EDUCAÇÃO FAMILIAR


A educação constrói uma pessoa e a faz ser da mesma forma
Praticamente a vida toda.
A educação parte do lar. Todavia este não é o único motivo de falta da mesma. No entanto, uma família para ter uma estrutura sólida, necessita estar bem estruturada em amor. Um lar para estabelecer regras, tem que dispor de exemplos para isso, sábios e bons conselhos a serem transmitidos, conceitos e princípios a serem introduzidos, respeitados e seguidos!
Como pais mostrarão o que é certo a seus filhos, se os mesmos agirem de forma tola, estúpida e mesquinha? Se for uma convivência egoísta de pessoas que vivem juntas, porém completamente desunidas. Ou até mesmo de pessoas que tenham se separado e deixado seus filhos de lado. Um lar desfeito leva jovens ao desespero! Relativamente, os meninos partem pro caminho das drogas e as meninas à prostituição (e quando não), vivem contra o casamento por se espelharem no relacionamento falido e frustrante de seus pais.
A violência também é gerada por falta de uma boa educação familiar. Se o que há em um lar é agressão física, verbal e moral. Como não se tornar no mínimo um ser amargurado, revoltado? Disposto a lutar contra tudo e todos, menos contra si mesmo, talvez por não ter forças pra isso. Muita gente não entende porque alguém encadeia sua vida pro mal ou pra escolhas erradas, mal sucedidas e decepcionantes. Muita gente não pensa o bastante, pra sentir que a resposta não está tão distante. Sempre há solução ainda que o coração esteja entregue às ilusões! Quem se une ao bem, encontra sua paz. Quem toma o caminho contrário, sua chance de ser feliz desfaz.
Não há como deixar a vida passar sem ao menos notar: o que há de errado, há como se concertar. E o que ficou pra trás não tem mais como voltar. Deus não criou alguém, para eternamente sofrer. Saiba você que sua própria escolha é a estrada mais estreita do seu proceder!
Ser vítima constante de suas mesmas desculpas, não te ajudará em nada.
Permita-se viver livre do peso esmagador de uma mágoa.
Sei que a educação também está, no espaço do outro respeitar, mesmo que não concorde com seu diferente modo de viver. Mas também há muita gente morta em si mesmo que é notória sua necessidade de renascer.
Sei que é fácil julgar quando aparentemente sua vida foi certinha, enquanto a de outros não.
Mas larga mão do passado, vem viver a vida, novo caminho escrever... construir uma nova educação familiar a partir de você!

Desculpa caro leitor, mas costumo misturar realidade com poesia. Obrigado e abraços a todos que por aqui passarem. 
DANIEL DE MELO GUIMARÃES

Comentários

  1. Texto de autoria do poeta/escritor: Daniel Guimarães, a quem agradeço o compartilhar de Mensagem sábia, reflexiva e oportuna.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas