Resultado do Enem deve ser divulgado na segunda quinzena de janeiro
Notas serão publicadas na página do Inep na internet; neste ano, pouco mais de 6 milhões de pessoas fizeram a prova, que foi aplicada em três etapas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deverá divulgar na segunda quinzena de janeiro os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Pouco mais de 6 milhões de pessoas fizeram a prova neste ano, de acordo com a autarquia, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A estimativa do Inep é de que os resultados sejam informados no dia 19 de janeiro por meio da página da autarquia na internet. Neste ano, as notas do Enem 2015 foram liberadas para consulta no dia 8 de janeiro. Na ocasião, os participantes tiveram dificuldade para acessar o sistema em razão do alto número de acessos.
UFPB lidera ranking de desempenho da Paraíba no XX Exame da OAB
Campi de João Pessoa e Santa Rita tiveram 70% e 65,79% de aprovação.
Universidades públicas tiveram os cinco melhores desempenhos no exame.
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB) divulgou, nesta quarta-feira (28), o desempenho das instituições de ensino jurídico da Paraíba no XX Exame de Ordem Unificado, realizado nos dias 24 de julho e 18 de setembro de 2016. Os resultados foram divulgados pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem após a conclusão de todas as etapas, especialmente a análise de recursos e publicação do resultado definitivo.
Os melhores desempenhos foram de universidades públicas da Paraíba. O campus de João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi o maior destaque, com 70% de aprovação. Outro campus da UFPB, em Santa Rita, também teve bom desempenho, com 65,79% dos alunos aprovados.
No terceiro lugar do ranking, aparece o campus de Campina Grande da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 39,36% de aprovação. O campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aparece em seguida, na quarta colocação, com 27,87% dos candidatos aprovados. O último campus de universidade pública no ranking e quarto colocado entre todas as instituições é o campus Guarabira da UEPB, com 25% de aprovação.
De acordo com a Comissão, a ordem do desempenho da instituições fora estabelecida em conformidade com o percentual de aprovação e não com base no número simples de aprovados. A contagem leva em consideração apenas os examinandos que efetivamente fizeram a prova, desconsiderando aqueles candidatos que se inscreveram mas não compareceram no dia. As faculdades com menos de vinte candidatos não foram mencionadas.
A Comissão destaca ainda que os dados relativos ao desempenho são extraídos do sistema da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é preenchido eletronicamente pelos próprios alunos, podendo incidir em ínfima margem de erro, em caso de equívoco no preenchimento.
Para o Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB Paraíba, Gabriel Honorato, “a partir da análise do desempenho das instituições de ensino no Exame de Ordem, torna-se possível mensurar a qualidade do ensino jurídico, permitindo-se que diretores, professores e alunos possam tomar as medidas cabíveis para aprimoramento”.
Confira o ranking do desempenho das instituições da Paraíba no XX Exame da OAB:
01) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB / CCJ-JOÃO PESSOA (JOÃO PESSOA): 80 candidatos presentes / 56 candidatos aprovados / 70% de aprovação;
02) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB / CCJ-SANTA RITA (SANTA RITA): 38 candidatos presentes / 25 candidatos aprovados / 65,79% de aprovação;
03) UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB (CAMPINA GRANDE): 94 candidatos presentes / 37 candidatos aprovados / 39,36% de aprovação;
04) UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG, CAMPUS SOUSA (SOUSA): 122 candidatos presentes / 34 candidatos aprovados / 27,87% de aprovação;
05) UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB (GUARABIRA): 40 candidatos presentes / 10 aprovados / 25% de aprovação;
06) FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIA E LETRAS DE CAJAZEIRAS – FAFIC (CAJAZEIRAS): 82 candidatos presentes / 17 candidatos aprovados / 20,73% de aprovação;
07) INSTITUTO SUPERIOR DA EDUCAÇÃO – IESP (JOÃO PESSOA): 132 candidatos presentes / 26 candidatos aprovados / 19,70% de aprovação;
Trabalhador espancado até a morte... (Isso é "ser" humano?)
Na tarde dessa quarta feira (28), na zona leste de São Paulo, Luiz Carlos Ruas, 54, vendedor ambulante foi espancado até a morte. Os acusados de praticar o crime foram Alípio Rogério Belo dos Santos, 26, e Ricardo Martins do Nascimento, 21 anos.
De acordo com o delegado, um dos indivíduos estava urinando próximo à estação D. Pedro II, quando foi repreendido por um travesti. O fato deu origem a uma discussão, e os citados começaram com as agressões. O vendedor ambulante tentou intervir em defesa do travesti, mas acabou sendo violentamente agredido e morto.
Difícil é a gente entender como o ser humano pode ser tão desalmado, tão cruel. Tirar a vida de uma pessoa, sem motivo algum e ainda por cima, de maneira cruel e sem que a vítima tivesse ao menos uma chance de defesa, é um ato inaceitável, um crime "hediondo" e, como tal merece ser punido com os rigores da lei.
Uma vida foi ceifada, uma família foi destruída. A esposa com a qual Ruas conviveu durante 22 anos, perdeu seu companheiro, seu "braço forte". Felizmente os dois acusados já estão presos. Embora isso signifique para os familiares, que a justiça começou a ser "feita", nada irá trazer a vida (desse cidadão trabalhador) de volta.
Por outro lado não é raro acontecer o que, por vezes causa revolta, a "tese" dos advogados de defesa quando, diante da imprensa começam a inventar fatos contrários à vítima, na tentativa de justificar o crime.
A sociedade que assistiu a esse ato covarde e de total desrespeito à vida, praticado publicamente, espera justiça! Que o sangue inocente derramado não fique impune, para que seus familiares tenham pelo menos a certeza de que os culpados (pela morte prematura de seu ente querido) estejam no lugar que merecem: a prisão. E a população que vive insegura nas ruas e até em suas próprias casas, conviva com uma preocupação a menos.
"Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais”, diz Papa Francisco
Um homem que está lá para abrir muitos “segredos ” antigos na Igreja Católica é o Papa Francisco. Algumas das crenças que são realizadas na igreja, mas que são contra a natureza amorosa de deus, estão sendo revistas pelo papa, que foi recentemente nomeado o "homem do ano ‘ pela revista TIME.
Em suas últimas revelações, o Papa Francisco disse:
”Por meio da humildade , da introspecção e contemplação orante ganharam uma nova compreensão de certos dogmas. A igreja já não acredita em um inferno literal, onde as pessoas sofrem. Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de deus. Deus não é um juiz, mas um amigo e um amante da humanidade. Deus nos procura não para condenar, mas para abraçar. Como a história de Adão e Eva, nós vemos o inferno como um artifício literário. O inferno é só uma metáfora da alma exilada (ou isolada), que, como todas as almas em última análise, estão unidos no amor com DEUS.“
Em um discurso poderoso que está repercutindo em todo o mundo , o Papa Francisco declarou:
”Todas as religiões são verdadeiras, porque elas são verdadeiras nos corações de todos aqueles que acreditam neles. Que outro tipo existe realmente? No passado, A igreja considerava muitas coisas como pecado que hoje já não são julgadas dessa maneira. Como um pai amoroso, nunca condena seus filhos. Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais, por pró-vida e pró-escolha! Para os conservadores e liberais, até mesmo os comunistas são bem-vindos e se juntaram a nós. Todos nós amando e adorando o mesmo deus. “Nos últimos seis meses , os cardeais, bispos e teólogos católicos têm debatido na Cidade do Vaticano sobre o futuro da Igreja e da redefinição das doutrinas católicas e seus dogmas.”
O catolicismo é uma religião agora “moderno e razoável, que passou por mudanças evolutivas. Hora de deixar toda intolerância. Devemos reconhecer que a verdade religiosa evolui e muda. A verdade não é absoluta ou imutável. Mesmo ateus reconhecem o divino. Através de atos de amor e caridade ateu reconhece deus, bem como, redime a sua alma, tornando-se um participante ativo na redenção da humanidade. “
”DEUS está mudando e evoluindo como nós somos, porque deus habita em nós e em nossos corações. Quando espalhar o amor e bondade no mundo, nós reconheceremos nossa divindade. A bíblia é um livro sagrado bonito, mas como todas as grandes obras antigas, algumas passagens estão desatualizadas. Algumas passagens chamam mesmo para intolerância ou julgamento. É o tempo de ver estes versos como interpolações posteriores, contra a mensagem do amor e da verdade, caso contrário, irradiando através da escritura chegou. Com base em nossa nova compreensão, vamos começar a ordenar mulheres como cardeais, bispos e sacerdotes. No futuro, é minha esperança de que, um dia, um papa feminino não permita que qualquer porta que está aberta para um homem seja fechada para uma mulher."
Alguns cardeais da Igreja Católica são contra as recentes declarações do Papa Francisco.
Avião militar russo com 92 pessoas a bordo cai no Mar Negro
Image copyrightAFPImage captionOs aviões de transporte russos Tu-154 têm sido usados regularmente na Síria, escoltados por bombardeiros
Um avião militar russo com 92 pessoas a bordo caiu no Mar Negro, segundo o Ministério da Defesa da Rússia. Não há sobreviventes, segundo o governo russo.
A aeronave desapareceu do radar dois minutos após decolar da cidade de Sochi, às 5h25 locais (0h25 pelo horário de Brasília). Fragmentos de fuselagem já foram localizados e vários corpos já foram encontrados.
O avião de transporte militar Tu-154 voava para Latakia, na Síria. O voo tinha começado em Moscou e parado em Sochi para reabastecimento - levava um famoso coral militar russo para uma apresentação a tropas do país na Síria.
"Fragmentos do avião Tu-154 do Ministério da Defesa russo foram localizados a 1,5 km da costa do Mar Negro em Sochi, a uma profundidade de 50 a 70 metros", afirmou, em nota, a pasta da Defesa russa.
Image copyrightEPAImage captionEquipe de emergência em Sochi, na Rússia; avião levava 92 pessoas
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou a abertura de investigação por uma comissão oficial e enviou condolências às famílias das vítimas.
Quem é o conjunto Alexandrov?
Image copyrightGETTY IMAGESImage captionIntegrantes do conjunto Alexandrov em performance em Paris em 2015
Famoso mundialmente, o conjunto Alexandrov (Alexandrov Ensemble) é o coral oficial das Forças Armadas da Rússia
Foi fundado em 1928, na era soviética
O grupo também inclui uma orquestra e dançarinos
Seu nome vem de seu primeiro diretor, Alexander Vasilyevich Alexandrov, que escreveu a música do hino nacional da União Soviética
Possui os direitos de usar o termo Coral do Exército Vermelho, embora o conjunto musical do Ministério do Interior russo também use o nome
Havia ainda nove jornalistas, oito soldados, dois funcionários civis e oito tripulantes.
Também estava a bordo Elizaveta Glinka, conhecida como doutora Liza, diretora da ONG Fair Aid e primeira vencedora do prêmio estatal da Rússia para realizações em direitos humanos.
Uma gravação veiculada pela imprensa russa e que seria do último contato entre o avião e controladores de voo não indica sinais de problemas na aeronave. As vozes permanecem calmas até o avião desaparecer e os controladores tentarem, sem sucesso, retomar contato.
Relatos vindos da área apontam que as condições de voo eram favoráveis no momento do acidente. Uma investigação foi aberta para verificar se houve violações de normas de segurança aérea.
O porta-voz Konashenkov afirmou que o avião estava levando passageiros para uma apresentação de Ano Novo para tropas russas que atuam na Síria.
A apresentação ocorreria na base áerea russa de Hmeimim, nas imediações de Latakia.
A Rússia vem realizando ataques aéreos em apoio a forças do governo da Síria que enfrentam rebeldes que se opõem ao presidente Bashar al-Assad.
Image copyrightAFP
O Tupolev-154
Foi a espinha dorsal de companhias aéreas russas e soviéticas por décadas
Três motores, corpo estreito e alcance médio
Projetada nos anos 1960, entrou em operação em 1972 e passou por modernização em 1986, com novos motores e equipamentos
Registrou 39 acidentes fatais, embora poucos tenham sido por problemas técnicos. Muitos resultaram de condições meteorológicas ruins ou falhas de controle aéreo. Alguns foram perdidos em conflitos no Líbano, Geórgia e Afeganistão
Saiu de linha na virada do século. A companhia aérea russa Aeroflot aposentou sua frota em 2010. Cerca de 50 unidades permanecem em atividade no mundo
Em abril de 2010, um avião Tu-154 caiu em Smolensk, no oeste da Rússia, matando todas as 96 pessoas a bordo, incluindo o presidente da Polônia Lech Kaczynski.
Um Tu-154, operado pela Siberian Airlines, foi derrubado sobre o Mar Negro em outubro de 2001, matando 78 pessoas. O avião seguia de Tel Aviv, em Israel, a Novosibirsk, na Rússia, e a maioria dos passageiros era israelense.
As Forças Armadas da Ucrânia inicialmente negaram envolvimento, mas oficiais depois reconheceram que a aeronave pode ter sido abatida durante um treinamento militar.
A imagem que mais fala, embora sem palavra alguma...
Imagem que nos diz, nos revela e nos faz sentir muito!
Uma imagem onde...
Dor e sorrisos
Paz e inquietude
Beleza e simplicidade
Pobreza e grandeza
Humildade e poder
Carência e abundância
Mistério e evidência
O terreno e o Celestial
Fragilidade e fortaleza... não só se encontram, mas principalmente estavam presentes na realeza do Rei, enviado por Deus para Redenção da Humanidade!
Demos Glória, amados, ao Deus que se fez Homem e veio habitar no meio de Nós! E mais: Ele não é um habitante a mais em nosso meio, mas veio para nos libertar de todo mal!
Viva!!! Viva Jesus Menino!! Jesus Nosso Salvador!!
Somos felizes porque cremos sem ter visto, nem ouvido. Foi Ele mesmo quem afirmou!
Ó Jesus, Lindo Menino e Príncipe da Paz, gostaríamos de pedir-te um grande presente: a Paz! Dá-nos, te pedimos, um coração de paz, bom e amigo! Faz-nos instrumentos da paz, da paz pregada por São Francisco de Assis.
Que bom seria se pudéssemos, em troca, te oferecer também um mundo de paz e uma festa de irmãos! O ruído das armas, no entanto, ainda assusta a pombinha da paz e a violência campeia enlouquecida em nosso mundo.
Mas, Jesus, Lindo Menino e Príncipe da Paz, não tenhas medo nem deixes de nascer! Um dia, sob tua inspiração, “o lobo habitará com o cordeiro e o leão comerá capim com o boi” (Is 11,6-7). A justiça, então, inundará a terra assim como as águas enchem o mar (v. 9). E todos cantaremos e dançaremos juntos o nascimento de um lindo menino, que és tu.
Por ora, reforça nossos anseios de paz e reacende, forte, a chama da esperança, ao mesmo tempo em que colocamos, junto a teu presépio, com alegria e sem medo, nosso pobre coração humano, machucado, quem sabe, mas, ao mesmo tempo, inebriado com os sonhos de um Feliz Natal e de um abençoado Ano Novo!
O drama de refugiados pelo olhar e traços de seis artistas de rua brasileiros
Seis conhecidos artistas de rua brasileiros participaram de um evento em Londres onde foram convidados a criar ilustrações comentando a crise dos refugiados na Europa.
Paulo Ito, Thiago Goms, Ícone K e outros três artistas vieram à capital britânica por uma iniciativa de uma plataforma - a Cause2Create - que está juntando profissionais de mídia e artes em atividades de apoio a causas humanitárias.
As ilustrações deverão, em breve, ser comercializadas. Parte da renda será distribuída a ONGs de ajuda a refugiados - o restante do dinheiro ficaria com os próprios criadores, que não cobraram para produzir as peças.
Image copyrightBOZÓ BACAMARTE/C2CImage captionInspirado nos traços do cordel, Bozó faz uma analogia à bandeira da União Europeia
Bandeira
Daniel Ferreira da Silva, o "Bozó", nasceu em Olinda (PE) e transformou a xilogravura popular em sua principal identidade visual. Influenciado por artistas de rua como Os Gêmeos, Bansky e Samico, ele gosta de explorar histórias, crenças e supertições nordestinas.
Para o lançamento da plataforma criativa, Bozó fez uma analogia à bandeira da União Europeia. Parte das estrelas que compõe o círculo foram substituídas por facas e uma muçulmana usando hijab aparece chorando no centro. Os traços, contudo, remetem aos da literatura de cordel.
'Sejam bem-vindos'
Image copyrightPAULO ITO/C2CImage captionIto explora contraste entre a retórica receptiva de muitos governos e a realidade para os refugiados que tentam se estabelecer em diferentes países da Europa
Paulo Ito é o artista por trás da famosa imagem estampada no portão de uma escola no bairro Pompéia, em São Paulo, na qual um garoto negro chora ao constatar que em seu prato há apenas uma bola de futebol.
Ex-aluno de artes da Unicamp, a ilustração de Ito para o projeto em Londres tras uma família se deparando com um muro com os dizeres "welcome" ("bem-vindos" em iglês), uma alusão à contradição enfrentada por imigrantes e refugiados que chegam à Europa e são recebidos, ao mesmo tempo, por ondas de xenofobia e promessas de que serão bem recebidos.
Inocência perdida
Image copyrightTHIAGO GOMS/C2CImage captionBicho meio gente de Goms remete uma certa inocência dos que se armam para ir à guerra santa
Uma das principais marcas do artista paulistano Thiago Goms são os animais com personalidades humanas.
O gato criado por Goms parece assustado, mas exibe uma atitute peculiar. Se parece com um soldado da chamada guerra santa, com o olhar assustado e inocente de um jovem combatente.
Lado bom
Image copyrightSANTVS/C2CImage captionSantvs resgata a tradição síria de exportar pêssegos como metáfora para os barcos repletos de imigrantes
Apaixonado por ilustrações, Celo Santvs busca inspiração na arte espiritual de países como Índia, Nepal, Marrocos e Peru.
Na sua ilustração, ele focou em um lado pouco lembrado hoje da cultura dos refugiados sírios. Ao invés de imigrantes, o barco de Santvs transporta damascos. A fruta foi difundida pelos descendentes de sírio-libaneses que imigraram para o Brasil.
Ponto cego
Image copyrightJOÃO PIROLLA/C2CImage captionPirolla salienta o "ponto cego" da guerra tecnológica que usa drones e destroi sem olhar nos olhos de quem está sendo dizimado
Autodidata, João Pirolla, de São Paulo, é conhecido pelo seu trabalho mais sombrio. Fez capas de HQ, ilustrou livro de contos do Sherlock Holmes, além de storyboard pro mercado publicitário e pra cinema.
Em sua ilustração, Pirolla chama atenção sobre as vítimas inocentes de conflitos armados.
Dor e esperança
Image copyrightÍCONE K/C2CImage captionAs palavras "pain" e "hope", dor e esperança em inglês, se destacam no trabalho de Ícone K sobre os refugiados
Ícone K se define como ardoroso fã do grafite. "Comer, beber e fazer grafite" é seu lema de vida, dedicada aos muros de São Paulo desde 1997, em especial na Zona Leste da cidade.
Nesse grafite, ele justapõe as palavras "pain" e "hope" (dor e esperança) com cores e manchas de tinta - dando uma cara urbana, quase de musical hip hop, ao drama diário da famílias que deixaram o que tinham em busca de um futuro incerto. BBC