quinta-feira, 31 de maio de 2012

O "SILÊNCIO" GRITA PELA ÉTICA!!!!!!!!! (PENSAMENTO)





Agência Estado







                                                              Aparecida Ramos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Maneiras de amar



O rio passa ao lado de uma árvore, cumprimenta-a, alimenta-a, 
dá-lhe água… e vai em frente, dançando. 
Ele não se prende à árvore.
A árvore deixa cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão, 
e o rio segue em frente.
O vento chega, dança ao redor da árvore e segue em frente.
 E a árvore empresta o seu perfume ao vento…
Se a humanidade crescesse, amadurecesse, essa seria a maneira 
de amar.
*******
Osho

Aos Novos (e Antigos) Associados... Aos leitores e simpatizantes desse Blog





Olá, queridos amigos e amigas, apesar da distância, apesar de não nos conhecermos pessoalmente, apesar de que nunca iremos nos encontrar...
Estou agradecendo por sua associação, o carinho de suas visitas e  por sua amizade e simpatia. Muito obrigada pelos comentários que deixam minha página mais decorada e perfumada. 
Suas visitas deixam mais luz em meu "Cantinho" virtual, porque você, simplesmente integra a constelação dos meus amigos e amigas. 
A mim não importa sua nacionalidade. Não importa se eu não entendo seu idioma, nem o que você faz. Mas importa muito uma coisa que grande parte do mundo desconhece: O calor humano, a amizade, os sentimentos, os ideais semelhantes ou não, enfim, importa muito  a linguagem que é universal: O Amor!!!
Fico hiper feliz quando vejo que pessoas, irmãos de outras nacionalidades ou mesmo do Brasil se associaram. Fico muito feliz também quando vejo que internautas de vários países, da capital federal-Brasília e de todos os Estados brasileiros estão acessando minha página. Ainda que nem sempre deixe comentários, mas sua visita  confirma que você gosta, aprecia as publicações que aqui encontra.
Por isso... e muito mais, desejo-lhes muitas felicidades, saúde, paz e coragem para lutar e vencer os desafios que, muitas vezes a vida nos impõe.
Acreditar no amor e viver esse amor é condição essencial para viver em paz e assim poder levar paz e amor fraterno aos irmãos, ainda que imergidos em "turbulências" cotidianas.
Muita paz, harmonia e compreensão em família.
Abraços bem fortes... Beijos com meu carinho em seu coração e em sua alma.
Excelente dia para você!!!
Aparecida Ramos



comentário:


  1. Amor é fogo que arde sem se ver;
    É ferida que dói e não se sente;
    É um contentamento descontente;
    É dor que desatina sem doer.

    É um não querer mais que bem querer;
    É um andar solitário entre a gente;
    É nunca contentar-se de contente;
    É um cuidar que se ganha em se perder.

    É querer estar preso por vontade
    É servir a quem vence o vencedor,
    É ter com quem nos mata lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    Nos corações humanos amizade;
    Se tão contrário a si é o mesmo amor?
    Luís de Camões


    Cumprimentos

    Muito obrigada, Fernando, por sua visita e comentário que deixas nessa Poesia linda!
    Abraços poéticos direto do Brasil para as terras portuguesas.
    Aparecida Ramos

terça-feira, 29 de maio de 2012

INFELIZMENTE!!! O SER HUMANO NÃO APRENDEU!!!...




Apesar de existir há "Milhões e Milhões" de anos, a humanidade não desenvolveu a capacidade de perdoar... de partilhar... e PRINCIPALMENTE de AMAR AO PRÓXIMO! Nessa última, resumem-se todos os outros gestos de bondade, solidariedade, etc, etc, etc...
Se existisse Amor de verdade, no mundo não haveria GUERRAS, FOME... CORRUPÇÃO... e tantas outras formas de violência, muitas, inclusive "institucionalizadas"...


O homem (bobo) pensa que é eterno ou no mínimo não lembra que pode morrer a qualquer momento, e que nada leva dessa vida, a não ser os frutos do amor e da caridade, se conseguiu viver, praticar...

Se não fosse a ganância, o egoísmo, a prepotência, arrogância, omissão e falta de amor não haveria "LOTAÇÃO ESGOTADA", mas sim, HAVERIA LUGAR PARA TODOS, E VAGAS SOBRANDO...

Que Deus inunde de luz e muitas bênçãos a sua vida e dos seus familiares.

Aparecida Ramos
29/05/2012, às 07:45h







segunda-feira, 28 de maio de 2012

Lotação esgotada: 925 milhões de pessoas no mundo passam fome Na Índia, no desespero por comida, tem gente enfrentando até mesmo uma fera das selvas: o tigre de bengala.




A repórter Sônia Bridi vai à Índia, o país que em menos de 15 anos será o mais populoso do planeta, e mostra que, no desespero por comida, tem gente enfrentando até mesmo uma fera das selvas: o tigre de bengala.

A família humana está raspando o fundo da panela. A família humana já colocou água no feijão. A família humana raspou o fundo do tacho. 

Uma luta interminável com as forças da natureza. A lama, para conter a água. 

Estação das cheias está chegando. E os moradores do maior mangue do mundo tiram argila do leito do rio, na maré baixa, e constroem diques. Reforçam os que já existem. 

Mulheres, apesar de serem uma sexo frágil, também ajudam. Trabalho pesado, que iguala todos. Barreiras de argila compactada, para enfrentar a fúria da água e do vento. 

São quilômetros e quilômetros de diques. 

Estivemos na Índia, fronteira com Bangladesh. Dois dos países mais populosos do mundo. 
Nos Sunderbans, um emaranhado de ilhas onde os rios Ganges e Brahmaputra. Encontram o mar. 

Território do temido Tigre de Bengala. Um lugar que não parece feito para a vida humana. Mas quatro milhões de indianos arrancam desta lama o seu sustento. 

No mundo 925 milhões de pessoas passam fome. Como podemos garantir alimento para todo mundo? 

Planeta Terra, Lotação Esgotada. Nos Sunderbans, conter o rio é questão de vida e morte. 

Acontece que agora, quando a maré está alta, o nível da água já está acima do nível da vila e dos campos com as plantações. Quando chegam as monções, as chuvas fortes vêm também as tempestades. E se durante essas tempestades o dique for rompido, a água salgada do rio pode invadir os campos e matar todas as plantações. 

E isso significa um ano de fome pela frente. Porque nessa parte do mundo, quem não tem o que colher também não tem o que comer. 

Em 2011 um tufão fez a água transbordar para dentro de uma vila, como uma onda gigante. 

A mulher conta que nunca viu nada igual. Uma sobrinha correu com o filho no colo procurando abrigo, mas foi derrubada pela água, que levou o bebê. 

Quando a enchente baixou, deixou a terra com tanto sal, que poucos pés brotaram na lavoura de feijão, a principal fonte de proteína na região. 

O camponês se pergunta como vai alimentar os filhos, se a ilha toda foi afetada e os vizinhos e amigos também estão contando os grãos? 

“Aqui a gente não tem dinheiro, não pode comprar comida no mercado”, diz a mulher. 
“Minha sorte é que tenho só dois filhos”, completa. 

dois filhos é o lema do programa de planejamento familiar do governo para conter o crescimento populacional no país que 1,2 bilhões de habitantes numa área que é dois quintos da brasileira. 

Lotação esgotada: 925 milhões de pessoas no mundo passam fome 

É a maior concentração de pobres do mundo. A maioria dos indianos depende do que planta para comer. Três de cada quatro comem menos do que precisariam para ter uma vida saudável. 

E até 2025 a Índia terá ultrapassado a china e será o país mais populoso da Terra. 

Onde fica Las Vegas, do outro lado do mundo, o maior problema de saúde pública é comida demais. Um americano consome em média o dobro de calorias a que um indiano tem acesso. 
Mais da metade da população está acima do peso. E engordando cada vez mais. 
A relação deles com a comida é bem ilustrada em um buffet, em Las Vegas. 

Por apenas US$ 30, o equivalente a menos de R$ 60, a pessoa pode num espaço de 24h comer em qualquer restaurante da rede. Comer o que quiser e quanto quiser. O resultado é que elas acabam comendo muito mais do que precisam. Em média um quilo e meio por refeição. Quase cinco quilos ao final das 24 horas - em café da manhã, almoço e jantar, e lanchinho nos intervalos. 

Os números no buffet são assustadores. Cem metros de balcão de comida. Consumo diário de 250 quilos de purê de batata, 1500 ovos. Mais 300 quilos de carne só no balcão de grelhados. E 600 quilos de pata de caranguejo. 

O chef diz que é um desafio preparar toneladas de comida por dia. Quero saber se as pessoas deixam comida no prato, e ele confirma. Trezentos a quatrocentos quilos vão para o lixo todos os dias. 

A fome que aflige um em cada sete humanos, não é por falta de alimentos. 

“A fome é resultado da pobreza, da desigualdade e da miséria. Não é um problema de produção”, afirma Renato Maluf, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 

A produção mundial de alimentos ainda dá conta. E mudou, no Brasil mega empresas agrícolas mudaram a paisagem do campo. Plantamos e colhemos com uma eficiência que não era nem sonhada há duas gerações. 

Nelson Vigolo, 200 mil hectares de terra plantadas em mato grosso, imagina o avô, pequeno agricultor do Sul, diante dessa grandiosidade 

“Se ele chegasse aqui e enxergasse tudo isso, visse tudo isso daqui, ele ia falar: ‘Oh, bando de louco’”, diz. 

A loucura começou com o avanço sobre o Cerrado e a Amazônia. 

A terra ocupada para agricultura e pecuária no Brasil mais do que dobrou em 30 anos. 
A mecanização, os defensivos agrícolas e fertilizantes, melhores sementes. Multiplicaram a produtividade. Foi a revolução verde. 

De onde há 20 anos eram colhidas duas toneladas e meia de grãos, hoje saem dez toneladas. 

As colheitadeiras levam a soja, e outras máquinas vem atrás, plantando milho. 
Em vez de uma safra, duas por ano, porque o ciclo entre plantio e colheita ficou menor. 
Em constante crescimento de produtividade em cima da mesma área, sem novas aberturas de áreas. E isso que contribuiu muito pra alimentar o mundo. 

Do Mato Grosso, para a China, principal consumidora da soja brasileira. Nos anos 60, 30 milhões de chineses morreram de fome. 

Mas a China enriqueceu, e fez do mundo seu quintal para todo tipo de produto, do aço, aos alimentos.

E se o consumo chinês fez o preço do aço ser multiplicado por 5 nos últimos dez anos, o temor agora é o que vai acontecer com o preço da comida, quando um 1,3 bilhões de chineses se sentam à mesa para comer bem. 

Ponte que acaba no nada 2010 série velha. O analista Arthur Kroeber diz que os chineses vão comer cada vez melhor, com a dieta mais rica em proteína. E como eles não têm espaço para produzir, vão importar, cada vez mais, carne a grãos. 

O consumo sobe em vários países em desenvolvimento, e a população continua crescendo. 

Até 2050 seremos 9 bilhões. O que significa alimentar 3 a mais, contando o um bilhão que já passa fome. E nós já usamos 40% da superfície terrestre para plantar. 

A solução mais fácil seria aumentar as áreas plantadas, mas no mundo inteiro só sobraram terras que ainda estão cobertas por florestas. E a gente sabe que a destruição das florestas aumenta o aquecimento global e isso pode prejudicar a produtividade das lavouras que já existem. Resta então aumentar essa produtividade. Mas ainda é possível logo depois da imensa Revolução Verde? 

“Nós vamos precisar de muita ciência e tecnologia para aumentar, para dar segurança alimentar, mas muita ciência e tecnologia mesmo. Nova. Talvez até haja um papel relevante para a engenharia genética. Olha aqui um ambientalista falando isso. Mas além da ciência e da tecnologia, nós vamos ter que mudar os padrões de consumo”, afirma o economista Sergio Besserman. 

Principalmente da carne, que é a que mais suga recursos naturais. No mundo inteiro, quem pode pagar, come mais carne do que precisa. 

Mas a produção pode ficar mais eficiente também. O Brasil tem mais gado do que gente. 

E, para alimentar o imenso rebanho, ocupa o dobro do espaço da agricultura. Mas isso pode mudar, basta fazer a produção mais eficiente. 

O governo brasileiro já fez as contas: dá para reduzir para menos da metade a área ocupada por um boi no campo. 

“Hoje em dia não é mais problema técnico, é questão de querer fazer”, alerta Arnaldo Carneiro. 

Com o que já se sabe: melhoramento genético, boas pastagens e manejo. 

“Com o conhecimento que nos temos hoje, acumulado e pronto para ser disseminado, nos teríamos um ganho de produtividade na atividade agropecuária com economia de terra. Poderíamos hoje, com a mesma área da pecuária, dobrar ou triplicar a produção”, completa Arnaldo. 

E diminuir a pressão sobre as florestas que são derrubadas para o gado entrar. E ainda aumentar o espaço para lavoura. 

Mas também é preciso incentivar a produção local, como vimos em Ruanda. 

“A possibilidade de você alimentar a população do mundo com base numa agricultura de pequena escala, diversificada e que valorize a biodiversidade ela é facilmente demonstrável. Posso lhe dizer: mais de 70% da alimentação do brasileiro vem da agricultura familiar”, afirma Renato Maluf. 

De volta aos Sunderbans, lugar onde com frequência a lavoura não produz. 

As redes voltam quase vazias. Mesmo que as mulheres raspem com suas redes o leito lamacento do rio. 

Nessa hora, eles tomam uma decisão extrema. Buscar comida na floresta dominada pelo Tigre de Bengala. Um predador que, ataca e come humanos, mata pelo menos 20 pessoas por ano. 

A maioria, na colheita do mel. A fumaça que protege das abelhas, impede ver o tigre se aproximando. 

Bons nadadores, muito tigres cruzam de uma ilha para outra, e vão atacar as vilas. 
Quando encontram os moradores unidos, predador vira presa. Não há espaço nem comida suficientes para homens e tigres nos Sunderbans. 

Susanta Mondal, pai de dois meninos entrou na floresta para tentar pegar caranguejos. 
A mulher tentou impedi-lo. 

Mondal ainda estava no barco quando o tigre atacou. Virou a embarcação. 
Durante 25 minutos ele lutou contra o maior felino do mundo. Não sabe como conseguiu escapar. Ficou semanas entre a vida e a morte. Perdeu um olho. Ganhou marcas das garras que nunca sairão do seu corpo. 

O desafio, no mundo todo, é encontrar o desenvolvimento sem destruir o que resta da natureza. Que na maioria das vezes não ataca nem se defende. Mas quando ela é derrotada, somos sempre nós que perdemos. 


Do Site/ Fantástico.










5 frases que você NÃO deve dizer ao seu filho





Você certamente sabe que o primeiro contato de uma criança com o mundo acontece dentro da família e que os adultos, portanto, tem um papel fundamental na formação da personalidade e identidade social de uma criança. Por isso, tanto os seus atos quanto aquilo que você diz para o seu filho tem grande importância – e podem ter um impacto positivo ou negativo sobre ele.
Segundo a da professora de psicologia da faculdade Pequeno Príncipe (PR) , ligada ao hospital de mesmo nome, Mariel Bautzel, toda a estrutura psíquica e social de uma pessoa é formada na primeira infância. “Não é raro vermos adultos que não sabem lidar com os próprios sentimentos ou que desconfiam muito do outro”, explica a especialista. Para ela, a causa pode estar lá atrás, na infância.
Pensando nisso, com a ajuda de Mariel e também da psicoterapeuta do hospital Infantil Sabará (SP), Germana Savoy, listamos cinco frases que você NÃO deve dizer ao seu filho.

“Pára de chorar” 
A clássica frase inibe a expressão do sentimento da criança, sendo que o ideal é que você a ensine a lidar com as próprias emoções. “Sempre aconselho que os pais mostrem uma alternativa para o filho. Uma boa saída é pedir que eles mantenham a calma no momento do choro”, diz Germana.


“Volte já para a sua cama, isso é só um sonho” 
Até os 5 ou 6 anos, os pequenos não sabem diferenciar com precisão o mundo real do mundo dos sonhos, por isso eles não entendem bem quando você disser que aquilo que elas vivenciaram não é real. O melhor é acalentá-lo, dizer que o medo logo vai passar e colocá-lo para dormir na cama dele novamente.


“Essa injeção não vai doer” 
Mentir para o seu filho faz com que a relação de confiança entre vocês seja quebrada. Fale sempre a verdade. Além da dor da injeção, ele também vai ficar magoado por ter sido enganado.


“Você não aprende nada direito” 
Crianças que tem uma referência negativa de si mesmas obviamente ficam com a autoestima prejudicada, explica Germana. E, como elas ainda possuem um mecanismo de defesa pouco desenvolvido, tudo o que um adulto disser terá um impacto enorme. Dizer que elas são burras, ou que nunca vão aprender matemática, por exemplo, pode fazer com que realmente acreditem que tem essas fraquezas.


“Se você não me obedecer, eu vou embora” 
A criança tem de aprender a respeitar os pais pela autoridade – e não por medo de perdê-los ou, pior ainda, de serem maltratados. Ameaças e chantagens estão fora de cogitação.

Claro que, às vezes, os pais acabam falando coisas que não gostariam… Se isso acontecer, não se culpe. O jeito é recuperar a calma e conversar com a criança, explicando que agiu de forma errada.
Fonte: Crescer
Da Net

domingo, 27 de maio de 2012

Domingo, 27 de Maio de 2012 - Pentecostes





Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 
Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. 
Jo 20, 19-23

Da: Canção Nova

sexta-feira, 25 de maio de 2012

MAIS UM CASO DE INTOLERÂNCIA!!! ONDE VIDAS VALEM UM TROCO...



"Meu Deus, como pode-se tirar a vida de alguém por "motivo" tão torpe, tão insignificante!!! 
Onde está a "tolerância", o pedido e a aceitação de desculpas, enfim o amor ao próximo?!!! 
Cada vez mais, pessoas banalizam a vida; e a violência passa a ser algo "corriqueiro", "quase"nos dando a impressão de que sobressai entre os valores caros da sociedade...
A notícia abaixo, chamou-me a atenção pela intolerância daquele que tirou (sem razão nenhuma) de um casal tudo o que eles tinham de mais precioso: a vida."

Aparecida Ramos


  
Agentes da Divisão de Homicídios (DH) prenderam ontem João Pedro Silva dos Anjos Santana, de 18 anos, acusado de assassinar a tiros o casal de comerciantes Anselmo Teixeira, 62, e Maria Alves de Souza, 60, segunda-feira, na comunidade do Mato Alto, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. João Pedro confessou o crime, mas alegou ter agido em legítima defesa. Segundo o rapaz, ele discutiu com o idoso por ter recebido 50 centavos a menos de troco e teria sido ameaçado.


Também foi preso ontem Leonardo Santos Conceição, de 20 anos, acusado de guardar a arma do crime em sua casa a pedido de João Pedro. A pistola 9 milímetros (com a numeração raspada), carregadores e munição estavam enrolados em um pano que foi escondido em um vaso de planta.
<CW-26>Na DH, João disse que Anselmo ameaçou matá-lo quando ele reclamou que faltavam 50 centavos no troco que havia recebido depois de comprar um refrigerante no estabelecimento do idoso. O preso afirmou ainda que a arma usada no crime seria do próprio comerciante.
"Comprei um guaraná e vi que meu troco estava errado. Fui reclamar com ele (Anselmo), que veio com arrogância, falou que ia me bater e me matar. Na hora que ele levantou a camisa, eu vi a arma. Fui para cima dele, peguei a arma e atirei. A senhora (Maria) foi para a cozinha pegar uma faca e atirei nela também", alegou João.

Investigação vai continuar
Anselmo e Maria mortos com 11 tiros - ela levou sete e ele, quatro. Todas as balas atingiram o peito e a cabeça das vítimas. "O número de tiros que as vítimas receberam demonstra uma violência muito grande por parte do assassino", afirmou o delegado-assistente da DH, Giniton Lages, acrescentando que o caso ainda não está encerrado. "Os acusados estão presos, mas as investigações continuam".

Versão está descartada
Para Giniton Lages, a versão contada por João Pedro é mentirosa. O delegado afirma que as investigações descartam a possibilidade de o criminoso ter agido em legítima defesa.

"Quando a senhora correu para a cozinha, ele podia ter fugido, mas foi atrás dela. E as gavetas, prateleiras e armários da casa das vítimas estavam revirados, o que pode indicar que após o crime ele ainda tentou pegar algo", disse Lages.
  
  Do Site:PB - Notícias




1 comentários:

  1. Oi querida, tudo bem! As coisas andam na contra-mão do bom senso, nesta segunda vi um rapaz (cracudo) ser violentamente surrado por ter tentado roubar um nextel de uma jovem. Cheguei quase no final, mas intercedi a favor dele e disseram que eu estava defendendo ladrão, tive que dizer que era policial e que estava defendendo a vida e que eles eram piores que o garoto devido tamanha violência imposta. Até que chegou uma advogada e ficou junto ao jovem enquanto a polícia não chegava, só chegou cerca de quatro horas depois e a ambulância seis. logo depois no hospital ele veio a falecer, uma pena, uma vida que se vai ainda jovem.

    PS.: Postei esse comentário porque achei interessante partilhar com os leitores. Penso que, geralmente as pessoas não costumam muito ler comentários, porque eles nem aparecem...

    Aparecida...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

OUSADOS OU ABUSADOS (PENSAMENTO)


Passarinhos adentram ao jardim. Descansam o cansaço de voos distantes, banham-se no perfume das flores sem pedir licença. Nem sabem se são bem vindos. Depois... batem asas e se vão sem dizer obrigado nem adeus. Às vezes, retornam. Outras... se vão para sempre!...

Isis Dumont/Aparecida Ramos
Publicado no Recanto das Letras.

terça-feira, 22 de maio de 2012

A Necessidade de Recomeçar - Mensagem


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Se Me Permites (Prosa Poética)



 


1-Se me permites, serei  teu descanso, teu porto seguro; sombra repousante terás em meu colo, que acolherá teu corpo cansado depois de um dia de trabalho.

 2- Se me permites serei tua confidente,  guardarei a sete         chaves os teus “inconfessáveis” segredos; e quero também que sejas partícipe de minha vida.


 3- Se me permites, com a suavidade da brisa matinal, inundarei teu ser e saciarei tua sede na fonte perene do amor que para ti guardei.


4- Se me permites cuidarei da acústica de nossa alcova para         que nenhum ruído interfira no teu sono.


5- Se me permites, ainda  sem ser poeta, arriscarei compor alguns versos e recitarei para ti  minha declaração de amor.


6- Se me permites farei a mais bela composição de uma canção e cantarei, baixinho, na hora de dormir.


7-Se me permites, te darei a chave que abre meu coração e somente a ti confiarei os segredos de minha alma, assim terás acesso livre às páginas do livro de minha vida.


8-Se me permites, planejarei a viagem dos nossos sonhos, sem compromisso, para um lugar maravilhoso e bem distante, sem data prevista para retornar.


9- E se for teu desejo... trocaremos juras de amor eterno e selaremos esse momento com o melhor dos nossos abraços e os mais intensos beijos.


10- Se me permites, escolherei um lugar mágico na montanha, onde,  longe de tudo, viveremos a realização mais sublime dessa nossa entrega,  mataremos os nossos desejos nunca antes saciados e cuidaremos  desse amor apaixonado que solidificará as nossas vidas.

Isis Dumont
Publicado no RL.