declarou apoio a Aécio no segundo turno; o tucano também recebeu adesões de Eduardo Jorge e Pastor Everaldo, que somaram 1,36% dos votos no dia 5 de outubro. 
Entre as propostas defendidas por Dilma Rousseff durante a corrida eleitoral estão o combate à pobreza; controle da inflação; aumento da taxa de investimento na economia; ampliação dos serviços de saúde, através da expansão do programa Mais Médicos e da rede de unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ampliação do acesso da população a medicamentos. Ela também considerou prioridade a luta pelos direitos humanos e políticas públicas que garantam mais empoderamento, autonomia e violência zero para as mulheres.
Para o segundo governo, Dilma também prometeu transformar a qualidade do ensino e destinar recursos originários da exploração do petróleo no pré e pós sal para ações na área da Educação. Além disso, a petista se comprometeu em presença do Estado em territórios vulneráveis, incentivando os governos estaduais a aderirem ao Programa Brasil Seguro e ao Programa Crack, é Possível Vencer. Ela propôs a criação da Academia Nacional de Segurança Pública, para formação das polícias, formulação e difusão de procedimentos operacionais padronizados e formação de analistas e garantiu que vai fortalecer o combate às organizações criminosas e à lavagem de dinheiro e o controle das fronteiras.
Natural de Belo Horizonte, capital mineira, Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil pela primeira vez em 2010, com 56,05% dos votos. Ela substituiu Luis Inácio Lula da Silva e recebeu o apoio de 55,7 milhões de brasileiros nas urnas. Antes disso, Dilma foi Ministra-Chefe da Casa Civil, Ministra de Minas e Energia, Secretaria Estadual de Energia, Minas e Comunicações, no Rio Grande do Sul, e Secretária Municipal da Fazenda, em Porto Alegre.
http://portalcorreio.uol.com.br/politica/politica/eleicoes/2014

Comentários

Postagens mais visitadas